O Que Significa Arcanjo? O Que é Um Arcanjo na Bíblia?

Arcanjo é o ser espiritual que lidera o corpo de anjos celestiais. A palavra “arcanjo” significa literalmente “anjo principal”, do grego archaggelos. Isso quer dizer que um arcanjo é basicamente um “chefe dos anjos”.

Por causa de sua autoridade e distinção, a figura do arcanjo sempre desperta a curiosidade de muitos leitores da Bíblia. As pessoas procuram saber o que é um arcanjo na Bíblia e quais são as suas funções. Mas a verdade é que há poucas informações bíblicas sobre isso.

Arcanjo na Bíblia

A palavra “arcanjo” aparece apenas duas vezes no Novo Testamento. A primeira referência ocorre numa exposição do apóstolo Paulo a respeito do dia da volta de Jesus. Nesse sentido, o apóstolo escreve que Cristo descerá do Céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus (1 Tessalonicenses 4:16).

Já a segunda referência que traz a palavra “arcanjo” na Bíblia, foi registrada por Judas. Ao escrever sobre um episódio envolvendo uma disputa pelo corpo de Moisés, Judas falou sobre como o arcanjo Miguel contendeu com Satanás (Judas 1:9).

Inclusive, esse texto escrito por Judas traz dois detalhes interessantes. Em primeiro lugar, o texto mostra que apesar de o arcanjo ser o líder dos anjos, sua autoridade não deriva de si mesmo. No livro do Apocalipse, por exemplo, esse mesmo arcanjo é mencionado como um ser poderoso que liderou o exército celestial numa batalha contra Satanás e seus anjos (Apocalipse 12:7-9).

Mas embora aparentemente o arcanjo seja um grande guerreiro, a fonte de toda sua autoridade está em Deus. Por isso no incidente registrado por Judas, o arcanjo Miguel não se apoiou em seu próprio poder para discutir com Satanás, mas simplesmente recorreu à autoridade de Deus ao declarar: “O Senhor o repreenda” (Judas 1:9).

Em segundo lugar, o texto de Judas é o único na Bíblia que associa a palavra “arcanjo” a um nome: Miguel. Isso quer dizer que em nenhuma outra parte a Bíblia designa um arcanjo pelo nome. Esse fato, inclusive, faz com que muitos eruditos acreditem que não existem arcanjos, no plural, mas que há apenas um único arcanjo, Miguel, que serve como um tipo de capitão do exército de Deus.

Também é importante saber que apesar de a palavra “arcanjo” aparecer somente duas vezes no Novo Testamento, o arcanjo Miguel também é citado no Antigo Testamento. No livro do profeta Daniel, o arcanjo é mencionado como sendo “um dos primeiros príncipes” que ajudou o anjo que Deus enviou para dar uma resposta a Daniel; e também como sendo “o grande príncipe” que protege o povo de Deus (Daniel 10:13-21; 12:1).

Receber Estudos da Bíblia

O que um arcanjo faz?

A Bíblia também não descreve de forma exaustiva a função do arcanjo. Mas os textos bíblicos que falam do Arcanjo, nos ajudam a entender um pouco de suas funções. Com base no texto do livro de Daniel, podemos concluir que como chefe dos anjos de Deus, o arcanjo também pode auxiliar outros anjos em alguma tarefa especifica. Isso porque quando o anjo que foi encarregado de comunicar a resposta de Deus ao profeta Daniel acabou sendo impedido pelo príncipe da Pérsia, coube a Miguel ajudá-lo.

Ainda considerando o texto de Daniel, fica claro que o arcanjo exerce a função de guardião dos escolhidos de Deus (Daniel 10:20,21; 12:1). Essa função que estava particularmente associada aos israelitas no Antigo Testamento, agora se estende a todo o povo de Deus que integra a Igreja de Cristo; pois ele batalha contra o império das trevas que tenta destruir a obra de Deus (cf. Apocalipse 12).

Por fim, de alguma forma o arcanjo também terá uma participação importante no final da presente era, quando finalmente chegará o grande dia da segunda vinda do Senhor Jesus. Nesse ponto a Bíblia não explica de forma clara o que ele fará, mas sabemos que sua voz será ouvida quando Cristo descer do céu (1 Tessalonicenses 4:16). Inclusive, alguns intérpretes acreditam que talvez seja o arcanjo quem tocará a trombeta de Deus.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar