Quem Foi Efraim? Qual a História da Tribo de Efraim?

Efraim foi o segundo filho de José e fundador da tribo de Efraim. Sua mãe era a egípcia Asenate. Efraim também era irmão de Manassés e neto de Jacó. A breve história de Efraim na Bíblia está registrada principalmente nos capítulos finais do livro de Gênesis (Gênesis 41:52; 48).

O nome “Efraim” vem de uma raiz que significa “fertilidade” e transmite o sentido de “ser próspero” ou “duplamente frutífero”. O texto bíblico diz que quando Efraim nasceu, José disse: “Deus me fez próspero na terra da minha aflição” (Gênesis 41:52). Efraim nasceu durante os sete anos de fartura sobre o Egito.

A Bíblia não traz qualquer detalhe sobre a vida pessoal de Efraim. O episódio da vida de Efraim que recebe maior destaque no texto bíblico é a ocasião em que ele e seu irmão foram abençoados por Jacó. Tanto ele quanto Manassés foram adotados por Jacó, indicando que dessa forma seu pai, José, recebeu os direitos de primogenitura e a porção dupla por parte de Jacó. Então sendo contados como filhos de Jacó, os dois filhos de José foram líderes-fundadores de tribos de Israel.

Apesar de Efraim ter sido o filho mais novo de José, foi ele quem recebeu a bênção principal de Jacó. Quando José tentou fazer com que Jacó desse a bênção principal a Manassés, Jacó lhe explicou que Manassés seria um povo grande, mas seu irmão menor seria maior do que ele (Gênesis 48:19). Dessa forma o nome de Efraim foi posto adiante do nome de Manassés (Gênesis 48:20; cf. Deuteronômio 33:17).

O livro de Crônicas traz uma apresentação das doze tribos de Israel e menciona os descendentes de Efraim. Nesse relato o cronista informa os nomes dos filhos de Efraim, destacando Ezer e Eleade – que foram mortos ao tentarem roubar gados dos homens de Gate – e Berias, ancestral de Josué. É difícil saber se nesse texto o nome “Efraim” se refere ao patriarca da tribo ou a um de seus descendentes. Seja como for, em sua narrativa o objetivo principal do cronista é destacar a linhagem de Josué.

A tribo de Efraim

A bênção de Jacó sobre Efraim se cumpriu no desenvolvimento de sua descendência. De fato a tribo de Efraim foi muito próspera e dela surgiram líderes notáveis da história de Israel. Durante um período no tempo do êxodo, a tribo de Manassés chegou a ser mais numerosa que a tribo de Efraim (Números 26:34-37). Mas a tribo de Efraim estava destinada a se tornar mais numerosa e importante do que a tribo de Manassés, e isso foi confirmado na sequência da história bíblica.

No acampamento de Israel, a tribo de Efraim liderava o campo oeste ao redor do Tabernáculo. No tempo dos juízes, a tribo de Efraim esteve envolvida e alguns conflitos civis. Primeiro durante os dias de Gideão, e depois durante os dias da liderança de Jefté (Juízes 8:1-3; 12:1-6).

A tribo de Efraim se tornou tão proeminente que posteriormente o nome “Efraim” passou a estar profundamente associado ao Reino do Norte servindo como designação base das dez tribos que formavam o reino de Israel (cf. 2 Crônicas 25:7; Oséias 5:3-14). Os descendentes da tribo de Efraim são chamados na Bíblia de “efraimita” (Josué 16:10; Juízes 12:4-6).

Entre os personagens bíblicos mais importantes que descendiam da tribo de Efraim, temos:

  • Elisama – um representante da tribo de Efraim e ajudante de Moisés.
  • Josué – sucessor de Moisés na liderança de Israel que conduziu o povo na conquista e na divisão da Terra Prometida.
  • Samuel – profeta e último juiz de Israel. O profeta Samuel também foi o homem usado por Deus para preparar a instituição da monarquia em Israel.
  • Jeroboão – o primeiro rei do reino de Israel quando as dez tribos do norte resolveram se rebelar dando início ao período do reino dividido.
Receber Estudos da Bíblia

O território de Efraim

A tribo de Efraim recebeu um grande território na divisão da terra de Canaã (Josué 16). O território de Efraim era predominantemente formado por montanhas e vales que eram bem irrigados pelas estações das chuvas tornando sua área fértil. Na Bíblia algumas vezes o território de Efraim é chamado de “montanhas de Efraim”.

Ao longo da história de Israel, alguns dos centros mais importantes no território de Efraim foram:

  • Siquém – que estava entre os montes Ebal e Gerizim.
  • Siló – o lugar que abrigou a Arca da Aliança durante o período dos juízes de Israel. Isso significa que o centro religioso de Israel no tempo dos juízes estava no território de Efraim.
  • Betel – a cidade que se tornou um centro de adoração no Reino do Norte.

Como já foi dito, no tempo do reino dividido o nome “Efraim” foi frequentemente aplicado para designar todo o Reino do Norte. Então juntamente com todas as tribos que formavam o Reino do Norte, a tribo de Efraim acabou sendo exilada quando o reino de Israel foi conquistado e destruído pelo Império Assírio como juízo de Deus por causa de sua corrupção moral. Profetas como Amós, Oseias, Miqueias e até o profeta Isaías profetizaram esse acontecimento.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar