Lição 1: Uma Promessa de Salvação
Uma Promessa de Salvação é o tema da lição 1 das Lições Bíblicas CPAD do 4º trimestre de 2017 para a Escola Bíblica Dominical. Nesta lição estudaremos o que a Bíblia diz sobre a obra da salvação.
- Texto Áureo para a Lição 1: Gênesis 3:15
- Leitura Bíblica em Classe para a Lição 1: Gênesis 3:9-15
Uma Promessa de Salvação: Introdução
Lições Bíblicas 4º Trimestre de 2017 – Escola Bíblica Dominical
A doutrina da salvação é uma das mais debatidas entre os cristãos. Tais debates não são recentes, ao contrário, remontam aos primeiros anos da Igreja. Na verdade já na era apostólica os apóstolos precisaram combater falsos ensinos acerca da doutrina da salvação.
Na atualidade são muitos os que realmente não entendem o que a Bíblia diz sobre este tema. Tais pessoas muitas vezes são influenciadas por ensinos que possuem pouca ou nenhuma base bíblica, e acabam tendo uma visão distorcida deste assunto que é fundamental dentro da Fé Cristã.
Uma Promessa de Salvação: O Conceito Bíblico de Salvação
Vários termos hebraicos e gregos são utilizados na Bíblia para transmitir o sentido de salvação. Em linhas gerais, tais termos enfatizam a ideia de libertação e resgate, além de também apontar para a segurança e o bem-estar em decorrência disto.
Tais termos são aplicados nos mais variados contextos, desde para se referir a uma vitória contra um adversário até para indicar a libertação do homem do pecado e da condenação eterna. É exatamente este último sentido que nos interessa aqui.
O conceito bíblico de salvação indica primeiramente que o grande propósito da salvação é trazer glória eterna a Deus (Romanos 16:27; 2 Coríntios 4:6; 1 Pedro 5:10). A Bíblia também diz que a salvação começa em Deus e é uma obra que pertence somente a Ele (Efésios 1:3,4; 2 Tessalonicenses 2:13), indicando que a causa da salvação é o beneplácito de sua vontade, sua soberania e presciência (Efésios 1:11; 1 Pedro 1:2).
Além disto, a Bíblia também revela que todos os homens necessitam da salvação, ou seja, não há um homem se quer que seja, por si mesmo, considerado justo diante de Deus (Romanos 3:23). Portanto, o homem não pode contribuir de nenhuma forma para sua própria salvação, e é por isso que a salvação não é pelas obras, mas pela graça mediante a fé em Cristo Jesus, e até mesmo esta fé não tem origem no próprio homem, mas é dom de Deus (Efésios 2:8). Saiba mais sobre o que é Soteriologia.
Uma Promessa de Salvação: A Importância da Doutrina da Salvação
A doutrina da salvação é de importância fundamental a todos os cristãos. É através dela que entendemos que o homem natural é merecedor da ira de Deus por causa de seus pecados (Romanos 5:9), e somente através da obra da redenção é que ele pode ser salvo da condenação eterna. Isto também significa que somente Deus é quem pode salvar o homem (2 Timóteo 1:9).
A doutrina da salvação também nos ensina que ao sermos regenerados pelo Espírito Santo, também somos reconciliados com Deus, justificados pelos méritos de Cristo e adotados na família de Deus. Se antes éramos filhos da ira e inimigos de Deus, agora podemos ter paz com Ele. Saiba como ter paz com Deus.
Além disto, a doutrina da salvação também nos explica como deve ser a nossa nova vida em Cristo Jesus. Após termos sido feitos novas criaturas, devemos andar em novidade de vida, refletindo o caráter de Cristo, demonstrando o fruto do Espírito Santo gerado em nós afim de que possamos viver em santificação de modo a estar de acordo com a vontade do Senhor.
Uma Promessa de Salvação: A Salvação Prometida no Éden
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, íntegro, livre e bom, moralmente e intelectualmente capaz de fazer o bem diante de Deus. No entanto, quando o pecado entrou na humanidade, essa imagem de Deus no homem foi desfigurada, e ele passou a ser inclinado ao mal, preso em seus pecados e incapaz de fazer aquilo que agrada a Deus. Saiba qual o significa de ser à imagem e semelhança de Deus.
O pecado causou a separação entre o homem e Deus, tornando-o merecedor da ira divina (Gênesis 3). No entanto, logo após o primeiro casal pecar no Éden, Deus pela primeira vez anunciou a maravilhosa promessa de Salvação (Gênesis 3:15). Esta promessa alcança seu cumprimento no trinfo do segundo Adão, Cristo, que através de sua obra na cruz proveu expiação para os redimidos (Colossenses 2:13-15).
Uma Promessa de Salvação: Conclusão
Biblicamente ser salvo é ser resgatado da condenação eterna. Essa condenação implica na separação da presença amorosa de Deus, sendo alvo de sua justiça para todo sempre. Por nossas próprias forças e obras não podemos ser salvos, mas Cristo conquistou a salvação por nós mediante sua obra redentora.
Ele fez o que não seríamos capazes de fazer, Ele ocupou o nosso lugar, morreu numa cruz e recebeu sobre si a justiça de Deus que deveria ser derramada sobre nós. Portanto, apenas estando em Cristo é que o homem pode ser salvo.