Quem Foi Zípora, Esposa de Moisés?

Zípora foi esposa de Moisés, com quem teve dois filhos: Gérson e Elieser (Êxodo 2:22; 18:4). Ela era uma das sete filhas de Jetro (ou Reuel), um sacerdote de Midiã. Esse povo vivia como nômade no deserto da Arábia, e descendia de Abraão por parte de Quetura (cf. Gênesis 25:1-16). A maioria dos intérpretes diz que provavelmente o nome Zípora significa “pássaro”.

Zípora e Moisés

Moisés conheceu Zípora quando fugiu do Egito por causa da ira de Faraó. Ele havia matado um egípcio para defender um hebreu e pensou que ninguém havia visto. Mais tarde, quanto tentou inutilmente ser juiz de dois hebreus que discutiam, eles o acusaram de assassinato (Êxodo 2:14).

Ao fugir do Egito, Moisés partiu para Midiã, e ali se estabeleceu. Ele estava assentado junto a um poço quando as filhas de Jetro foram ali tirar água para dar ao rebanho de seu pai. Naquela ocasião alguns pastores expulsaram aquelas mulheres, dentre as quais estava Zípora. Então Moisés se levantou, e as defendeu, e deu água ao rebanho de Jetro.

Quando Zípora e suas irmãs chegaram em casa, elas contaram ao seu pai sobre o que Moisés havia feito em favor delas. Então aquele homem mandou que trouxessem Moisés, e este consentiu em morar em sua casa. Foi assim que Jetro lhe deu Zípora como esposa.

Quando Moisés retornou ao Egito conforme a ordem do Senhor, Zípora e seus filhos o acompanharam (Êxodo 4:20). Parece que Zípora de certa forma se opôs à circuncisão do filho do casal. Porém ela própria procurou resolver essa questão quando percebeu que a ira do Senhor se ascendeu contra Moisés por causa daquela omissão (Êxodo 4:24-26).

Em algum momento depois desse episódio, Moisés enviou sua família de volta para seu sogro em Midiã. É possível que isto tenha acontecido em decorrência do período em que Deus enviou as dez pragas sobre o Egito. Nesse caso, talvez Moisés tenha procurado proteger Zípora e seus filhos. Depois, quando Israel saiu do Egito e chegou ao deserto do Sinai, Jetro levou Zípora e os filhos até Moisés (Êxodo 18:1-6).

Receber Estudos da Bíblia

A intriga envolvendo a esposa de Moisés

A Bíblia também fala de um episódio em que Miriã e Arão se levantaram contra Moisés, e o acusaram de ter se casado com uma mulher cuxita (ou etíope). Existe divergência entre os estudiosos acerca da identidade da mulher referida nesse texto (Números 12:1).

Alguns acreditam que essa mulher etíope poderia ser a própria Zípora. Ela era uma midianita, mas que foi designada por Miriã e Arão como cuxita. Cuxe ficasse na região sul do Egito, mas Midiã também incluía a parte noroeste da Arábia, onde habitavam tribos cuxitas. Outros defendem que o texto parece indicar que talvez Zípora já tivesse morrido naquele tempo. Então Moisés supostamente teria se casado novamente, dessa vez com uma mulher etíope.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close