Quem Foi o Rei Balaque?

Balaque foi num rei moabita que tentou prejudicar o povo de Israel. Ele ficou conhecido na história bíblica por ter contratado Balaão para amaldiçoar os israelitas. Balaque viveu no período em que Israel peregrinava pela península do Sinai após sair do Egito em direção a Terra Prometida.

Diante das conquistas de Israel no decorrer de seu caminho, Balaque ficou assustado. O povo hebreu havia acabado de conquistar os reinos de Seom e Ogue, dos amorreus (Números 21:21-35). Essas vitórias de fato foram muito significativas naquele contexto histórico e permaneceram na memória do povo (cf. Salmo 135:11).

Balaque contrata Balaão

Temendo o avanço israelita, Balaque, filho de Zipor, recorreu a um profeta pagão de Petor no Eufrates, chamado Balaão. Naquele momento os israelitas estavam postados ao norte de Moabe, e contavam com um exército numeroso. De acordo com as informações do texto bíblico, Balaão ostentava certa reputação de vidente e suas palavras eram consideradas valiosas (cf. Números 22:6).

Balaque firmou uma aliança com os midianitas para resistir aos israelitas, e enviou mensageiros para recrutar Balaão. Por causa da proposta de Balaque, Balaão foi consultar o Senhor, e escutou que não deveria amaldiçoar o povo de Israel. O profeta declinou do convite, mas Balaque insistiu e melhorou sua proposta. O Senhor autorizou que Balaão fosse com os homens de Balaque, mas que falasse somente o que Ele lhe ordenasse.

Mesmo diante das ordens do Senhor, o profeta corrupto partiu ao encontro de Balaque com motivações perversas. Foi nessa ocasião que Deus permitiu que sua mula falasse (Números 22:21-31).

Quando o profeta chegou até ele, Balaque o levou para que ele amaldiçoasse Israel. Eles fizeram três tentativas, e em todas elas Balaque foi obrigado a ouvir a bênção do Senhor sobre seu povo. Este episódio deixou Balaque extremamente irritado (Números 23:18-24:25). Quando viu que não conseguiria alcançar seus objetivos com Balaão, Balaque retornou por seu caminho a Moabe (Números 24:25).

Receber Estudos da Bíblia

A influência de Balaque

Apesar de não ter conseguido êxito direto em seu plano de trazer maldição sobre Israel com Balaão, indiretamente ele conseguiu prejudicar o povo de Israel. Após o episódio envolvendo o profeta pagão, a Bíblia diz que os israelitas começaram a se prostituir com as mulheres moabitas.

Os moabitas e os midianitas, instigados por Balaão, procuraram corromper o povo de Israel através da idolatria e da imoralidade. Como não conseguiram prevalecer contra os israelitas através de um confronto direto, tentaram neutralizá-los através de uma mistura que os afastava da aliança com Deus.

O Novo Testamento deixa claro que Balaque também esteve envolvido nessa corrupção de Israel, afinal, ele era o rei moabita. Por isto Balaque é lembrado no livro do Apocalipse como alguém que seguiu o ensinamento de Balaão e lançou tropeços diante dos filhos de Israel para que eles se envolvessem com a idolatria e a prostituição. Portanto, Balaque serve como figura de todo aquele que tenta se levantar contra o povo de Deus valendo-se de falsos ensinos a fim de conduzi-lo ao pecado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close