O Que Era a Torre de Siloé na Bíblia?

A Torre de Siloé era uma torre que ficava em Jerusalém, e que foi citada na Bíblia no Evangelho de Lucas no Novo Testamento (Lucas 13:4). Em nenhuma outra parte da Bíblia essa torre é mencionada. Mas no versículo em que é citada, a Torre de Siloé aparece em conexão com uma conhecida tragédia no tempo de Jesus. A Torre de Siloé caiu e matou dezoito pessoas.

Pela falta de referências, não há qualquer detalhe disponível sobre como era a Torre de Siloé. Alguns estudiosos apenas sugerem que provavelmente essa torre ficava na parte sudeste na antiga Jerusalém, próxima ao conhecido Tanque de Siloé. Esse tanque era um reservatório de águas que ficava localizado em Jerusalém, no lado sul do Templo, e que provavelmente tenha sido construído no tempo do rei Ezequias.

Inclusive, as águas de Siloé são citadas desde o Antigo Testamento (Isaías 8:7; cf. Ezequiel 47:1). O reservatório de Siloé foi muito importante durante o cerco de Jerusalém, pois garantia o abastecimento de água na cidade. Já no Novo Testamento, as águas de Siloé são mencionadas no episódio em que Jesus curou um cego de nascença e pediu que ele fosse lavar os olhos no Tanque de Siloé (João 9:1-7).

Considerando tudo isso, muitos comentaristas acreditam que talvez a Torre de Siloé ficasse próxima a esse complexo, e fazia parte de um antigo sistema de fortificação dos muros da cidade de Jerusalém. Mas outros comentaristas sugerem que essa torre ficava na área onde atualmente é o bairro de Silwân, nas proximidades do vale de Cedrom. Seja como for, enquanto ainda estava em pé a Torre de Siloé era um ponto de referência muito conhecido nos tempos bíblicos.

A queda da Torre de Siloé

O Senhor Jesus Cristo mencionou uma tragédia que ainda estava viva na memória de seus ouvintes, e que aconteceu justamente na Torre de Siloé. A torre desmoronou e acabou matando dezoito pessoas.

Há muitas especulações sobre a identidade dessas pessoas. Alguns comentaristas conjecturam que talvez essas pessoas estavam trabalhando na torre. Já outros sugerem que talvez essas pessoas não estivessem exatamente na torre, mas próximo a ela, e acabaram sendo atingidas por seus escombros. Por fim, há ainda quem defenda que os dezoito mortos eram, na verdade, prisioneiros que estavam presos na Torre de Siloé. Seja como for, fica claro no texto bíblico que essas pessoas eram habitantes de Jerusalém (Lucas 13:4).

Receber Estudos da Bíblia

Os mortos na Torre de Siloé não eram mais pecadores que os demais

O mais importante é entender o princípio espiritual que Jesus extraiu desse episódio. Jesus se referiu à queda da Torre de Siloé ao corrigir o pensamento de alguns de seus ouvintes que aparentemente acreditavam que pessoas envolvidas em tragédias eram mais pecadoras que as demais.

Os ouvintes de Jesus começaram falando sobre o massacre dos galileus promovido por Pôncio Pilatos. Parece que eles pensavam que aqueles galileus mortos tinham sido alvos do castigo divino por causa de seus pecados (Lucas 12:1-3). Na verdade, esse tipo de pensamento que estabelecia uma ligação direta entre o sofrimento e o pecado, era muito comum entre os judeus. O conceito era que todo sofrimento consistia, necessariamente, numa retribuição da justiça divina pelo pecado cometido por alguém.

Também vale lembrar que no tempo de Jesus havia certo preconceito contra os galileus. Mas não é possível saber se esse preconceito estava em vista quando os ouvintes de Jesus falaram sobre o massacre dos galileus. De qualquer forma, logo em seguida, ao mencionar a queda da Torre de Siloé, Jesus apontou que tragédias também aconteciam com os moradores de Jerusalém, e que os dezoito mortos não eram necessariamente mais pecadores que o restante dos habitantes da cidade.

Com isso, Jesus enfatizou aos seus ouvintes a necessidade do arrependimento e da conversão. Jesus ensinou que todos precisam se arrepender de seus pecados e se voltar para Deus. O impenitente que confia em sua justiça própria, independentemente de quem for, haverá de perecer, pois apesar de Deus ser longânime e misericordioso, o dia do juízo virá (Lucas 13:5).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar