O Que Significa Ciúmes na Bíblia?

Ciúme é um sentimento que pode se apresentar tanto de forma positiva quanto negativa. Por isso o significado de ciúmes na Bíblia deve ser considerado sempre à luz de seu contexto. Isso quer dizer que na Bíblia o ciúme pode ser um sentimento pecaminoso ou pode ser um sentimento legítimo e recomendado.

O significado de ciúmes no Antigo Testamento

No Antigo Testamento a palavra que pode ser traduzida como “ciúme” é o termo hebraico qin’a. Esse termo transmite basicamente a ideia de um ardor emocional forte, profundo e até complexo.

Isso explica porque essa única palavra pode ser usada para indicar:

  • O ciúme entre marido e mulher (Números 25:11; Cantares 8:6). Inclusive, havia até uma lei para os casos de ciúmes entre os israelitas (Números 5:11-31).
  • Um sentimento ruim mais relacionado à ira e à inveja (Ezequiel 35:11).
  • O zelo pelas coisas do Senhor (Números 25:11).
  • O próprio zelo do Senhor pela santidade de Seu nome que também se estende ao Seu povo (Isaías 42:13). Muitas vezes o ciúme de Deus, no que diz respeito ao Seu zelo, aparece nos textos bíblicos conectado à Sua santa ira (Ezequiel 36:6).

O significado de ciúmes no Novo Testamento

Já no Novo Testamento, a palavra básica para se referir ao ciúme é o termo grego zelos. Assim como no Antigo Testamento, essa palavra grega pode ser usada tanto de forma positiva quanto negativa.

No sentido positivo, a palavra “ciúmes” diz respeito ao zelo (2 Coríntios 7:11; 9:2; 11:2). Já no sentido negativo, ela transmite um significado que se aproxima da ideia de inveja. É assim que o apóstolo Paulo utiliza essa palavra quando exorta os crentes a andar dignamente e se afastar do estilo de vida pecaminoso.

Aos cristãos de Roma ele escreve: “Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidades e dissoluções, não em contendas e ciúmes” (Romanos 13:13). O ciúme também era um dos sentimentos que causavam problemas e ameaçavam a unidade na igreja em Corinto. Por isso o mesmo apóstolo questiona: “Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?” (1 Coríntios 3:3).

No Novo Testamento há ainda o uso do termo grego phthonos que também pode ser traduzido como “ciúme”. Mas em todas as vezes que essa palavra é usada, seja em sua forma verbal, seja como um substantivo, ela sempre aparece naquele sentido negativo que expressa a ideia de inveja.

Assim, em algumas traduções da Bíblia esse termo é traduzido como “ciúme” e em outras como “inveja” (cf. Romanos 1:29; 1 Timóteo 6:4; Tito 3:3; 1 Pedro 2:1). É traduzindo esse termo que o ciúme aparece na lista das obras da carne (Gálatas 5:21).

Em Tiago 4:5 o uso desse termo grego tem desafiado os tradutores bíblicos. Eles discutem se o a palavra deve ser traduzida como “ciúmes” no sentido do zelo do Espírito de Deus; ou se deve ser traduzida como “inveja” em referência ao comportamento pecaminoso do espírito humano.

Receber Estudos da Bíblia

Quando os cristãos devem ter ciúmes?

Como vimos, o ciúme pode significar um sentimento ruim e pecaminoso ou um sentimento bom de zelo e preservação. Entre um casal que verdadeiramente se ama, por exemplo, é normal que haja o ciúme no sentido de zelo e cuidado que se preocupa com a preservação da aliança do matrimônio.

Mas esse tipo de ciúme jamais deve se transformar em algo ruim, cruel, perverso e doentio. Aqui devemos no lembrar que “o amor é paciente, é e benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13:4-7).

Como fica claro, no sentido negativo o ciúme é identificado como sendo uma das concupiscências da carne. O remédio contra esse tipo de ciúme é revestir-se do Senhor Jesus Cristo (Romano 13:14). Quando andamos no Espírito, nossa vida não é pautada pelas obras da carne, dentre as quais está o ciúme doentio e pecaminoso; mas reflete as virtudes do fruto do Espírito Santo.

O crente também deve ter genuíno ciúme pelas coisas de Deus. Como ministro do Evangelho, o apóstolo Paulo tinha zelo pela pureza da Igreja. Assim ele escreve aos cristãos coríntios: “Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo” (2 Coríntios 11:2).

Em tempos em que o verdadeiro Evangelho tem sido adulterado com o propósito de corromper a Igreja de Cristo, se faz necessário que cristãos genuínos se levantem com ciúme piedoso pela obra de Deus.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico