Por Que Satanás se Transforma em Anjo de Luz?

A Bíblia diz que Satanás se transforma em anjo de luz e isto significa que ele faz de tudo para enganar as pessoas, até mesmo se disfarçar de algo bom. O grande propósito do diabo é promover a mentira e conduzir os homens ao erro. Então para alcançar esse objetivo, ele faz qualquer coisa, até mesmo reivindicar ser um anjo de luz.

No contexto bíblico a expressão “anjo de luz” refere-se aos santos anjos de Deus. O contraste entre luz e trevas frequentemente é aplicado como figura do bem e do mal espiritual, respectivamente.

Apesar de Deus ter criado todos os seres espirituais bons, uma parte deles se rebelou contra o Senhor e transgrediu Sua lei moral. Esses seres espirituais que pecaram são chamados de anjos caídos ou demônios; e segundo a Bíblia Satanás é o principal deles. Então os anjos de luz são os anjos fieis que estão a serviço de Deus; enquanto que os anjos das trevas são aqueles que pecaram e aguardam a condenação eterna. Entenda quem é Satanás.

Satanás disfarçado de anjo de luz

Satanás tem tido esse comportamento de se transformar em anjo de luz desde o princípio da história humana. Nas vezes em que ele aparece na Bíblia tentando enganar alguém, jamais ele se apresenta como sendo um anjo caído inimigo de Deus, de Sua obra e de Seu povo.

Se ele tiver oportunidade, certamente ele se apresentará como um anjo de luz. Podemos dizer que se ele aparecer a alguém, muito provavelmente ele dirá ser um anjo de luz enviado por Deus; ao invés de dizer que ele é um anjo das trevas querendo promover a destruição. É muito mais fácil, por exemplo, ele dizer a alguém: “eu sou o anjo Gabriel”, do que: “eu sou Satanás, adversário do povo de Deus”.

A verdade bíblica de que Satanás se transforma em anjo de luz até pode ser útil para explicar alguns fenômenos que já aconteceram ao longo da história da Igreja. Curiosamente a maioria das seitas que saíram de dentro do Cristianismo teve origem em supostas aparições de anjos. Muitos fundadores de seitas reivindicam que um anjo de Deus lhes apareceu para transmitir uma nova revelação e uma nova mensagem.

Isto está de acordo com o que a Bíblia Sagrada nos diz. Quando Satanás fez o homem cair no primeiro pecado, ele conseguiu convencer Eva de que ele tinha uma interpretação melhor acerca da ordem que Deus havia dado. Então o primeiro casal de fato ficou convencido de que o tentador tinha razão; e que seria uma atitude muito boa acatar o seu conselho (Gênesis 3).

Até mesmo quando o diabo tentou Jesus no deserto, ele usou as Escrituras de forma distorcida com a intenção de tentar validar suas propostas como se supostamente elas estivessem em harmonia com a Palavra de Deus. Mas apesar de Satanás se transformar em anjo de luz, ele continua sendo como um leão astuto buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5:8).

Receber Estudos da Bíblia

A obra de Satanás transfigurado em anjo de luz

Além de Satanás se transformar em anjo de luz, ele também possui agentes neste mundo que se dedicam a promover o seu ministério do engano. O apóstolo Paulo fala sobre isto em sua carta aos crentes de Corinto. Ele escreve: “Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras” (2 Coríntios 11:13-15).

Nesse texto Paulo fala sobre a realidade de pessoas que se infiltram no meio da Igreja se dizendo crentes em Jesus; mas na verdade elas são ministros enviados por Satanás. Essas pessoas tentam introduzir uma nova doutrina, uma nova visão, uma nova forma de interpretar as Escrituras, e um novo evangelho.

Mas o mesmo apóstolo também adverte: “Mas ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema” (Gálatas 1:8). Satanás se transforma em anjo de luz para apresentar o mal como sendo o bem; para vender sua ideia de pecado como algo correto e justo.

Aproveitando-se da corrupção da natureza humana, ele tem conduzido muitas pessoas ao erro. O coração do homem é tão inclinado ao mal que eles amam mais as trevas do que a luz (João 3:19). Essas pessoas rejeitam a auto-revelação de Deus e enxergam as obras das trevas como coisas boas. Mas tanto Satanás que se transforma em anjo de luz quanto seus pregadores da mentira e aqueles que são amantes do pecado, estão todos debaixo da condenação de Deus.

Não seja enganado por Satanás que se transforma em anjos de luz

No entanto, o crente verdadeiro deve estar sempre atento para não ser enganado pelas artimanhas de Satanás. Então como discernir se algo é espiritualmente bom ou é apenas Satanás disfarçado de anjo de luz? A resposta está no conhecimento da Palavra de Deus.

O salmista escreve: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e, luz para os meus caminhos” (Salmo 119:105). O mesmo salmista explica qual deve ser o nosso relacionamento com a Palavra que lança a luz da verdade em nossas vidas. Ele diz: “Quanto amo tua lei! É a minha meditação, todo dia!” (Salmo 119:97).

Aquele que tem sua vida alicerçada na verdade das Escrituras não cai na mentira do diabo. Ele é habilitado a reconhecer quando Satanás se transforma em anjo de luz para anunciar o engano. Por isto o escritor do livro de Hebreus diz que o alimento da Palavra é o que capacita o cristão para discernir não somente o bem, mas também o mal (Hebreus 5:14).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close