O Que Significa “Se Alguém Está em Cristo Nova Criatura é”?

A Bíblia diz que aquele que está em Cristo, nova criatura é. Isso diz respeito à regeneração que ocorre na vida do pecador e às bênçãos resultantes de sua união com Cristo. É impossível alguém permanecer o mesmo estando em Cristo, porque sua vida é transformada radicalmente por Ele. Sua posição em relação a Deus e ao mundo é alterada, pois agora ele torna-se participante da nova criação.

Foi o apóstolo Paulo quem escreveu que se alguém está em Cristo, nova criatura é (2 Coríntios 2:17). Ao apresentar uma defesa contra os ataques dos falsos mestres que tentavam introduzir ensinos estranhos ao Evangelho de Cristo e descredenciar sua pessoa e ministério, Paulo esclareceu aos coríntios quais eram suas motivações para anunciar o Evangelho. Nesse sentido ele destaca o temor ao Senhor, o amor de Cristo e a realidade da nova criação.

Se alguém está em Cristo

Antes de dizer que “se alguém está em Cristo, nova criatura é”, Paulo fala sobre o amor de Cristo. Ele diz que o amor de Cristo nos constrange, pois esse amor sacrifical foi revelado em sua morte na cruz em nosso lugar. Como consequência, Paulo basicamente diz que aqueles que foram alvos do amor de Cristo e receberam as bênçãos resultantes de sua morte e ressurreição, “já não vivem mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:15).

Então partindo desse princípio, Paulo fala sobre o resultado dessa comunhão. Ele diz que a relação dos redimidos com o mundo ao seu redor muda, pois eles passam a enxergar todas as coisas de uma perspectiva espiritual (2 Coríntios 5:16). Isso acontece porque essas pessoas agora estão “em Cristo”.

Paulo aplica a expressão “em Cristo” mais de vinte vezes em suas epístolas. Para o apóstolo, “estar em Cristo” significa desfrutar de uma íntima comunhão com Ele. Na verdade, estar em Cristo é ser parte do Seu corpo (1 Coríntios 12:27). Essa união com Cristo expressa tudo o que envolve a redenção do crente desde a eleição, justificação, santificação até a glorificação (Romanos 8:1; 1 Coríntios 1:2 3:8; Efésios 1:4,11).

Aquele que está em Cristo desfruta da segurança da obra infalível de Cristo que suportou em seu lugar a ira de Deus contra o pecado. Aquele que está em Cristo encontra conforto em saber que agora ele é aceito por Deus pelos méritos de Cristo. Quem está em Cristo possui a plena certeza de sua herança futura, pois já ele é participante da nova criação em Cristo.

Receber Estudos da Bíblia

Nova criatura é

Quando Paulo diz que “se alguém está em Cristo, nova criatura é” ele não tem em mente apenas as implicações individuais da salvação de uma pessoa, mas ele tem em mente algo mais amplo e profundo. A expressão “nova criatura é” traduz o texto bíblico que no grego diz literalmente que se alguém está em Cristo “é nova criação”.

Obviamente aquele que faz parte de uma nova criação é também uma nova criatura, mas o ensino bíblico aqui não está limitado apenas a esse sentido pessoal da redenção. Em outras palavras, o Paulo diz é que se alguém está unido a Cristo pela fé, essa pessoa agora faz parte da nova humanidade que está sendo criada em Cristo Jesus, ou seja, ela faz parte do povo de Deus.

Isso quer dizer que quem está em Cristo não mais é contado entre a velha humanidade que tem como seu representante o primeiro Adão, mas é contato entre a nova humanidade que tem na pessoa de Cristo, o último Adão, o seu representante.

Portanto, isso muda por completo a vida da pessoa. Ela não se relaciona mais com o mundo e com as pessoas à sua volta da mesma forma que antes. Isso porque ela faz parte da nova criação e possui um novo entendimento; sua orientação mudou e agora essa pessoa enxerga todas as coisas a partir da perspectiva de sua união com Cristo.

É claro que isso impacta diretamente em sua experiência prática de vida, mas essa mudança prática resulta da transformação total que a pessoa experimenta ao estar unida com Cristo, ao conhecer a Cristo de outra maneira e ser participante da nova criação. Então se alguém está em Cristo e faz parte da nova criação, consequentemente as coisas velhas já estão no passado, e agora tudo é novo.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar