O Que Significa “Quem Vê a Mim Vê o Pai”?

A frase “quem vê a mim vê o Pai” significa que Jesus é a revelação final de Deus. Esta frase foi dita pelo próprio Jesus quando um de seus discípulos lhe pediu que Ele mostra-se o Pai (João 14:8,9).

Em outra ocasião, no mesmo Evangelho de João, Jesus também já havia ensinado esta mesma verdade, ao dizer: “Quem vê a mim, vê Aquele que me enviou” (João 12:45).

Por que Jesus disse “quem vê a mim vê o Pai”?

Na véspera de sua traição, prisão e morte, Jesus trouxe uma palavra de conforto aos seus discípulos. Ele ensinou que seus discípulos não deveriam ficar pesarosos, pois na casa do Pai há muitas moradas (João 14:1,2).

Diante da iminência de sua partida, Jesus também disse ser o caminho que conduz ao Pai, e afirmou que quem o conhece, conhece também o Pai. Então o apóstolo Filipe, talvez falando em nome dos demais apóstolos, pediu que Jesus lhes mostra-se o Pai (João 14:4-8). Saiba mais sobre quem foi Filipe.

Este pedido expressa a má compreensão comum aos discípulos em certas ocasiões do ministério do Senhor Jesus. Assim como o apóstolo Tomé havia afirmado desconhecer o caminho (João 14:5), Filipe também afirmou ainda não ter visto o Pai.

Ao pedir para ver o Pai, Filipe não estava negando a espiritualidade e invisibilidade de Deus, mas na verdade ele estava querendo presenciar uma Teofania, isto é, uma manifestação de Deus e de sua glória, assim como havia acontecido em algumas ocasiões no Antigo Testamento (cf. Êxodo 24:9-11; 33:18).

A grande questão é que até aquele ponto os discípulos não tinham entendido que o privilégio que lhes fora dado de andar ao lado de Jesus era muito maior do que o privilégio desfrutado por qualquer homem da Antiga Dispensação, independentemente de quão extraordinária tenha sido sua experiência.

Eles estavam frente a frente com o Verbo que se fez carne, com o Emanuel, com o Cordeiro de Deus que tira o pecado, com Aquele em quem se cumprem as Escrituras, mas ainda não tinham entendido plenamente o que isto significava. É justamente neste contexto em que Jesus declara: “Quem vê a mim vê o Pai”.

Receber Estudos da Bíblia

Quem vê a mim vê o Pai

Diante do pedido de Filipe, a resposta de Jesus foi em forma de uma pergunta bem objetiva: “Eu estou com vocês há tanto tempo, e no entanto você não aprendeu a me conhecer?” (João 14:9).

Com esta pergunta, Jesus estava apontando para o fato de que durante todo aquele tempo em que estiveram juntos (aproximadamente três anos), a verdade que havia ficado mais clara em seu ministério é a de que Ele, o Unigênito Filho do Pai, veio ao mundo revelar o próprio Pai, tanto através de suas palavras como de suas obras.

A Bíblia é muito clara ao dizer que jamais ninguém viu a Deus, mas o Filho Unigênito, que está junto do Pai, é quem o revelou (João 1:18). O apóstolo Paulo explica muito bem o significado da frase “quem vê a mim vê o Pai” dita por Jesus, quando escreve que Ele, Jesus, é a imagem do Deus invisível (Colossenses 1:15).

Além disso, é importante entender que com essa frase Jesus não está reivindicando ser a mesma pessoa que o Pai, ao contrário, Ele está afirmando ser um em essência com o Pai, isto é, ser plenamente Deus. É por isto que somente Ele pode revelar o Deus invisível e dizer: “Quem vê a mim vê o Pai”. Entenda se a Bíblia diz que Jesus é Deus.

Na sequência do texto, o próprio Jesus deixa este conceito muito claro ao dizer Ele está no Pai e o Pai nele, e que o próprio Pai age por meio de suas palavras (João 14:10,11). Em outra passagem Jesus também disse: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30).

Portanto, a frase “quem vê a mim vê o Pai” não possui um caráter físico, mas espiritual, ou seja, o Senhor estava dizendo aos seus discípulos que pela fé o Pai pode ser visto no Filho. Isto também significa que quem não olhar para o Filho como Deus Unigênito, jamais poderá ver o Pai e compreender a revelação da obra da redenção.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar