Lição 3: A Santíssima Trindade: Um Só Deus em Três Pessoas

A Santíssima Trindade: Um Só Deus em Três Pessoas é o tema da lição 3 das Lições Bíblicas CPAD do 3º trimestre de 2017 para a Escola Bíblica Dominical. Nesta lição, estudaremos sobre esse importante dogma da fé cristã.

Texto Áureo: Mateus 28:19

Leitura Bíblica em Classe: 1 Coríntios 12:4-6; 2 Coríntios 13:13

Introdução – Lição 3: A Santíssima Trindade: Um Só Deus em Três Pessoas

Lições Bíblicas 3º Trimestre de 2017 – Escola Bíblica Dominical

A doutrina da Santíssima Trindade é um ponto central da fé cristã. Apesar de ser a questão mais complexa no estudo teológico, tanto que frequentemente é denominada como sendo “um grande mistério”, isso não significa que ela não seja bíblica, simplesmente porque não a entendemos completamente. Assim, o dogma da Trindade precisa ser ensinado e pregado nas Igrejas, afinal, estamos falando sobre quem é o nosso Deus.

Construções Bíblicas Trinitárias – Lição 3: A Santíssima Trindade: Um Só Deus em Três Pessoas

Existem diversas passagens bíblicas, do Antigo ao Novo Testamento, que apontam para a verdade acerca do Deus Triúno. No Antigo Testamento, logo no primeiro capítulo de Gênesis, é possível perceber a ação da Trindade na Criação, o que depois fica ainda mais evidente a luz de passagens neotestamentárias como João 1:1-3 e Colossenses 1:16,17.

Os próprios nomes de Deus na Bíblia muitas vezes apontam para a Trindade Divina. Elohim é um dos termos utilizados para se referir a Deus no Antigo Testamento, e apesar de ser uma forma plural, isoladamente ele não pode ser utilizado para provar a Trindade, mas dentro de contextos como Gênesis 1:26 e 3:22, pode-se dizer que de alguma forma esse termo aponta para a triunidade de Deus.

Além dessas duas referências em Gênesis, existem várias outras, onde Deus fala consigo mesmo, ou de si mesmo, especialmente utilizando verbos e pronomes no plural (Gênesis 11:7; Isaías 6:8; etc.). Resumindo, o Antigo Testamento claramente faz uma distinção de pessoas na Divindade (cf. Gênesis 19:24; Isaías 48:16; 59:20,21; 63:9-10; Oséias 1:7).

Já o Novo Testamento é ainda mais direto, declarando que o Pai é Deus (João 6:27), o Filho, Jesus Cristo, é Deus (João 1:3; 5:27; 10:30) e o Espírito Santo é Deus (Atos 5:3,4). As três passagens principais no Novo Testamento que apontam para a veracidade da Santíssima Trindade são:

As Crenças Inadequadas – Lição 3: A Santíssima Trindade: Um Só Deus em Três Pessoas

Ao longo da história da Igreja, muitas teorias heréticas surgiram na tentativa de distorcer ou mesmo negar e rejeitar as verdades bíblicas acerca da Santíssima Trindade. Destacamos as principais:

  • Arianismo: negava completamente a Trindade, afirmando que Jesus era uma criatura de Deus, ou seja, o Arianismo entendia que o Filho não era eterno, sendo menor que o Pai.
  • Monarquismo Dinâmico: negava a divindade de Jesus, afirmando que Ele era simplesmente alguém que recebeu o poder de Deus por ocasião do batismo, e isso o elevou como superior aos homens. Outros também afirmavam que Jesus se tornou divino devido a sua ressurreição.
  • Sabelianismo: também conhecido como Monarquismo Modalista. Negava existência de três pessoas na Divindade, afirmando que Pai, Filho e Espírito são diferentes modos (ou máscaras) que o único Deus assume durante a História.

A palavra Trindade não pode ser encontrada na Bíblia, mas isso não significa que a doutrina da Santíssima Trindade não seja bíblica, ou que podemos negá-la. Vimos, mesmo de forma bastante resumida, que existe base bíblica suficiente para atestá-la.

De qualquer forma, qualquer tipo de argumento sobre uma possível influência extra-bíblica, seja da filosofia grega, do paganismo ou mesmo do imperialismo romano, não pode ser harmonizado com o posicionamento oficial acerca da Trindade formulado nos Concílios de Niceia e Constantinopla, e muito menos se sustenta à luz das Escrituras, onde o único Deus se revela em uma Santíssima Trindade (Gênesis 1:26; 16; 18; 19; Mateus 3:16; Lucas 4:18; 11:27; 28:19; João 1:1-3; 5:23; Atos 10:36; 20:28; Romanos 9:5; 10:9; 2 Coríntios 13:13,14; Colossenses 2:9; 1 Tessalonicenses 3:11; Hebreus 1:5-8; etc.).

Receber Estudos da Bíblia

Conclusão – Lição 3: A Santíssima Trindade: Um Só Deus em Três Pessoas

Em 1 João 5:7, lemos: “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um”. É verdade que esse versículo não aparece nos manuscritos mais antigos, e por isso é apontado por quem rejeita o dogma da Trindade como uma adição posterior.

Seja como for, adicionado posteriormente ou não, esse versículo apenas concorda com o que é ensinado exaustivamente em toda a Bíblia. O escritor do livro de Hebreus entendeu isso perfeitamente quando escreveu a introdução de sua epístola, especialmente na sentença: “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos” (Hebreus 1:5-8).

Na carta escrita pelo apóstolo Pedro, também encontramos de forma bastante simples  e objetiva a verdade acerca da Santíssima Trindade, que consiste em um só Deus em três Pessoas: “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas” (1 Pedro 1:2).

Escola Dominical – Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017: A Razão da Nossa Fé – Assim Cremos, Assim Vivemos EBD CPAD | Lição 3: A Santíssima Trindade: Um Só Deus em Três Pessoas.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico