Como Era a Terra de Gósen na Bíblia?

A terra de Gósen era a região do Egito onde os israelitas moravam antes do Êxodo. Na Bíblia, a terra de Gósen também recebe o nome alternativo de “terra de Ramessés” (Gênesis 47:11). É provável que a palavra “Gósen” seja de origem egípcia e signifique “aproximando-se”.

Embora sua localização exata seja incerta, os estudiosos acreditam que provavelmente a terra de Gósen ficava na parte nordeste do território egípcio, a leste do Delta do Nilo. Sobre isso, Carl de Vries explica que a terra de Gósen estava localizada no extremo leste do Delta, a nordeste de Heliópolis – que é a mesma cidade bíblica de Om (Gênesis 41:45). Nessa região estava o Wadi Tumilat, que era uma área fértil que ligava o Nilo ao lago Tinsa (Wycliffe Bible Dictionary, 2000).

Algumas pragas que foram enviadas sobre a terra do Egito não atingiram a terra de Gósen (cf. Êxodo 8:22; 9:26). Isso significa que embora Gósen estivesse dentro dos domínios egípcios, ao mesmo tempo aquela terra estava separada do território onde os egípcios realmente habitavam. Então parece que apenas posteriormente, no tempo de Ramessés II, é que a terra de Gósen passou a concentrar importantes projetos de construção no Egito.

Vale saber que a Bíblia ainda cita o que parece ser outros dois locais chamados Gósen – um distrito e uma aldeia ao sul de Judá que provavelmente estavam associados. Mas esses locais não devem ser confundidos com a terra de Gósen no Egito (Josué 10:41; 11:16; 15:51).

A chegada dos israelitas em Gósen

Os israelitas se estabeleceram em Gósen no tempo em que José era o governador do Egito. Houve uma grande crise na terra e as pessoas tiveram que buscar alimento no Egito. Entre essas pessoas estavam os filhos de Jacó – e irmãos de José – que estavam sendo assolados pela fome em Canaã.

Quando José revelou sua identidade a seus irmãos, ele mandou que toda casa de seu pai fosse levada ao Egito para estar aos seus cuidados. Então foi nesse contexto que Jacó e seus filhos imigraram de Canaã para o Egito e se fixaram na terra de Gósen – o lugar escolhido pelo próprio José para servir de lar de sua família.

Embora José já tivesse optado pela terra de Gósen, ele ainda dependia da aprovação de Faraó. Então quando a família de Jacó chegou ao Egito, José selecionou cinco de seus irmãos e apresentou a Faraó, que lhes perguntou sobre a profissão que eles exerciam. Os irmãos de José disseram a Faraó que eles eram pastores de rebanho e pediram a e ele que os deixasse ficar em Gósen. Então Faraó disse a José que ele colocasse sua família no melhor da terra em Gósen (Gênesis 47:1-6).

Receber Estudos da Bíblia

A vida dos israelitas na terra de Gósen

Certamente a escolha de José pela terra de Gósen foi muito sábia. Como estava numa terra fértil, em Gósen haveria pastos para os rebanhos da casa de Jacó. Mas o principal é que parece que naquele tempo Gósen estava em certo sentido isolada da vida social dos egípcios nativos. Então os israelitas poderiam se estabelecer ali mantendo sua identidade como povo da aliança sem correr o risco de ser assimilado pela cultura egípcia através da mistura social.

A Bíblia diz que na terra de Gósen os israelitas se multiplicaram muito, conforme as promessas da aliança de Deus a Abraão e sua descendência (Gênesis 47:27; Êxodo 1:7; cf. Gênesis 46:3). Isso significa que foi em Gósen que Israel começou a se estabelecer como nação. O próprio Jacó viveu os últimos dias de sua vida em Gósen – foram dezessete anos (Gênesis 47:28). Quando Jacó morreu, foi da terra de Gósen que partiu o cortejou que levou seu corpo para ser sepultado em Canaã junto de seus pais.

No tempo de Moisés, os israelitas ainda estavam morando em Gósen. Então foi naquela terra que eles acabaram sendo basicamente escravizados sendo obrigados a pagar grandes tributos e a construir cidades de tesouros a Faraó (Êxodo 1:11). Mas também foi na terra de Gósen que os israelitas foram preservados das pragas que Deus enviou ao Egito, e dali finalmente eles partiram rumo à Terra Prometida.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar