Por Que Sem Fé é Impossível Agradar a Deus?

A declaração “sem fé é impossível agradar a Deus” significa que ninguém pode se aproximar de Deus e ter comunhão com Ele se não for através da fé genuína. Na verdade, sem essa fé uma pessoa nem mesmo é capaz de ter a certeza de que Deus existe e se relaciona pessoalmente com o homem.

O versículo que traz essa mensagem é Hebreus 11:6, onde lemos: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus; porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.

O autor de Hebreus escreve essas palavras num capítulo em que ele faz uma maravilhosa exposição acerca da natureza da verdadeira fé. Primeiro ele diz que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a convicção de fatos que não se vêem” (Hebreus 11:1).

Em seguida, ele explica que foi pela fé que os crentes do passado obtiveram bom testemunho; e que também é pela fé que podemos entender que todo o universo foi formado pela poderosa Palavra de Deus (Hebreus 11:2,3). Depois, o escritor bíblico faz uma lista dos grandes exemplos de pessoas piedosas do Antigo Testamento que tiveram suas vidas marcadas pela fé. Essa lista ficou conhecida como “a galeria dos heróis da fé” (Hebreus 11:4-40).

Sem fé é impossível agradar a Deus

A frase “sem fé é impossível agradar a Deus” é aplicada pelo escritor de Hebreus imediatamente após ele ter citado o exemplo de Enoque (Hebreus 11:5). Enoque foi uma das duas únicas pessoas da história que não experimentaram a morte. A outra pessoa foi o profeta Elias.

Enoque viveu no período pré-diluviano, um tempo em que a corrupção da humanidade avançava vigorosamente. A Bíblia diz muito pouco sobre quem foi Enoque; mas o que ela diz é suficiente para sabermos o quão piedoso e temente ao Senhor ele era. O texto bíblico diz que Enoque andou com Deus e desapareceu, porque Deus o levou (Gênesis 5:24).

Alguém pode perguntar: Como isso pode ser possível? Como uma pessoa pôde ser levada por Deus sem passar pela morte? O escritor de Hebreus responde essa pergunta apontando para a fé. Ele diz: “Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus” (Hebreus 11:5). Foi pela fé que Enoque agradou a Deus, não por qualquer qualidade humana que ele tivesse.

Antes de Enoque, Abel foi outro exemplo vivo de que somente pela fé o homem pode oferecer um culto aceitável ao Senhor; bem como Caim também foi um exemplo claro de que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:4).

Como agradar a Deus?

Frequentemente as pessoas perguntam: Como podemos agradar a Deus? A resposta é bem simples: Pela fé somente! É pela fé que sabemos que Deus existe; é pela fé que podemos nos aproximar de Deus; é pela fé que podemos andar com Deus; é pela fé que podemos nos relacionar pessoalmente com Deus como nosso melhor amigo; é pela fé que podemos orar a Deus como nosso Pai Celestial; e é pela fé que podemos ter uma vida gratamente submissa e obediente à vontade de Deus.

Bem diz o apóstolo Paulo: “Tudo que não provém de fé é pecado” (Romanos 14:23). Portanto, definitivamente sem fé é impossível agradar a Deus. A fé é uma necessidade absoluta para todo povo de Deus. A boa notícia é que sendo um dom divino, e não um fruto da habilidade humana, a fé está graciosamente disponível a qualquer cristão genuíno (Efésios 2:8).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar