O Que Significa “A Tua Fé Te Salvou”?

Jesus dizia “a tua fé te salvou” para indicar que a fé da pessoa curada foi o canal pelo qual o poder de Deus fez o milagre acontecer. A expressão “a tua fé te salvou” significa literalmente “a tua fé lhe trouxe saúde” ou “a tua fé lhe curou”.

Jesus declarou “a tua fé te salvou” algumas vezes durante seu ministério terreno. Todas elas, no entanto, foram ditas num contexto em que um milagre aconteceu (Mateus 9:22; Marcos 5:34; 10:52; Lucas 7:50; 8:48; 17:19; 18:42). Neste estudo bíblico entenderemos melhor o significado da frase “a tua fé te salvou”.

O significado correto de “a tua fé te salvou”

É verdade que muita gente tem dificuldade em entender corretamente a declaração “a tua fé te salvou”. Algumas pessoas pensam que essa declaração coloca a fé como a causa básica do milagre realizado por Jesus Cristo. Outras ainda entendem que a expressão “a tua fé te salvou” significa uma indicação de uma suposta fé que tem origem no próprio homem.

Mas é claro que esse tipo de interpretação não é correto. Na verdade a declaração “a tua fé te salvou” pode ser vista em diferentes aspectos. Em primeiro lugar, ela realmente é uma declaração em que Jesus reconhece a plena convicção de certas pessoas de que Ele as restauraria.

Em segundo lugar, essa declaração também enfatiza que determinado milagre ocorreu por causa da resposta pessoal de Cristo à fé pessoal que essas pessoas demonstraram ter nele. Esse ponto é especialmente útil na compreensão de alguns milagres. Saiba quais foram os milagres de Jesus.

Um exemplo disso é a cura da mulher que tinha um fluxo de sangue. Ela foi curada ao tocar na orla das vestes de Jesus. Mas quando Jesus diz “a tua fé te salvou” Ele exclui qualquer possível superstição com relação aquele tecido; não foi o pano da roupa de Jesus que curou a mulher do fluxo de sangue, mas seu poder que se manifestou através da fé daquela mulher que serviu como instrumento para que o milagre acontecesse.

Em terceiro lugar, a declaração “a tua fé te salvou” também pode indicar a completa reintegração da pessoa curada à vida social e religiosa. A mulher do fluxo de sangue, por exemplo, era considerada cerimonialmente imunda pela Lei Mosaica. Então diante dessa realidade a declaração “a tua fé salvou” também ganha um sentido especial. A fé lhe trouxe saúde e paz em sua vida (Marcos 5:34).

Receber Estudos da Bíblia

A origem da fé que traz cura

Dissemos que algumas pessoas enxergam na expressão “a tua fé te salvou” uma base para o ensino de que a fé é obra humana. Mas essa linha de interpretação não encontra qualquer fundamentação bíblica.

De fato é o homem quem crê. Quando Jesus diz “a tua fé te salvou” Ele obviamente está declarando que a pessoa creu nele. Jamais a Bíblia mostra Deus crendo pelo homem. A fé é algo exigido do homem e não de Deus. No entanto, apesar de ser o homem quem crê, essa fé não tem origem nele mesmo. Essa fé é dada por Deus (cf. Lucas 17:5; Efésios 2:8; Hebreus 12:2).

Mais uma vez o episódio envolvendo a mulher do fluxo de sangue esclarece essa questão. Antes de Jesus dizer à mulher “a tua fé te salvou”, o texto bíblico diz que a mulher ouviu falar de Jesus e por isso buscou tocá-lo entre a multidão (Marcos 5:27). Isso significa que foi o próprio Jesus, por meio das maravilhas que operava, quem produziu naquela mulher a fé que lhe trouxe cura. Sem Jesus, aquela mulher jamais teria exercitado ou se quer possuído esse tipo de fé.

Exatamente o mesmo também pode ser dito do cego no caminho de Jericó. Quando ele ouviu que era Jesus quem estava passando, rapidamente começou a gritar por sua misericórdia. No final ele também escutou de Jesus: “Vai, a tua fé te salvou” (Marcos 10:46-52).

Tudo isso significa que a frase “a tua fé te salvou” não afirma que as pessoas receberam bênçãos da parte de Deus por causa de qualquer poder da fé em si mesma. O grande objetivo dessa declaração é apontar para Cristo, mostrando que aqueles que buscam nele a solução de seus problemas encontram alívio; e Ele assim o faz através do instrumento da fé. Saiba mais sobre o que é a fé.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar