Quem Eram Trifena e Trifosa?

Trifena e Trifosa eram duas mulheres cristãs que faziam parte da igreja em Roma. Elas são mencionadas na Bíblia apenas uma única vez no Novo Testamento, na Carta aos Romanos (Romanos 16:12).

Por causa da falta de informações e referências bíblicas sobre Trifena e Trifosa, pouco se sabe sobre a vida dessas duas mulheres que viveram no primeiro século. Tudo o que se sabe, de fato, é que elas tinham grande compromisso e dedicação pela obra do Senhor.

Na seção de saudações pessoais da Epístola aos Romanos, o apóstolo Paulo escreve sobre elas. Eles diz: “Saudai Trifena e Trifosa, as quais trabalhavam no Senhor” (Romanos 16:1).

A atitude do apóstolo em saudar as duas mulheres demonstra o profundo respeito que ele tinha por elas. Apesar de nada se saber sobre a vida pessoal das duas mulheres, a forma com que Paulo saúda Trifena e Trifosa indica que elas não tinham uma vida tranquila.

Pode ser que elas tenham pertencido a uma família romana que desfrutava de uma posição confortável na sociedade; visto que seus nomes vêm de uma raiz grega que significa “luxuriante”. Porém, elas entregaram suas vidas ao serviço do Evangelho. Como Paulo escreve, Trifena e Trifosa eram literalmente operárias do Senhor.

Alguns comentaristas sugerem que talvez o trabalho que notabilizava não apenas Trifena e Trifosa, como também outras mulheres citadas na mesma lista, indicava alguma forma regular de serviço cristão desempenhado por elas (Romanos 16:6,12). Seja como for, realmente Paulo reconhecia o dedicado serviço das mulheres nas comunidades cristãs; mas ir além disso é simplesmente especulação.

Receber Estudos da Bíblia

Os significados dos nomes “Trifena” e “Trifosa”

Sem dúvida os nomes Trifena e Trifosa chamam a atenção de muitas pessoas que leem a Carta de Paulo aos Romanos. Mas apesar de soarem de forma estranha para a maioria das pessoas da atualidade, esses nomes eram comuns no primeiro século e muito usados no Império Romano.

Como foi dito, os dois nomes derivam de uma mesma raiz grega. Como frequentemente membros da mesma família recebiam nomes derivados da mesma raiz, é provável que Trifena e Trifosa fossem irmãs; quem sabe fossem até gêmeas. Ainda hoje é comum que os pais designem seus filhos com nomes de grafia e sonoridade semelhantes. O nome Trifena significa “graciosa” ou “gentil”, e Trifosa significa “delicada”, “elegante” ou “exuberante”.

Os estudiosos dizem que esses nomes são encontrados em lápides que datam dos primeiros séculos e em documentos ligados à casa real de Roma. Inclusive, os dois nomes aparecem em túmulos num cemitério usado principalmente para pessoas relacionadas à realeza romana.

Com base nisso, alguns comentaristas sugerem que Trifena e Trifosa talvez estivessem incluídas entre aqueles cristãos que são citados genericamente por Paulo na Epístola aos Filipenses como pertencendo à “casa de César” (Filipenses 4:22).

Trifena também é nome de uma rainha da Trácia citada no apócrifo Atos de Paulo e Tecla; um livro escrito provavelmente a partir do século 2 d.C. Aqui vale saber que esse livro apócrifo narra uma história fantasiosa com princípios que contradizem a doutrina bíblica e nada tem a ver com o apóstolo Paulo.

Há também a Trifena que foi filha de Ptolomeu VIII Fiscão com Cleópatra III. Ela viveu entre 141 a.C. e 111 a.C. e não tem qualquer ligação com sua homônima citada na Bíblia. Se você gostou de saber quem eram Trifena e Trifosa, conheça também as biografias e histórias dos principais personagens bíblicos (clique para ver).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar