O Que Significa a Tribo de Naftali na Bíblia?

A tribo de Naftali era o clã formado pelos descendentes de Naftali, um dos filhos do patriarca Jacó. Naftali tinha quatro filhos, e seus filhos deram origem a quatro grandes famílias que organizaram a tribo de Naftali como parte das doze tribos de Israel.

Antes de Jacó morrer, a Bíblia diz que ele abençoou os seus filhos. Na bênção sobre Naftali, Jacó comparou sua descendência a uma gazela solta no campo (Gênesis 49:21). Muitos intérpretes defendem que essa ilustração foi uma referência profética às caraterísticas da tribo de Naftali; um povo ágil que lutou pela liberdade em vários momentos da história de Israel.

A organização da tribo de Naftali

Quando foi feito um censo dos israelitas no deserto no tempo de Moisés, a tribo de Naftali contava com 53.400 homens de guerra com mais de vinte anos (Números 1:43; 2:30). No entanto, quando o segundo censo foi realizado, esse número acabou diminuindo para 45.400 guerreiros (Números 26:50).

Já no posicionamento das tribos no acampamento de Israel, a tribo de Naftali ficava acampada ao norte do Tabernáculo, próxima das tribos de Aser e Dã (Números 2:25-31). Depois, quando a terra de Canaã foi dividida entre as tribos de Israel, a herança da tribo de Naftali consistiu numa porção de terra estreita, montanhosa e muito fértil no norte do território conquistado.

Nas fronteiras da tribo de Naftali estavam os territórios das tribos de Aser, Zebulom, Issacar e o Mar da Galileia (Josué 19:32-39). Na fronteira oriental, o território da tribo de Naftali se estendia até os limites superiores do Jordão. No território da tribo de Naftali também havia dezenove cidades fortificadas, dentre as quais estavam: Zidim, Zer, Hamate, Racate, Quinerete, Adamá, Ramá, Quedes, Edrei, En-Hazor, Irom, Migdal-El, Horém, Bete-Anate, Bete-Semes e Hazor, que sem dúvida era a cidade mais importante.

Três dessas cidades do território da tribo de Naftali também foram destinadas aos levitas da família de Gerson. Inclusive, a cidade de Quedes era uma cidade de refúgio (Josué 21:6,32; cf. 1 Crônicas 6:62-76).

Receber Estudos da Bíblia

A tribo de Naftali na história de Israel

A tribo de Naftali não conseguiu expulsar os cananeus das cidades de Bete-Anate e Bete-Semes; mas pelo menos conseguiu subjugá-los e fazê-los seus vassalos. Já durante o período dos juízes, a tribo de Naftali teve um papel importante na luta contra Jabim, o rei cananeu que exerceu domínio sobre os israelitas. Na batalha pela libertação liderada por Débora e Baraque, o próprio Baraque era um filho da tribo de Naftali da cidade de Quedes (Juízes 4:6-10).

Na sequência da história bíblica, os homens da tribo de Naftali continuaram com sua reputação de guerreiros. Entre os guerreiros que responderam à convocação de Gideão para lutar contra os midianitas, estavam representantes da tribo de Naftali (Juízes 6:35—7:23). Depois, no estabelecimento do reino unificado sob o governo de Davi, os guerreiros da tribo de Naftali lutaram a favor de Davi contra a casa de Saul (cf. 1 Crônicas 12:34-40).

Por ficar na fronteira norte, o território da tribo de Naftali sempre esteve um tanto quanto exposto nos tempos de guerras. Inclusive, o território da tribo de Naftali foi invadido e devastado pela ofensiva de Ben-Hadade, da Síria (1 Reis 15:20; 2 Crônicas 16:4). Depois, no século seguinte, o povo da tribo de Naftali foi o primeiro a ser levado cativo quando a Assíria conquistou o Reino do Norte (2 Reis 15:29).

O território assolado no norte de Israel onde também ficava a terra da tribo de Naftali, foi lembrado na profecia do profeta Isaías. Ele profetizou que aquela terra que havia sido humilhada, haveria de ser honrada; de modo que o povo que caminhava em trevas enxergaria uma grande luz (Isaías 9:1-7). Essa profecia teve o seu cumprimento final quando o Senhor Jesus Cristo estabeleceu a base do seu ministério na Galileia nas cidades que anteriormente pertenciam à tribo de Naftali (cf. Mateus 4:12-16).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar