Qual o Significado de Teontologia?

Teontologia é a matéria da teologia sistemática que aborda questões relacionadas ao ser de Deus e suas obras. A palavra teontologia vem do grego e é formada por três vocábulos: theos, “Deus”, ontos, “ser”, e logos, “palavra” ou “lógica”. Daí o significado de teontologia diz respeito ao “estudo do ser de Deus”. Portanto, a teontologia é a teologia propriamente dita, ou seja, é a doutrina de Deus.

As pessoas falam de Deus o tempo todo. Mas a questão é que nem sempre o que as pessoas pensam sobre Deus condiz com o que a Bíblia – que é a Palavra de Deus – diz sobre Ele. Muitas vezes os homens idealizam um deus que nada tem a ver com o Deus revelado nas Escrituras. Então a teontologia trata de apresentar um conjunto de dados organizados acerca do que a Bíblia realmente diz sobre quem Deus é e quais são as suas obras.

Qual a importância da teontologia?

Sem dúvida a teontologia lida com questões que estão além da nossa compreensão. Mas isso não quer dizer que a teontologia falha em apresentar os temas fundamentais para a Fé Cristã relacionados à natureza Deus. Embora Deus seja incompreensível, Ele é também cognoscível.

Isso quer dizer que embora não possamos compreender exaustivamente o ser de Deus – visto que somos criaturas finitas e imperfeitas e Ele é o nosso Criador infinito e perfeito – nós podemos conhecê-lo porque Ele mesmo resolveu se revelar a nós. Essa auto-revelação divina nos é dada de forma geral através do mundo criado e de forma especial através da Escritura. Na teologia isso é chamado de “revelação geral” e “revelação especial”.

Então a teontologia não se trata de um descobrimento de Deus por parte do homem, mas do estudo do conhecimento que o próprio Deus graciosamente resolveu prover ao homem acerca de Si. Nesse sentido, embora jamais possamos obter todo o conhecimento sobre Deus, a porção que Ele decidiu nos revelar é perfeita e suficiente para nos instruir acerca de tudo o que é importante para termos um relacionamento com Ele.

Portanto, obviamente a teontologia é fundamental para o estudo teológico. Sem a compreensão adequada acerca do caráter e da natureza de Deus, é impossível compreender as outras doutrinas de forma correta. Afinal, como podemos entender as obras de Deus e a forma com que Ele se relaciona conosco se tivermos um entendimento distorcido e equivocado sobre quem Ele é?

Por esse motivo é que não raramente muitos erros teológicos que ocorrem em outras matérias da teologia sistemática são, na verdade, resultantes de erros cometidos no campo da teontologia.

Vamos a um exemplo prático: os universalistas acreditam que no final das contas todas as pessoas serão salvas; visto que supostamente a ideia de pessoas condenadas ao sofrimento eterno não combina com um Deus amoroso. A primeira vista o erro dos universalistas parece ser soteriológico, já que eles adotam uma soteriologia que é incoerente com a doutrina bíblica da salvação que indica a bem-aventurança eterna dos redimidos e a condenação eterna dos ímpios.

Mas em última análise, o erro dos universalistas é, antes de tudo, teontológico. Os universalistas erram ao falar da doutrina da salvação porque primeiro eles falham em entender o que a Bíblia diz acerca do ser de Deus e seus atributos – visto que o Deus que é totalmente amoroso também é totalmente justo e santo. Por isso que Millard Erickson diz que o conceito de Deus adotado por uma pessoa fornece toda a estrutura dentro da qual ela constrói sua teologia e vive sua vida (Teologia Sistemática).

Quais os temas da teontologia?

Dentre os principais temas estudados na teontologia, podemos citar:

Estudar teontologia é realmente maravilhoso e fundamental para todo cristão; pois o crente verdadeiro tem prazer em conhecer mais e mais sobre quem é o Deus a quem ele serve. Nesse sentido, os temas abordados na teontologia trazem implicações práticas para a vida cristã.

Você pode se aprofundar mais no estudo da teontologia bíblica estudando a Palavra de Deus juntamente conosco no conforto do seu lar. A teontologia é uma das matérias do nosso curso de formação em teologia online (clique e conheça aqui).

Botão Voltar ao topo
Fechar