Quem Foi Sísera na Bíblia?

Sísera foi um general cananeu que liderou o exército de Jabim, rei da cidade Hazor. A história de Sísera na Bíblia ficou conhecida principalmente pela forma como ele morreu dentro da tenda de uma mulher. O nome Sísera é de derivação incerta, mas talvez o seu significado hebraico seja “ordem de batalha”.

A Bíblia não traz muitas informações sobre quem foi Sísera. O texto bíblico apenas menciona Sísera como o chefe de um poderoso exército que provavelmente era formado por uma confederação canaanita.

O texto bíblico diz que Sísera habitava em Harosete-Hagoim. Como a força militar liderada por Sísera possivelmente representava uma coalisão — algo muito comum naquele tempo —, alguns estudiosos sugerem que talvez Sísera fosse o rei de Harosete-Hagoim, e que na coalisão canaanita ele assumiu a posição de líder militar dos exércitos confederados. Seja como for, Sísera estava abaixo do rei cananeu Jabim que governava Hazor, uma das mais importantes cidades de Canaã.

Então Sísera viveu durante o período dos juízes de Israel; mais especificamente num tempo em que os israelitas estavam sob o jugo cananeu de Jabim. A Bíblia diz que os filhos de Israel estavam oprimidos havia vinte anos.

O exército de Sísera

Sem dúvida, Sísera liderava um exército imponente naquela região. Na batalha descrita na Bíblia, o exército de Sísera possuía pelo menos novecentas carruagens de ferro preparadas para guerra.

Mas a Bíblia diz que Deus ouviu o clamor do seu povo escolhido e preparou o caminho para a libertação dos israelitas e a derrota do grande exército de Sísera. Naquele tempo, a profetisa Débora julgava Israel.

E foi através de Débora que Deus mandou chamar Baraque, um guerreiro da tribo de Naftali, e lhe ordenou que reunisse um exército de dez mil homens de Naftali e Zebulom e fosse ao monte Tabor. Em seguida, o Senhor avisou que faria com que Sísera atacasse os israelitas com seus carros de guerra e suas tropas, mas Ele haveria de entregar o exército inimigo nas mãos de Israel junto ao ribeiro de Quisom.

Mas Baraque alegou que só iria para a batalha contra o exército de Sísera se Débora o acompanhasse. Débora concordou com a condição, mas deixou claro que a honra da batalha não seria mais dele, pois o Senhor entregaria Sísera nas mãos de uma mulher.

Receber Estudos da Bíblia

A morte de Sísera

Os homens de Naftali e Zebulom que foram reunidos por Baraque, se encontram com guerreiros de outras tribos de Israel e desceram o monte Tabor para lutar contra os homens de Sísera que estavam no vale. A Bíblia diz que houve uma tempestade repentina que provocou uma enchente no rio Quisom, e os carros de guerra do exército de Sísera ficaram presos.

Acuados, os cananeus sob o comando de Sísera tentaram fugir, mas os israelitas os perseguiram e impuseram uma grande derrota a eles. O próprio Sísera tentou escapar a pé e buscou refúgio no terreno neutro de Héber, o queneu. Ali ele se encontrou com Jael, mulher de Héber, que lhe deu leite para saciar sua sede, e lhe cobriu dentro de sua tenda.

O general Sísera pediu que Jael escondesse de qualquer pessoa a informação que ele estava ali. Então muito cansado pela batalha, Sísera acabou adormecendo. Mas Jael aproveitou que Sísera estava dormindo profundamente, e martelou uma estaca em sua cabeça. A estaca atravessou a cabeça de Sísera pelas têmporas, e penetrou no chão. Depois, a mulher de Héber avisou a Baraque que Sísera estava morto em sua tenda.

O comportamento de Jael foi muito incomum. Apesar de ser trabalho das mulheres armar e desarmar tendas com estacas e martelos, muito raramente as mulheres se envolviam em assuntos de guerra. Além disso, Jael aparentemente tinha uma posição neutra no conflito.

Mas como Deus havia falado, Sísera deveria morrer pelas mãos de uma mulher, e assim aconteceu. Naquele tempo, ser morto por uma mulher era algo extremamente vergonhoso. Assim, a destruição e desonra do grande general Sísera foi completa.

Depois, na celebração da vitória de Israel, o Cântico de Débora descreveu a morte de Sísera em termos poéticos. O cântico retratou de forma vívida a derrota surpreendente de Sísera, até mesmo ilustrando a mãe de Sísera angustiada pela demora no retorno do filho que estava na batalha.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar