Quem foi Urias na Bíblia?

Urias foi o hetel que ocupou um posto no exército do rei Davi. Porém, este é apenas o Urias mais conhecido dentre os personagens bíblicos que são citados no Antigo Testamento e que possuem esse nome.

Pelo menos quatro (talvez cinco) homens com o nome de “Urias” são citados na Bíblia, e, neste estudo bíblico, conheceremos cada um deles. Antes, vale saber que o nome Urias significa “minha luz é Javé” (‘uriyah, ‘uriyahu).

Urias, soldado de Davi

Esse Urias foi um heteu (ou hitita), marido de Bate-Seba e soldado do exército do rei Davi (2Sm 23:39; 1Cr 11:41). Ele residia em Jerusalém. Considerando o seu nome (o qual vimos o significado acima) e o exemplo de sua conduta, parece coerente sugerir que ele havia aderido à religião hebraica. Aparentemente ele demonstrou certa preocupação em observar a Festa dos Tabernáculos (cf. Sm 11:11). Saiba mais sobre as festas judaicas.

Seu destaque nas escrituras deve-se principalmente ao episódio do adultério de Davi com Bate-Seba, na época sua esposa. O pecado de Davi ocorreu quando Urias estava na guerra que investia contra a capital amonita, Rabá, sob o comando de Joabe.

Como ocorreu de Bate-Seba engravidar, Davi logo mandou chamar Urias que estava em Rabá, na tentativa de que ele voltasse à sua casa, se deitasse com sua esposa e acreditasse ser o pai da criança que ia nascer.

Entretanto, a tentativa de Davi de encobrir o seu pecado não deu certo, pois Urias se recusou a dormir em sua casa enquanto seu exército estava em guerra. Davi até o embriagou, mas ainda assim ele preferiu dormir na porta do palácio a fim de manter seu posto de soldado (2Sm 11:6-13).

Quando percebeu que não teria como persuadir Urias, Davi então tomou a terrível decisão de enviá-lo de volta a guerra, colocando-o dessa vez “na frente da maior força da peleja“, e ordenando que Joabe se retirasse para que fatalmente Urias fosse ferido e morresse.

O plano deu certo, Joabe seguiu as instruções de Davi e Urias morreu (2Sm 11:14-25). Ao saber da morte do marido, Bate-Seba se lamentou, mas depois se tornou a esposa de Davi (2Sm 11:26,27).

Apesar de ter custado uma vida, o pecado do rei parecia ter finalmente sido encoberto. Porém, na ocasião Davi parece ter se esquecido de que não há nada encoberto perante os olhos de Deus.

Então, o Senhor enviou o Profeta Natã para anunciar a Davi o grave pecado que ele havia cometido, e avisar-lhe de que Deus castigaria a sua casa. Tão logo a cobrança começou a vir, quando o filho de Davi e Bate-Seba nasceu doente e morreu (2Sm 12:1-23).

Urias, o sumo sacerdote contemporâneo de Isaías

Urias foi o sumo sacerdote da época de Isaías e Acaz (Is 8:2; 2Rs 16:10-16). Ele é mencionado como sendo uma das “testemunhas fiéis” que foram levadas pelo Profeta Isaías para comprovarem a enigmática profecia sobre a questão de Maer-Salal-Hás-Baz (Is 8:2).

Ele também aparece em 2 Reis 16 em uma situação muito complicada durante o reinado de Acaz, quando aceitou, sem objeção, certas mudanças (inovações) na adoração do Templo propostas pelo rei.

Urias, o profeta

Esse Urias foi um profeta, filho de Samaías de Quiriate-Jearim (Jr 26:20-23). Ele foi contemporâneo do Profeta Jeremias, e também proclamava fielmente a palavra de Deus. Urias desagradou muito o rei Jeoaquim e sua corte, que o combateram ferozmente.

Urias tentou até fugir e se exilar no Egito, porém foi trazido de volta e condenado à morte. Jeremias registrou a história de Urias para mostrar a gravidade dos perigos que enfrentou, e ressaltar a bondade de Aicão, um homem que protegeu Jeremias.

Outros Urias

Os livros de Esdras (cap. 8:33) e Neemias (cap. 3:4,21), mencionam um Urias que foi sacerdote, pai de Meremote. Também no livro de Neemias, há o registro de um Urias que se colocou ao lado de Esdras durante a leitura da Lei (Ne 8:4).

É muito provável que ambos os personagens acima foram a mesma pessoa. Particularmente creio que não há razões suficientes para tratá-los como sendo duas pessoas distintas. Entretanto, alguns poucos estudiosos acreditam que sejam duas pessoas diferentes.

Aplicativo de Estudo Bíblico

Você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.