Quem Foi o Sumo Sacerdote Abiatar na Bíblia?

Abiatar foi um sacerdote no tempo dos reinados de Saul, Davi e Salomão. Abiatar pertencia à linhagem de Eli, o mesmo que havia sido sacerdote em Siló nos dias de Samuel. A história de Abiatar ficou conhecida na Bíblia principalmente por ele ter sobrevivido ao massacre em Nobe; e também por sua mudança de apoio na corte de Israel.

O nome Abiatar significa “pai da abundância” ou “pai da excelência”. Existem algumas discussões envolvendo os nomes do pai e de um dos filhos de Abiatar. Isso ocorre porque o nome do pai de Abiatar é registrado na Bíblia como sendo Aimeleque e também Aías (1 Samuel 14:3,18). A maioria dos estudiosos entende que provavelmente Aías era uma forma contraída de Aimeleque, ou um segundo nome para o pai de Abiatar. Aimeleque, o pai de Abiatar, era o sumo sacerdote no tempo de Saul. Parece que ele era filho de Aitube, neto de Finéias e bisneto de Eli (1 Samuel 21:1-8; 22:9; 23:6; 30:7).

Um dos filhos de Abiatar também se chamava Aimeleque; embora alguns intérpretes observam que esse tipo de patronímico não era comum naquele tempo. Mas numa passagem do livro de Crônicas, o filho de Abiatar é citado pelo nome Abimeleque (1 Crônica 18:16). No entanto, os intérpretes defendem que provavelmente isso tenha sido um erro de copista que acabou trocando o nome Aimeleque por Abimeleque.

O sacerdócio de Abiatar

Quando Davi fugiu do rei Saul e buscou refúgio em Nobe, ele recebeu mantimento e a espada de Golias do pai de Abiatar, Aimeleque, após tê-lo enganado (1 Samuel 21). Mas naquela ocasião, um dos servos de Saul, o edomita Doegue, estava detido em Nobe, e viu como Davi foi auxiliado ali. Em retaliação a isso, Saul ordenou um massacre em Nobe que dizimou todos os sacerdotes daquele lugar, com exceção de Abiatar que conseguiu fugir com o éfode — a estola sacerdotal.

Depois disso, Abiatar se juntou a Davi. No exercício do sacerdócio, Abiatar ficou responsável por carregar a Arca da Aliança quando necessário, e também se tornou conselheiro de Davi (1 Crônicas 15:11).

Nesse contexto, Abiatar é mencionado frequentemente em associação a Zadoque como sumo sacerdotes em Israel durante o governo do rei Davi — apesar de Zadoque, que provavelmente era mais jovem que Abiatar, sempre ser citado primeiro. Parece que Zadoque servia no Tabernáculo em Gibeão, enquanto que Abiatar servia em Jerusalém.

Quando ocorreu a rebelião de Absalão, Abiatar permaneceu fiel a Davi. Inclusive, em Jerusalém ele agiu segundo os interesses do rei Davi que havia fugido da capital naquele período (2 Samuel 15:35; 17:15).

Receber Estudos da Bíblia

O erro de Abiatar

O grande erro de Abiatar foi ter tomado partido errado no final do reinado de Davi. Ele apoiou Adonias, numa conspiração para torná-lo rei de Israel após Davi ao invés de Salomão. Zadoque, por outro lado, permaneceu leal a Davi e apoiou a separação de Salomão como rei.

Uma vez que a rebelião de Adonias não deu certo, obviamente Abiatar ficou numa situação insustentável na corte israelita. Mas o rei Salomão resolveu poupá-lo em consideração a lealdade que ele havia demonstrado em favor de Davi anteriormente. Então, Salomão exilou Abiatar em Anatote (1 Reis 2:26,27). Dessa forma, Zadoque ficou como o único sumo sacerdote em Israel. Essa exclusão de Abiatar serviu para cumprir a profecia contra a casa de Eli, que predisse que o ofício sacerdotal seria removido de sua família (1 Samuel 2:27-36; 1 Reis 2:27).

Depois desses acontecimentos, nada mais é dito sobre Abiatar. Porém, no Novo Testamento, Abiatar é citado pelo Senhor Jesus Cristo ao se referir ao episódio em que Davi se abrigou em Nobe (Marcos 2:26).

Alguns críticos tentam achar um problema na citação de Jesus a respeito de Abiatar. Isso porque Jesus afirmou que o episódio de Davi em Nobe ocorreu no tempo do sumo sacerdote Abiatar; enquanto que o Antigo Testamento diz que Aimeleque, o pai de Abiatar, é quem era o sumo sacerdote naquele tempo.

No entanto, não há nenhum problema nisso. Abiatar estava presente em Nobe quando Davi se refugiou ali, e na sequência da história bíblica foi ele quem exerceu o ofício de sumo sacerdote junto com Zadoque. Como provavelmente o propósito de Jesus era citar o sacerdote mais ligado a Davi, ele fez referência diretamente a Abiatar, uma vez que ele foi mais proeminente que seu pai.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar