O Que Significa “Quem Tem Ouvidos, Ouça”?
“Quem tem ouvidos, ouça” é uma expressão utilizada na Bíblia para indicar a importância da verdade que está sendo transmitida. A declaração “quem tem ouvidos, ouça” significa uma exortação para que a mensagem anunciada seja recebida atentamente e a sua lição assimilada. No livro do Apocalipse essa mesma expressão aparece na forma estendida: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.
Nem todos que tem ouvidos e escutam, de fato ouvem realmente o que se diz. Portanto, essa frase é uma expressão idiomática que se refere tanto à capacidade de uma pessoa ouvir, quanto à disposição em verdadeiramente dar ouvidos ao que está sendo dito.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça
A frase “quem tem ouvidos, ouça” é uma exortação que aparece repetida com frequência nos registros acerca dos ensinos do Senhor Jesus durante seu ministério. Com algumas variações, diversas vezes Jesus Cristo declarou durante o seu ministério terreno: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.
Ao dar testemunho de João Batista diante do povo, afirmando que ele realmente era aquele que foi anunciado pelos profetas que haveria de vir para ser arauto do Messias pregando o arrependimento, e cujo ministério se assemelhava ao do profeta Elias, Jesus disse: “Quem tem ouvidos, ouça” (Mateus 11:15). Nesse contexto, tal declaração de Jesus era uma exortação ao povo que percebesse o cumprimento das Escrituras que se dava bem diante deles.
O profeta João Batista pregou acerca da necessidade do arrependimento e fé. Dessa forma ele apontou para Cristo como sendo verdadeiramente o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Sem dúvida a mensagem da salvação estava sendo anunciada e precisava ser escutada atentamente.
Na conclusão de pelo menos duas de sua parábolas, Jesus repetiu a mesma exortação. Jesus termina a Parábola do Semeador dizendo: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mateus 13:9; Marcos 4:9). W. Hendriksen diz que nesse caso a implicação dessa exortação revela que o sentido das palavras de Jesus naquela parábola é maior do que parece à primeira vista. O verdadeiro seguidor de Jesus ouve atentamente, prudentemente, responsavelmente e recebe de bom grado a Palavra de Deus.
Após a pequena parábola que fala que não se deve colocar uma candeia debaixo do alqueire, Jesus novamente enfatizou: “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça” (Marcos 4:23). W. Hendriksen também completa dizendo A parábola ensina uma lição muito importante. Assim, aqueles que têm a capacidade espiritual de percebê-la, que então reflitam sobre ela e apliquem a lição à sua vida.
Ouça o que o Espírito diz às igrejas
Não são apenas os ensinos de Jesus durante seu ministério terreno que trazem essa advertência acerca do ouvir a Palavra de Deus atentamente e genuinamente. O livro do Apocalipse também repete algumas vezes a exortação: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.
Essa exortação está presente no final de cada uma das cartas direcionadas às sete igrejas da Ásia Menor (Apocalipse 2:7,11,17,29; 3:6,13,22). Nas três primeiras ocorrências essa frase precede uma promessa. Já nas quatro últimas ocorrências essa frase sucede uma promessa.
No livro do Apocalipse a exortação “quem tem ouvidos, ouça” é acompanhada por uma segunda parte: “o que o Espírito diz às igrejas”. Isso significa uma ordem para que o crente ouça atentamente e obedientemente as palavras de Jesus que fala através do Espírito Santo (cf. Atos 14:26; 15:26; 16:13,14; Atos 2:33). “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” é uma exortação urgente e atual a todos nós.
A paz do senhor para você você meu querido irmão
GOSTARIA que todos os dias da sua vida fosse
Debaixo da graça de Deus
Estude bastante a palavra de Deus e seja muito feliz por estar aqui servindo a Deus
Gostaria de receber….