Quem Foi Quedorlaomer na Bíblia?

Quedorlaomer foi um rei elamita citado na Bíblia no episódio envolvendo a guerra dos reis em Gênesis 14. Inclusive, Quedorlaomer foi o responsável por liderar a coalizão que contava com outros três reis da Mesopotâmia e do norte da Síria. Esses reis se juntaram para colocar fim na rebelião de cinco reis de cidades vassalas que ficavam no vale de Sidim, na região do Mar Morto.

Esse evento ficou registrado na Bíblia porque entre essas cidades estava Sodoma, a cidade onde Ló, o sobrinho de Abraão, habitava. Elão, o lugar governado por Quedorlaomer, ficava a leste da Mesopotâmia, no sudoeste do Irã moderno. O nome Quedorlaomer era um típico nome elamita que provavelmente significava “servo de Lagamar”, uma divindade cultuada naquele tempo.

A guerra liderada por Quedorlaomer

De acordo com o texto bíblico, Quedorlaomer se juntou a Tidal, rei de Goim, a Anrafel, rei de Sinar, e a Arioque, rei de Elasar. Juntos, esses reis fizeram guerra contra Bera, rei de Sodoma, Sinabe, rei de Admá, Semeber, rei de Zoboim, e contra o rei de Zoar. Essas cinco cidades ficavam no vale de Sidim.

Por doze anos, essas cidades serviram a Quedorlaomer. Porém, no décimo terceiro ano os reis dessas cinco cidades se rebelaram. É provável que eles tenham interrompido o pagamento dos tributos ao rei suserano. Então Quedorlaomer formou uma coalizão de reis e fez guerra contra os reis das cinco cidades do vale de Sidim após conquistar alguns povos cananeus. A coalizão liderada por Quedorlaomer se saiu vitoriosa, e os bens das cidades derrotadas foram saqueados.

Nesse conflito, Ló, o sobrinho de Abraão, acabou sendo levado cativo. Mas um mensageiro que havia conseguido escapar conseguiu avisar a Abraão, que naquele tempo estava morando junto dos carvalhais de Manre.

Então Abraão juntou trezentos e dezoito homens de sua casa, e perseguiu os reis vitoriosos. Num ataque noturno, Abraão conseguiu derrotá-los, fazendo-os fugir até o norte de Damasco, e resgatou a e também a todos os bens que tinham sido levados por Quedorlaomer. Foi depois dessa batalha que Abraão encontrou Melquisedeque, o rei de Salém, e pagou o dízimo a ele dos espólios que trazia.

A vitória de Abraão contra a confederação de Quedorlaomer foi realmente surpreendente. Embora um exército de trezentos e dezoito homens fosse uma força de guerra considerável naquele tempo, a coalizão liderada por Quedorlaomer provavelmente era maior, pois tinha conquistado vários povos e cidades de Canaã. Por isso que de certa forma, o envolvimento de Abraão nessa guerra arriscada foi um ato de fé.

Receber Estudos da Bíblia

Quem foi Quedorlaomer na história?

Do ponto de vista histórico, o relato de Gênesis 14 tem sido identificado pelos estudiosos como uma descrição perfeita do cenário mesopotâmico daquele tempo. É amplamente aceito que Abraão viveu no início do segundo milênio antes de Cristo, e os estudiosos defendem que os elamitas estiveram ativos na Mesopotâmia nesse período.

No entanto, não é possível identificar Quedorlaomer com nenhum governador de Elão conhecido. Alguns estudiosos já sugeriram uma identificação com Kutir-Nahhunti I, mas essa sugestão é muito problemática cronologicamente, porque localizaria Quedorlaomer num período posterior ao que Abraão viveu.

A melhor sugestão é a que de o rei Quedorlaomer foi um monarca que, como tantos outros, ficou desconhecido da história extra-bíblica, e viveu e governou Elão em algum período próximo a 2000 a.C. Além disso, qualquer tentativa de datar o governo de Quedorlaomer após 1792 a.C. parece muito improvável, pois o colocaria como contemporâneo do extenso controle de Hamurabi na Babilônia.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar