Quem Foi o Rei Jeorão na Bíblia?

Jeorão ou Jorão é o nome de dois reis bíblicos que reinaram durante o período do reino dividido. O nome Jorão é a forma contraída de Jeorão. Curiosamente os dois reis viveram praticamente no mesmo período.

Depois da morte do rei Salomão, as tribos de Israel se dividiram em duas partes, formando dois reinos; um ao sul e outro ao norte. Então cada um dos dois reis governou lados diferentes do reino dividido de Israel. Por isso há o rei Jeorão de Israel e o rei Jeorão de Judá.

Além desses dois reis, a Bíblia também diz que havia um sacerdote em Judá chamado Jorão. Ele foi designado pelo rei Josafá para ensinar a Lei (2 Crônicas 17:8).

Jeorão de Israel

Jeorão foi filho de Acabe, rei de Israel (2 Reis 3:1). Ele assumiu o trono do Reino do Norte ao suceder seu irmão mais velho, Acazias. No tempo do rei Acabe, Israel viveu seu período de maior idolatria. Principalmente pela influência de Jezabel, a adoração a Baal foi promovida em Israel, inclusive com a construção de altares, imagens e sacerdotes pagãos.

Jeorão até destruiu a imagem de Baal que Acabe havia feito a pedido de Jezabel (2 Reis 3:2). Mas Jorão passou longe de erradicar a idolatria em Israel; ao contrário, ele continuou a apoiar a adoração ao bezerro de ouro que havia sido instituída por Jeroboão I, logo que o reino foi dividido.

É provável que Jeorão de Israel tenha sido o rei envolvido nos eventos de 2 Reis 5-7. Isso significa que possivelmente tenha sido Jorão o rei que recebeu Naamã quando ele foi enviado pelo rei sírio para se encontrar com o profeta Eliseu e ser curado de sua lepra; e também o rei a quem Eliseu instruiu acerca dos movimentos do exército sírio e que testemunhou o cerco de Samaria.

Durante embates entre Israel e Hazael da Síria, o rei Jorão acabou sendo ferido numa batalha em Ramote-Gileade. Então ele partiu para Jezreel para se recuperar, mas acabou sendo morto por Jeú, que lhe atravessou uma flecha no coração. Com a morte de Jeorão, a casa de Acabe ruiu e a dinastia de Onri chegou ao fim. Tudo isso aconteceu conforme a profecia do Senhor através do profeta Elias (1 Reis 21).

Receber Estudos da Bíblia

Jeorão de Judá

Jorão de Judá foi filho do rei Josafá. Antes de assumir completamente o trono do Reino do Sul, ele serviu como co-regente de seu pai por pelo menos cinco anos. Ele se assentou no trono de Judá oficialmente em 848 a.C., quando tinha trinta e dois anos de idade (1 Reis 22:50; 2 Crônicas 21:1-5).

Naquele tempo, Judá e Israel eram nações aliadas. Inclusive, os reis Acabe e Josafá participaram de campanhas militares juntos. Por conta da aliança de cooperação feita entre Acabe e Josafá, Jeorão acabou se casando com Atalia, a filha mais velha de Acabe e Jezabel. Isso significa que Jorão de Judá era cunhado do Jorão de Israel.

Jorão não foi um bom rei para Judá. Influenciado por Atalia, ele tolerou a adoração a Baal-Melcarte (2 Reis 8:18). Jeorão de Judá também matou seus próprios irmãos e alguns dos líderes do reino (2 Crônicas 21:4).

Jeorão entrou em guerra contra os filisteus e os árabes. Suas esposas e seus filhos foram capturados, com exceção de Jeoacaz (ou Acazias). Por fim, Jeorão foi acometido de uma doença terminal muito dolorosa que lhe levou à morte em 841 a.C. Ele foi sepultado sem qualquer honra real. Tudo o que aconteceu à família de Jeorão foi devido ao castigo de Deus por causa do pecado (2 Crônicas 21:1-20).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar