Quem Foram Tubalcaim, Jubal e Jabal?

Tubalcaim, Jubal e Jabal foram os três filhos de Lameque que são citados na Bíblia como responsáveis por grandes avanços na história da civilização humana. Jubal e Jabal eram irmãos por parte de pai e mãe. Já Tubalcaim era irmão apenas por parte de pai de Jubal e Jabal.

A Bíblia diz muito pouco sobre Tubalcaim, Jubal e Jabal. Na verdade nada mais é dito sobre as histórias desses três homens além de que eles estiveram envolvidos com o início das artes, dos trabalhos com metais e do modo de vida em tendas com criação de gado.

Também é importante entender que os três pertenceram à linguagem de Caim. A Bíblia cita dois homens por nome de Lameque, mas que eram de linhagem diferente, ou seja, um era da linhagem iníqua de Caim e o outro era da linhagem piedosa de Sete.

O Lameque que foi pai de Tubalcaim, Jubal e Jabal é o Lameque da linhagem de Caim. Esse Lameque, inclusive, foi o primeiro homem citado na Bíblia a praticar a poligamia, além de ser também um assassino.

Quem foi Tubalcaim, mestre de toda obra de cobre e de ferro

Tubalcaim era filho de Lameque com Zilá. Alguns estudiosos dizem que provavelmente o nome Tubalcaim significa “Tubal, o ferreiro”; mas outros sugerem que talvez o nome Tubalcaim signifique “tu serás trazido de Caim” – embora esta última sugestão não seja amplamente aceita.

A Bíblia diz que Tubalcaim tinha uma irmã chamada Naamá, que significa “agradável”, “aprazível”. Tubalcaim é mencionado somente em Gênesis 4:22. No texto bíblico ele é citado como “mestre de toda obra de cobre e de ferro”.

A melhor tradução para essa frase hebraica é debatida entre os estudiosos, mas muitos linguistas dizem que uma tradução mais precisa seria que Tubalcaim foi “artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro”. A tradição rabínica, por exemplo, diz que Tubalcaim foi o pai de todos os laminadores em cobre e ferro.

Seja como for, parece que Tubalcaim foi o primeiro ferreiro da história da humanidade ao descobrir as possibilidades de trabalhar com o cobre nativo e o ferro meteórico a frio, forjando instrumentos que talvez, em sua maioria, estavam relacionados a peças cortantes, ou seja, armas. Inclusive, alguns comentaristas especulam que o fato de seu pai, Lameque, se vangloriar por ter matado dois homens, tinha a ver com a possibilidade de ele ter tido acesso a objetos cortantes fabricados por Tubalcaim.

Por fim, muitas lendas posteriores foram inventadas em torno da pessoa de Tubalcaim, embora nenhuma delas tenha qualquer fundamentação bíblica. O que realmente podemos dizer é que é provável que boa parte do conhecimento primitivo de Tubalcaim com metais tenha se perdido por causa do Dilúvio.

Quem foi Jubal, o pai de todos os que tocam harpa e flauta

Jubal foi o irmão mais novo de Jabal, e meio-irmão de Tubalcaim. Sua mãe se chamava Ada, e ele é citado em Gênesis 4:21. O significado do nome Jubal é debatido. Alguns dizem que o nome vem de uma palavra que transmite o sentido de “ser produtivo”. Outros sugerem que talvez o nome esteja ligado a yobel, no sentido de “chifre de carneiro”, ou à palavra hebraica para ribeiro.

Nada é dito sobre a história de Jubal, além de que ele foi “o pai de todos os que tocam harpa e flauta”. Algumas traduções dizem que ele “foi o pai de todos os que tocam harpa (ou lira) e órgão”. A palavra hebraica de fato indica um instrumento, que talvez fosse uma flauta de junco. De qualquer forma, Jubal parece ter sido o inventor desses instrumentos musicais, e quem sabe o primeiro músico, ou seja, o pai das artes musicais.

Curiosamente na sequência do texto bíblico o seu pai, Lameque, aparece usando justamente as artes para entoar o seu cântico de tirania, no qual ele se vangloriava de ter cometido dois assassinatos e superado, inclusive, seu ancestral Caim (Gênesis 4:23,24).

Quem foi Jabal, o pai dos que habitam em tendas e possuem gado

Jabal foi o irmão mais velho de Jubal, e também filho de Lameque com Ada. O significado do nome Jabal é incerto, mas alguns indicam que talvez esse nome possa estar ligado ao significado de “ribeiro de água”.

Jabal é mencionado na Bíblia em Gênesis 4:20 como “o pai dos que habitam em tendas e possuem gado”. Isso significa que Jabal foi a primeira pessoa que adotou o modo de vida nômade, e que tirava o seu sustento da criação de gado.

Receber Estudos da Bíblia

O que aprendemos com Jabal, Jubal e Tubalcaim?

É interessante notar que esses três homens que fizeram avanços notáveis no desenvolvimento do conhecimento na humanidade, pertenceram à linhagem iníqua de Caim. Isso nos mostra que nem sempre os dons, talentos e habilidades naturais estão restritos aos crentes piedosos.

Sim, as histórias de Jabal, Jubal e Tubalcaim mostram que os ímpios podem realizar grandes empreendimentos. Portanto, nem sempre algo que foi inventado por uma pessoa ímpia é necessariamente algo essencialmente ruim. A prova disso é que a sequência da história bíblia mostra como Deus fez uso das técnicas desenvolvidas a partir de Jabal, Jubal e Tubalcaim em favor de seu povo.

A família da aliança, por exemplo, durante muito tempo viveu como nômade (cf. Hebreus 11:9). Os trabalhos no forjamento de metais foram úteis, inclusive, na fabricação dos utensílios do Santuário (Êxodo 35). Da mesma forma, os instrumentos musicais que foram inventados na família cainita foram – e continuam sendo – usados pelos crentes no louvor ao Senhor (cf. 1 Samuel 16:23).

Porém, os exemplos de Jabal, Jubal e Tubalcaim nos mostram que o pecado é especialista em pegar algo essencialmente bom e aplicá-lo de forma maligna e perversa. E é assim que muitas vezes as ciências e as artes são expressas numa cultura totalmente depravada. Isso fica claro na forma como Lameque fez desses avanços sua expressão de violência.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar