Quem Foi Obadias?

Geralmente a curiosidade acerca de quem foi Obadias na Bíblia ocorre quando lemos o livro que leva seu nome no Antigo Testamento. Primeiramente, precisamos considerar que pelo menos doze personagens bíblicos são citados com o nome de Obadias.

Antes de falarmos sobre tais personagens, vamos conhecer o significado desse nome. Obadias significa “servo de Javé” ou “adorador de Javé”, do hebraico ‘ovadyahu, ‘ovadyah.

Os Obadias da Bíblia:

De todos os personagens bíblicos com o nome de Obadias, certamente apenas dois deles são os mais conhecidos entre os cristãos. O primeiro, claro, o Profeta Obadias, e o segundo um administrador do palácio no governo de Acabe e Jezabel. Deixaremos esses dois personagens que tiveram maior proeminência por último. Antes, faremos uma lista dos outros dez personagens com esse nome.

  1. Um descendente de Davi (1Cr 3:21).
  2. Um dos chefes da tribo de Issacar (1Cr 7:3).
  3. Um capitão gadita que se juntou a Davi como aliado em Ziclague (1Cr 8:38; 9:44).
  4. Um benjamita, descendente de Jônatas filho de Saul (1Cr 8:38; 9:44).
  5. Um levita, possivelmente idêntico a Abda, pertencente a uma família de porteiros do Templo (1Cr 9:16; Ne 11:17; 12:25).
  6. Um zebulonita (1Cr 27:19).
  7. Um levita encarregado de supervisionar os reparos do Templo no governo de Josias (2Cr 34:12).
  8. Um dos príncipes comissionados pelo rei Josafá para ensinar a Lei nas cidades de Judá (2Cr 17:17).
  9. Um líder israelita, descendente de Joabe, que retornou da Babilônia para Jerusalém em companhia de Esdras (Ed 8:9).
  10. Um sacerdote que selou a aliança nos dias de Neemias (Ne 10:5).

Conhecemos dez homens chamados Obadias na Bíblia. Sobre eles, praticamente não temos nenhuma informação além das passagens bíblicas que citam seus nomes. Abaixo, conheceremos os dois personagens restantes, dos quais temos um pouco mais de informação.

O Obadias do palácio de Acabe:

Esse Obadias foi um mordomo chefe (ou administrador, governador) encarregado do palácio do rei Acabe e Jezabel (1Rs 18:3-16). Desde jovem, Obadias era temente a Deus. Seu compromisso com o Senhor ficou evidente quando, durante a perseguição promovida por Jezabel aos profetas, ele escondeu cem profetas em duas cavernas.

Durante uma seca, ele foi enviado por Acabe para procurar pastagens para os cavalos e mulas reais, e acabou se encontrando com o Profeta Elias. Depois desse encontro, Obadias conseguiu arranjar um encontro entre Acabe e Elias no monte Carmelo, no episódio que ficou conhecido pela morte dos profetas de Baal.

O Talmude Babilônico (Sanhedrin 39b), equivocadamente confunde esse Obadias com o Profeta Obadias. Um selo hebreu antigo encontrado com o texto “A Obadias, servo do rei“, talvez tenha pertencido a esse servo de Acabe.

O Profeta Obadias:

Apesar de haver um livro no Antigo Testamento com seu nome, a Bíblia não nos fornece nenhuma informação acerca de sua vida. O que sabemos é que ele foi um profeta, muito provavelmente de Judá, segundo o que seu livro parece indicar (Ob 1).

Sobre o período em que o Profeta Obadias viveu, duas sugestões são defendidas entre os estudiosos. Alguns entendem que ele tenha vivido antes do exílio, enquanto outros defendem que ele tenha vivido por volta do século 5 a.C. Essa segunda hipótese é considerada a mais provável. Se caso, de fato, essa última posição estiver correta, é cronologicamente incompatível identificá-lo com o Obadias mordomo do rei Acabe citado anteriormente, nem mesmo com o capitão do rei Acazias (2Rs 1:13-15), conforme faz o pseudo Epifânio na obra As Vidas dos Profetas.

A tradição talmúdica de que o Profeta Obadias tenha sido um prosélito de origem edomita é bastante improvável, principalmente considerando sua forte denúncia contra Edom.

Aplicativo de Estudo Bíblico

Você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.