Quem Foi Simão na Bíblia?

Simão era um nome comum nos tempos do Novo Testamento, e por isso muitos homens na Bíblia são chamados de Simão. É amplamente aceito que esse nome é uma variante de Simeão, um nome que aparece no Antigo Testamento e que transmite um significado relacionado a “ouvir” no hebraico.

Quem são os homens chamados de Simão na Bíblia?

Pelo menos nove personagens bíblicos são mencionados no Novo Testamento pelo nome de Simão. A seguir, vamos conhecer uma breve apresentação de cada um deles:

1. Simão, chamado Pedro: o apóstolo Pedro certamente é o personagem bíblico mais conhecido com esse nome, e também de quem se têm mais informações na Bíblia quando comparado aos outros. Seu nome era Simão, e Jesus o chamou de Pedro (Mateus 16:18; Marcos 3:16). Seu pai se chamava Jonas e seu irmão, André, também era um dos doze apóstolos de Jesus (Mateus 16:17; João 21:15). Saiba mais sobre quem foi o apóstolo Pedro.

2. Simão Zelote: esse era outro apóstolo do Senhor Jesus, e também aparece sendo chamado de “o nacionalista” ou “o cananeu” (Mateus 10:4; Marcos 3:18). Todas essas designações se referem ao fato de que ele pertencia ao grupo separatista chamado Zelotes.

3. Simão, pai de Judas Iscariotes: o texto bíblico nos informa que o pai de Judas Iscariotes, o discípulo que traiu o Senhor Jesus, também tinha esse nome (João 6:71; 13:2,26). Leia também a história de Judas Iscariotes.

4. Simão, irmão de Jesus: um homem chamado Simão também é citado ao lado de Tiago, Judas e José, como sendo um dos irmãos do Senhor Jesus (Mateus 13:55; Marcos 6:3). Entenda se a Bíblia diz que Jesus teve irmãos.

5. Simão, o fariseu: o Evangelho de Lucas registra o episódio em que Jesus foi convidado por um fariseu chamado Simão para comer em sua casa. Naquela ocasião uma mulher pecadora levou um vaso de alabastro com unguento e ungiu o Senhor Jesus. O fariseu ficou incomodado com a atitude de Jesus com relação àquela mulher pecadora e por isso foi repreendido pelo Senhor.

Receber Estudos da Bíblia

6. Simão, o leproso: na casa desse homem foi oferecido um jantar a Jesus, e Maria, irmã de Lázaro, também ungiu o Senhor. Provavelmente esse Simão havia sido curado por Jesus (Marcos 14:3-9; João 12:1-8). Conheça a história de Marta e Maria.

7. Simão Cireneu: um homem que ficou conhecido por ter sido convocado a carregar a cruz de Jesus em um determinado momento. Ele provavelmente foi o pai de duas pessoas conhecidas dos crentes de Roma (Marcos 15:21; cf. Romanos 16:13).

8. Simão, o mago: esse homem era um mágico na cidade de Samaria quando o evangelista Filipe pregou o Evangelho ali (Atos 8:9,13). Quando os apóstolos Pedro e João chegaram naquela cidade, ele tentou comprar o poder do Espírito Santo, e por isso foi repreendido duramente por Pedro (Atos 8:18-23). Escritos do período dos pais da Igreja relatam que Simão se tornou um gnóstico, e, inclusive, tentou se identificar como sendo o próprio Deus.

9. Simão de Jope: um homem em cuja casa o apóstolo Pedro estava hospedado quando foi convocado a ir ter com o centurião Cornélio de Cesaréia para lhe falar acerca das boas-novas da salvação em Cristo (Atos 9:43; 10:6,17,32).

Tag
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close