Por Que em Cristo Somos Mais Que Vencedores?

Quando a Bíblia diz que somos mais que vencedores, isso significa que o amor de Deus em Cristo nos fortalece de tal forma que podemos suportar seja quais forem as circunstâncias. Os redimidos enfrentam a hostilidade e a dor amparados pela certeza do amor de Deus que os resgatou.

Na Bíblia, o versículo que diz que somos mais que vencedores foi escrito pelo apóstolo Paulo. Ao falar sobre a segurança da salvação em Cristo, o apóstolo escreveu: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8:37).

Mas também é verdade que muita gente aplica esse versículo com um sentido completamente estranho ao seu contexto. Não é difícil encontrar alguém que pensa que esse versículo é uma promessa de que os crentes podem conquistar tudo o que desejarem, afinal são mais que vencedores. Porém, esse versículo se refere a uma vitória que tem muito mais a ver com a ideia de “suportar”; de ser vitorioso na adversidade. O foco desse versículo está na segurança do crente em Cristo, e não na satisfação de desejos pessoais.

Em todas estas coisas

O versículo não começa simplesmente com a afirmação: “Somos mais que vencedores”. Antes, o versículo começa dizendo: “Em todas estas coisas”. Isso indica, obviamente, que o próprio texto bíblico explica em quais coisas somos mais que vencedores. Isso fica mais do que claro nos versículos predecessores.

Primeiro, Paulo escreve que não restam acusação ou condenação contra os eleitos de Deus, pois o próprio Deus é quem os justifica mediante os méritos de Cristo que morreu, ressuscitou e agora está numa posição exaltada agindo como intercessor do seu povo (Romanos 8:31-34).

Depois, à luz dessa verdade, o apóstolo questiona: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?” (Romanos 8:35). Claro que esse questionamento é retórico, e significa que ninguém jamais será capaz de nos separar do amor de Cristo por nós.

Na sequência, o apóstolo faz uma citação do Salmo 44: “Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro” (Romanos 8:36; cf. Salmo 44:22). Nesse ponto, Paulo indica que o sofrimento por causa do Senhor é algo bem conhecido dos crentes de todas as épocas.

Então ao dizer que somos mais que vencedores, o apóstolo tem em mente “todas estas coisas”, isto é, tribulação, dor, hostilidade, privação, angústia e perseguição. Esses sofrimentos, porém, não ameaçam as bênçãos que os crentes desfrutam em Cristo; ao contrário, esses sofrimentos acabam contribuindo para o crescimento espiritual do povo Deus que caminha em direção à glória futura.

Somos mais que vencedores

A expressão: “mais que vencedores” indica basicamente uma “superinvencibilidade”. Ser mais que vencedor é o mesmo que ser “supervencedor”. Inclusive, essa expressão traduz uma palavra grega composta que significa algo como “sobrepujar completamente”, no sentido de alcançar uma vitória inigualável. Ao afirmar que somos mais que vencedores, Paulo ensina que o povo de Deus está conquistando uma vitória completa e definitiva.

A ideia é que não há nada que os crentes possam temer, pois por piores que sejam as circunstâncias, em todas elas os crentes são mais que vencedores. Isso, inclusive, deixa claro que muitas vezes Deus não nos livra dos problemas, mas nos livra nos problemas; muitas vezes Ele não nos protege das dificuldades, mas nos protege nas dificuldades, de modo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus; daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8:28). A segurança que desfrutamos em Cristo é tão grande que até mesmo as adversidades trabalham em nosso favor.

Por meio daquele que nos amou

Por que somos mais que vencedores? Definitivamente não é porque somos bons, habilidosos, valorosos ou corajosos. Somos mais que vencedores “por meio daquele que nos amou”. Nossa vitória, antes de tudo, é a vitória de Cristo. Não somos mais que vencedores por causa de algo que depende de nós, mas por causa do que Cristo fez e faz continuamente por nós.

Então “por meio daquele que nos amou”, sabemos que agora Deus é por nós e, portanto, ninguém terá êxito em ser contra nós (Romanos 8:31). Sabemos também que Deus nos justificou, já que Cristo morreu em nosso favor (Romanos 8:32,33). Ainda sabemos que Cristo intercede por nós continuamente e nos ama com um amor irrevogável (Romanos 8:34-39). Sim, somos mais que vencedores porque Cristo morreu por nós; porque Cristo vive em nós; porque Cristo nos ama; e porque Cristo intercede por nós.

Receber Estudos da Bíblia

Somos mais que vencedores, não menos que isso

Tudo bem que a perseguição, a dor, a privação, a tribulação e a angústia não podem nos derrotar. Mas alguém ainda pode questionar se há algo mais intenso ou mais poderoso que, porventura, possa ameaçar nossa vitória em Cristo; se não agora, em algum momento futuro. No entanto, a resposta bíblica é mais do que clara. Nem a morte, nem a vida; nem coisas do presente ou do futuro; nem a altura, nem a profundidade; nenhuma criatura, nem mesmo os anjos, os principados e os poderes; absolutamente nada “poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8:38,39).

É realmente incrível saber que em todas essas coisas somos mais que vencedores, porque isso não apenas significa que as coisas que se opõem contra nós são neutralizadas, mas que elas operam em nosso favor, mesmo quando nos causam dor e sofrimento. Isso porque na forma com que essas coisas nos afetam, como diz W. Hendriksen, nos é revelado o amor de Deus que está em Cristo, amor esse do qual ninguém e nada jamais será capaz de separar-nos (Comentário do Novo Testamento — Romanos, 1981).

De fato, isso é muito mais do que derrotar os inimigos, mas é fazer com que os inimigos — na insensatez de sua oposição — se movimentem a nosso favor contribuindo com a nossa glória final. É isso que Deus nos concede por meio de Cristo. Por isso em Cristo não somos apenas vencedores, somos mais que vencedores!

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar