Quem Foi Tola na Bíblia? A História de Tola, Juiz de Israel

Tola foi o sexto juiz de Israel citado no livro de Juízes no Antigo Testamento. Dentre todos os juízes israelitas, a história de Tola é uma das mais breves. Tola é mencionado apenas em dois versículos bíblicos (Juízes 10:1-2). O significado do nome Tola é incerto, mas alguns intérpretes acreditam que etimologicamente esse nome pode comunicar o sentido de “verme” ou fazer referência à cor “carmesim”.

A Bíblia registra que Tola era da tribo de Issacar. O nome do seu pai era Puá, filho de Dodô (Juízes 10:1). De acordo com o texto bíblico, Tola viveu e morreu em Samir, um local desconhecido que ficava na região montanhosa do território de Efraim (Juízes 10:1). Esses são os únicos detalhes fornecidos pelo texto bíblico a respeito da vida pessoal de Tola. Nem mesmo a tradição judaica acrescenta alguma coisa significativa sobre ele.

Também é importante citar que esse mesmo nome aparece na lista dos descendentes de Jacó no livro de Gênesis. Um dos filhos de Issacar se chamava Tola, e formou a família dos tolaítas (Gênesis 46:13; Números 26:23). Portanto, aparentemente o nome Tola era comum dentro da tribo de Issacar. No entanto, apesar de terem o mesmo nome, obviamente o juiz Tola não deve ser confundido com o seu ancestral que viveu no Egito.

Receber Estudos da Bíblia

Como foi a liderança do juiz Tola em Israel?

Tola se tornou juiz em Israel depois do período de liderança de Gideão. Mas entre as lideranças de Gideão e Tola, houve o período de governo de Abimeleque, filho de Gideão. Apesar de ter sido filho de um dos mais conhecidos juízes de Israel, a Bíblia diz que Abimeleque foi um homem perverso que executou seus próprios irmãos e foi proclamado rei pelos siquemitas.

Esse governo não autorizado de Abimeleque durou três anos sobre Israel, e provavelmente se concentrou apenas nas tribos do norte (Juízes 9:22). Então, após a morte de Abimeleque, Tola se levantou para livrar Israel. No entanto, o texto bíblico não faz referência a qualquer opressor específico contra quem Tola lutou.

Por isso, muitos estudiosos sugerem que talvez em sua liderança Tolá não necessariamente libertou os israelitas de uma dominação estrangeira, mas tratou e regulou as questões internas de Israel, que certamente eram muito complexas. Além disso, a situação do povo de Israel no tempo de Tola não era nada animadora, pois a Bíblia informa que após a morte de Gideão os israelitas voltaram a cultuar Baal-Berite (Juízes 8:33).

Tola julgou a Israel durante vinte e três anos (Juízes 10:2). Os estudiosos acreditam que a liderança de Tolá se estendeu principalmente sobre as tribos do norte, que anteriormente tinham participado da campanha de Gideão.

Vale lembrar que naquele tempo não havia um tipo de unidade administrativa que reunia todas as tribos de Israel. Isso quer dizer que as diferentes tribos de Israel podiam experimentar diferentes períodos de opressão e trégua, e a liderança de cada juiz podia estar mais restrita a uma determinada região.

Quando morreu, Tolá foi enterrado na mesma região de Samir; e, após ele, o gileadita Jair julgou a Israel durante vinte e dois anos (Juízes 10:3).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar