Quem Foi Tiago na Bíblia?

Quando falamos sobre quem foi Tiago na Bíblia, precisamos saber que pelos quatro personagens bíblicos são mencionados no Novo Testamento com este nome. O nome Tiago é a forma grega (Iakobos) do nome hebraico Jacó (Ya’aqob), que significa “segurador de calcanhar” ou “suplantador”.

Quantos Tiago têm na Bíblia?

Já dissemos que existem quatro Tiago no Novo Testamento. Dois deles pertenciam ao grupo dos doze apóstolos de Jesus, outro era meio irmão de Jesus e o último, e mais desconhecido, era pai do apóstolo Judas, também chamado Tadeu (Lucas 6:16; Atos 1:13). Conheça a história de Judas Tadeu.

Também existe muita discussão com relação aos outros três personagens citados na Bíblia com este nome, especialmente no que diz respeito ao Tiago que exerceu liderança na Igreja de Jerusalém e ao escritor da Epístola de Tiago.

A posição mais favorável é a de que o Tiago líder da Igreja, e Tiago, o autor da Epístola, tenham sido a mesma pessoa, que, por sua vez, provavelmente também era o irmão do Senhor Jesus. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre a história dos três principais homens chamados de Tiago na Bíblia.

Tiago, filho de Zebedeu

Tiago filho de Zebedeu era um dos apóstolos de Jesus e irmão do apóstolo João. Provavelmente sua mãe era Salomé, uma seguidora do Senhor (Mateus 4:21; Marcos 1:19; Lucas 5:10; cf. Mateus 20:20; Marcos 15:40; 16:1). Segundo a tradição, talvez Salomé tenha sido irmã de Maria, mãe de Jesus, o que faz com Tiago fosse também primo de Jesus. Saiba quem foi o apóstolo João.

Receber Estudos da Bíblia

Tiago era pescador de profissão, e é citado na Bíblia como sendo um dos discípulos mais próximos de Jesus durante seu ministério terreno. Ele foi o primeiro dentre os discípulos a sofrer o martírio em aproximadamente 44 d.C., sendo executado por ordem de Herodes Agripa I.

Tiago, filho de Alfeu

Também era um dos apóstolos de Jesus (Mateus 10:3; Marcos 3:18), mas não se sabe praticamente nada sobre sua história. Provavelmente ele é a pessoa que o evangelista Marcos chama de “Tiago, o Menor” (Marcos 15:40). Essa expressão pode tanto significar que ele era pequeno em estatura ou o mais jovem em idade.

Talvez ele tenha sido irmão do apóstolo Mateus, visto que Mateus, também chamado de Levi, é mencionado como filho de Alfeu (Marcos 2:14), mas não há nada que realmente comprove essa suposição. Saiba quem foi Mateus.

Tiago, líder da Igreja em Jerusalém

Esse Tiago é mencionado como um dos líderes mais influentes na Igreja em Jerusalém, e aparece em destaque na ocasião do concílio registrado em Atos 15:13. Muito provavelmente ele foi o autor da Epístola que recebe este nome no Novo Testamento.

Também é amplamente aceito que ele era o meio irmão de Jesus, apesar de em sua carta ele simplesmente se denominar como servo do Senhor Jesus. Os Evangelhos falam sobre os irmãos de Jesus, e o nome de um deles era Tiago (Mateus 13:55; Marcos 6:3). Entenda se Jesus teve irmãos.

Além disso, o apóstolo Paulo refere-se a um Tiago, irmão do Senhor, o qual ele encontrou enquanto esteve em Jerusalém para ver o apóstolo Pedro (Gálatas 1:19). O mesmo apóstolo também nos informa que esse Tiago recebeu pessoalmente a visita do Cristo ressurreto (1 Coríntios 15:5,7).

Paulo também confirma que esse Tiago era uma das colunas da Igreja em Jerusalém, ao lado de Pedro e João (Gálatas 2:9), e o fato dos crentes judeus que chegaram a Antioquia dizerem que foram enviados por Tiago, confirma ainda mais sua liderança em Jerusalém. Escritos dos primeiros séculos afirmam que Tiago morreu apedrejado e espancado por ser fiel ao Senhor Jesus.

Tag
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close