O Que Significa Vau de Jaboque na Bíblia?

Vau de Jaboque significa um local raso do Rio Jaboque, onde era possível atravessar sem maiores dificuldades. Jaboque é um afluente do Rio Jordão com aproximadamente 100 quilômetros de extensão. O vau de Jaboque ficou conhecido na Bíblia principalmente por ter sido o local onde Jacó lutou e foi abençoado por Deus.

Na atualidade o Rio Jaboque é chamado de Nahr Ez-Zarpa, que significa “rio azul”. Esse significado indica a tonalidade azulada de suas águas. Jaboque flui através de desfiladeiros profundos e acidentados. Por isto também é comum a expressão “vale de Jaboque”.

Por causa da geografia da área em que se localiza o Rio Jaboque, sua correnteza em alguns pontos é consideravelmente forte, principalmente na estação das chuvas. Para se ter uma ideia, as águas do Jaboque descem de mais de 500 metros de altitude até cerca de 30 metros abaixo do nível do mar.

A região por onde se estende parte do Rio Jaboque formava um tipo de fronteira natural no território dos amorreus dividido pelos reinos de Seom, de Hesbom, e Ogue, de Basã. Naquela área também ficava a fronteira oeste dos amonitas (cf. Deuteronômio 3:16).

Do tempo dos patriarcas, Esaú e Jacó tiveram livre acesso para passar pelo Jaboque. Mais tarde, sob a liderança de Moisés, o povo de Israel conquistou aquelas terras, e o Jaboque constituiu um dos limites do território desapossado pelos israelitas (Números 21:24; Deuteronômio 2:37; 3:16; Josué 12:2; Juízes 11:13,22).

Receber Estudos da Bíblia

Jacó no vau de Jaboque

A Bíblia diz que Jacó atravessou o vau de Jaboque com sua família quando seguia para reencontrar seu irmão Esaú. Primeiro ele fez passar toda sua família pelo vau de Jaboque, e depois ficou ali sozinho. Então o texto bíblico diz que no vau de Jaboque um homem lutou com Jacó até o romper do dia (Gênesis 32:24).

Jacó se mostrou tão insistente, determinado e vigoroso na luta, que o homem misterioso lhe tocou na articulação de sua coxa e a deslocou. Então o homem lhe pediu para deixá-lo ir, mas Jacó respondeu que não o deixaria partir, a menos que ele lhe abençoasse. Foi nessa ocasião, ali no vale de Jaboque, que Jacó teve seu nome mudado para Israel (Gênesis 32:25-28).

Alguns intérpretes consideram que Jaboque foi o um nome dado pelos israelitas àquele rio em conexão com esse episódio. Isso porque a palavra hebraica para Jaboque é muito semelhante à expressão “e lutava” de Gênesis 32:24.

Seja como for, o significado de tudo o que aconteceu no vau de Jaboque fica claro nas palavras de Jacó: “Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva”. Por isto Jacó chamou aquele lugar de Peniel (Gênesis 32:30). Isso significa que o vau de Jaboque foi o cenário de uma das teofanias registradas no Antigo Testamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close