Quem Foi o Sucessor de Josué?

Não houve um sucessor de Josué em Israel, pelo menos não nos mesmos moldes de sua liderança e da liderança de Moisés, antes dele. Josué foi escolhido por Deus para suceder Moisés na liderança do povo de Israel já no final do período de peregrinação pelo deserto. E sua liderança a frente de Israel foi indicada de forma solene diante de todo o povo enquanto Moisés ainda estava vivo. Porém, isso não se repetiu quando a liderança de Josué estava perto do fim.

Entretanto, mesmo durante a liderança de Moisés e, depois, de Josué, a Bíblia registra que havia anciãos em Israel que compartilhavam de certas responsabilidades na instrução e condução do povo do Senhor. Então, quando Josué morreu aos cento e dez anos de idade, esse grupo de anciãos ainda existia, pois o texto bíblico informa que houve anciãos que sobreviveram após Josué. Portanto, quem serviu como sucessor de Josué em Israel naquele período imediato foi esse corpo de anciãos.

A Bíblia diz que durante os dias de Josué, e também durante todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram depois dele, os israelitas serviram ao Senhor, e contemplaram toda a grande obra que o Senhor havia feito a Israel (Juízes 2:7).

No entanto, a referência dos anciãos como sucessores de Josué diante de Israel, não durou muito. O relato bíblico conta que aquela geração morreu, e outra geração se levantou em seu lugar. O problema é que a nova geração não conhecia ao Senhor, e nem se atentou a tudo o que Ele havia feito aos seus antepassados.

É assim que a Bíblia diz que os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e praticaram a idolatria servindo aos falsos deuses após as mortes de Josué e dos anciãos (Juízes 2:10,11). Os israelitas abandonaram o Senhor, a passaram a servir a Baal e a Astarote, provocando a ira divina sobre eles.

Receber Estudos da Bíblia

O sucessor de Josué e o tempo dos juízes

Por causa do pecado de Israel, Deus entregou aquele povo na mão de povos estrangeiros. Esses povos espoliaram e despojaram os israelitas. Nesse tempo os filhos de Israel sofreram muito, pois onde quer que fossem a mão do Senhor era contra eles (Juízes 2:15).

Mas diante da aflição do povo, o Senhor se compadeceu e ouviu o clamor de Israel. Em resposta a isso, Ele levantou juízes que livraram os israelitas das mãos de seus opressores. Foi na pessoa do primeiro juiz que surgiu a figura de um sucessor de Josué, no sentido de haver um líder principal sobre as tribos israelitas.

No entanto, como já foi dito, a liderança dos juízes não era exatamente do mesmo tipo da liderança de Josué. Inclusive, a liderança dos juízes de Israel parece ter sido mais fragmentada. Isso quer dizer que alguns juízes não lideraram os israelitas como um povo unificado numa espécie de confederação das doze tribos, mas exerceram sua liderança de forma mais regional.

Na verdade, muitos estudiosos acreditam que é possível que o período de liderança de alguns juízes em Israel se sobrepuseram; de modo que houve períodos em que mais de um juiz liderou sobre o povo ao mesmo tempo, porém em regiões diferentes.

Seja como for, o primeiro juiz levantado por Deus para liderar o povo israelita foi Otniel, um parente de Calebe. Mas o tempo dos juízes também foi marcado por um ciclo de autos e baixos, de obediência e desobediência. O Senhor levantava líderes que libertavam o povo da opressão, mas tão logo que esses líderes morriam, o povo voltava novamente à sua vida de pecado.

Por tudo isso o Senhor resolveu não tirar do território prometido aos filhos de Israel, os povos estrangeiros que Josué ainda não tinha conquistado quando morreu. E essas nações serviram como ferramentas através das quais Deus provou a Israel (Juízes 2:20-23).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar