Qual Versículo Fala Sobre Como Orar Antes de Comer?

Não há um versículo bíblico que registre de forma específica que devemos orar antes de comer nossas refeições. No entanto, há vários versículos na Bíblia que nos ensinam a ser gratos a Deus por todas as coisas, inclusive pelos alimentos com os quais nos alimentamos. Além disso, o texto bíblico ainda traz alguns exemplos de pessoas que agradeceram a Deus antes de comer.

Logo que Deus criou os seres humanos, Ele indicou a necessidade da alimentação e deixou claro que os alimentos seriam uma dádiva às suas criaturas (Gênesis 1:29). Isso significa que o fato de nós podermos nos alimentar é, sem dúvida, uma bênção de Deus. Por isso é absolutamente correto orar antes de comer com o objetivo de agradecer a Deus pela refeição.

A Bíblia registra a história de quando Deus alimentou o povo de Israel no deserto com maná e codornizes (Êxodo 16). É claro que aquele evento foi incrível e extraordinário. Mas não podemos cair no erro de pensar que o alimento diário que temos acesso está à parte da provisão de Deus. Se Deus nos concede os recursos e os meios necessários para podermos nos alimentar a cada dia, isso é inteiramente por sua bondade e graça.

Então quando oramos antes de comer, temos a oportunidade de render graças ao Senhor reconhecendo que, em última instância, aquele alimento vem d’Ele. O salmista escreve que “do Senhor é a terra e a sua plenitude”, ou seja, tudo o que há na terra pertence a Deus (Salmo 24:1). Por isso ainda no livro de Salmos lemos que o Senhor dá mantimento aos que o temem (Salmo 111:5). Também no mesmo livro poético, o salmista escreve que até os animais são sustentados por Deus (Salmo 147:9).

Versículos que nos ensinam a orar antes de comer

Como já foi dito, não existe um versículo que estabeleça um mandamento especifico de que devemos orar antes de comer. Mas no modelo de oração que o Senhor Jesus nos deixou e que ficou conhecido como Oração do Pai Nosso, somos ensinados a pedir ao nosso Pai Celestial que Ele nos conceda o pão de cada dia (Mateus 6:11). Obviamente isso requer que agradeçamos a Deus por essa provisão.

Durante o seu ministério terreno, o Senhor Jesus também deu graças pelo alimento. No episódio em que Jesus caminhou ao lado de dois discípulos no caminho de Emaús após a ressurreição, o texto bíblico registra que quando o nosso Senhor estava à mesa com aqueles discípulos, ele “tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles” (Lucas 24:3).

Mais tarde, no período apostólico, parece que a prática de agradecer a Deus pelo alimento continuou a ser seguida pelos cristãos primitivos. O apóstolo Paulo, por exemplo, em certa ocasião deu graças a Deus pelo pão antes parti-lo para comer (Atos 27:36). Inclusive, o mesmo apóstolo também escreveu que os alimentos devem ser recebidos com ações de graças (1 Timóteo 4:3); e que até mesmo através das nossas refeições, Deus deve ser sempre glorificado (1 Coríntios 10:31).

Portanto, orar antes de comer é mais uma forma de o crente reconhecer sua total dependência de Deus. Devemos nos lembrar de que o Senhor Jesus Cristo nos ensinou que não devemos andar ansiosos pelo havemos de comer e beber, porque o Pai Celestial que alimenta as aves do céu sabe muito bem quais são as nossas necessidades para sobrevivermos (Mateus 6:25-33).

Então se comemos isso ou aquilo, comemos porque a provisão de Deus nos alcançou, e devemos ser gratos a Ele. Por isso é absolutamente coerente com os princípios bíblicos que regulam as nossas vidas neste mundo, a prática de orar antes de comer.

Receber Estudos da Bíblia

Como orar antes de comer?

Por fim, algumas pessoas ficam em dúvida quanto ao modo como devem orar a Deus antes de suas refeições. Como não há um versículo bíblico que traga essa regulamentação, não há muitos detalhes a falar sobre isso. Mas certamente podemos afirmar que uma oração simples e objetiva é a mais apropriada antes das refeições.

Não devemos nos esquecer de que o objetivo principal dessa oração, é render graças ao Senhor pelo alimento que está diante de nós. Mas talvez a oração antes das refeições também seja uma boa oportunidade para, de forma breve e direta, interceder ao Senhor pedindo que a fome dos necessitados em todo o mundo seja igualmente saciada. Até porque, se hoje existe fome no mundo, isso não se deve a uma falha na provisão de Deus, mas se deve ao problema do pecado que caracteriza a humanidade.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar