O Que Significa “Santificado Seja o Teu Nome”?

O significado da declaração: “Santificado seja o teu nome” indica o desejo do crente de que Deus seja honrado e reverenciado acima de todas as coisas. Essa frase é uma petição que diz respeito ao zelo pelo nome de Deus e o reconhecimento de sua glória no mundo.

Foi o Senhor Jesus quem ensinou os seus seguidores a orar pela santificação do nome de Deus. Quando seus discípulos lhe perguntaram sobre como deveriam orar, Jesus começou o seu modelo de oração ­– a conhecida Oração do Pai Nosso – dizendo: “Pai nosso que estás no Céu, santificado seja o teu nome” (Mateus 6:9-13).

É interessante notar que essa é a primeira petição do exemplo de oração deixado por Jesus. Tão logo ao se dirigirem ao Pai Celestial, os crentes devem expressar, antes de tudo, sua preocupação com a glória de Deus. Aquele que verdadeiramente é filho de Deus ora para que seu Pai Celeste seja glorificado em toda Criação, e que seja reconhecido por todos por sua santidade; pela santidade de seu grandioso nome.

A importância do nome de Deus

Nos tempos bíblicos um nome era muito mais do que uma simples designação; isto é, uma simples palavra que servia para identificar uma pessoa. Os povos antigos enxergavam nos nomes a expressão da natureza, do valor e da posição da pessoa que o carregava. Em outras palavras, o caráter de alguém muitas vezes era identificado por seu próprio nome.

Da mesma forma o nome de Deus expressa sua natureza; revela quem Ele é em si mesmo. Quando Moisés perguntou a Deus qual era o seu nome, Deus lhe respondeu: “E sou o que sou” – que também pode ser traduzido por: “Eu serei o que serei” – e em seguida acrescentou: “este é o meu nome eternamente, o nome pelo qual serei lembrado de geração em geração” (Êxodo 3:14,15).

Esse nome divino revela a auto-existência de Deus, ou seja, Ele não teve início e não depende de ninguém para ser o que é. Esse mesmo nome também revela a eternidade e infinitude de Deus. Do mesmo modo como Ele não teve um começo, Ele também nunca terá fim. Além disso, o nome pessoal de Deus ainda indica a imutabilidade de Deus. Aquele que é de eternidade em eternidade jamais mudará.

Receber Estudos da Bíblia

Santificado seja o teu nome

Quando entendemos a importância do nome de Deus fica fácil percebermos por que os crentes devem orar ao Pai pedindo: “santificado seja o teu nome”. O povo de Deus deve ser conhecido por confiar e se gloriar no santo nome de Deus (Salmo 33:21; 105:3). O povo de Deus é o povo chamado pelo nome do Senhor (cf. Daniel 9:19).

Embora o nome de Deus tenha sido revelado de forma especial primeiramente a Israel, Deus prometeu que a grandeza do seu nome cobriria todas as nações. Na profecia do profeta Malaquias nós lemos: “Mas, desde o nascente do sol até ao poente, é grande entre as nações o meu nome […]” (Malaquias 1:11).

No Antigo Testamento Israel falhou na missão de santificar o nome de Deus, e acabou profanando o nome divino entre as nações. Mas Deus garantiu que vindicaria a santidade do seu grande nome, de modo que todas as nações haveriam de saber que Ele é o Senhor (Ezequiel 36:23).

Já o salmista Davi escreveu: “Glorificar-te-ei, pois, entre os gentios, ó SENHOR, e cantarei louvores ao teu nome” (Salmo 18:49). Isto é finalmente cumprido em Cristo que reúne pessoas de todos os povos, tribos e nações para compartilharem de seus louvores ao Pai (Romanos 15:9).

Então em nossas orações devemos expressar nosso profundo desejo de que o nome de Deus seja santificado para sempre (1 Crônicas 17:24); que o nome de Deus seja engrandecido e honrado sobre toda a terra (Salmo 46:10).

Nós devemos começar nossas orações totalmente conscientes de que o propósito último de todas as coisas é a glória de Deus. Quantas vezes caímos no erro de iniciarmos nossas orações com a mente ocupada com preocupações secundárias, e nos esquecemos de que o nosso maior desejo sempre deve ser a necessidade de Deus ser honrado sobre todas as coisas.

Então antes de qualquer aspiração pessoal, nosso pedido deve ser: “Pai nosso que estás no Céu, santificado seja o teu nome”. Sim, que o maravilhoso nome de Deus seja santificado acima de tudo e de todos!

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar