O Que Significa “Laço do Passarinheiro”?
O laço do passarinheiro é uma armadilha usada por caçadores de aves para capturar pássaros. Na Bíblia, a fórmula “laço do passarinheiro” traduz uma expressão hebraica que significa literalmente “armadilha para pássaros”. Esses laços eram feitos de pelos – como crina de cavalo – ou de algum tipo de arame, a depender do tamanho do pássaro.
Mas no sentido figurado o significado dessa expressão refere-se a “calamidades” ou “conspirações”, enfatizando não apenas a calamidade em si, mas o agente ou a fonte da calamidade. Então na Bíblia, o laço do passarinheiro muitas vezes é usado como metáfora para representar um plano que tem por objetivo prejudicar os filhos de Deus.
Esses laços dizem respeito tanto aos intentos inimigos que procuram colocar os crentes em perigo ou complicar os seus negócios, como também aquelas investidas que tentam comprometer sua lealdade ao Senhor.
Há realmente muitos versículos que usam a figura do laço usado por caçadores para falar de coisas que trazem perigo, perda e destruição. Às vezes os escritores desses versículos tinham em mente especificamente as arapucas quase invisíveis que eram usadas para capturar pássaros. Outras vezes os escritores tinham mente qualquer outro tipo de armadilha usada por caçadores em geral para capturar qualquer variedade de animais selvagens.
Versículos que falam sobre o laço do passarinheiro
Sem dúvida o versículo bíblico mais lembrado sobre o laço do passarinheiro é aquele que faz parte do Salmo 91. Nele, o salmista escreve: “Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa” (Salmos 91:3).
Ainda no livro de Salmos, o escritor bíblico escreve: “A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos” (Salmos 124:7).
O profeta Oseias também aplica a figura do laço do passarinheiro em seu livro. Ele escreve: “O profeta é sentinela contra Efraim, ao lado de meu Deus; laço do passarinheiro em todos os seus caminhos, e inimizade na casa do seu Deus” (Oseias 9:8).
Esse versículo do livro de Oseias possui certa dificuldade de interpretação e os estudiosos apresentam pelo menos três possibilidades do sentido pretendido no texto:
- O versículo trás uma denuncia contra os falsos profetas que prejudicavam o povo de Deus agindo como laços do passarinheiro.
- O versículo fala do povo rebelde que buscava fazer o profeta de Deus cair num laço, pois não aceitavam a palavra do Senhor que vinha dele.
- Esse versículo fala que apesar de o profeta de Deus ter sido levantado como uma atalaia que avisa a chegada iminente do inimigo, os israelitas, em sua rebeldia, rejeitava seu ministério e o enxergava como inimigo, ou seja, como um laço do passarinheiro para prejudicá-los. Esta é a interpretação que melhor se ajusta ao contexto.
No Novo Testamento também há alguns versículos que usam a figura do laço armado por caçadores para falar, inclusive, dos laços do diabo – retratando o principal inimigo do povo de Deus como uma espécie de caçador que arma laços engenhosos para apanhar suas presas. É nesse sentido que o apóstolo Paulo escreve: “Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo” (1 Timóteo 3:7; cf. 2 Timóteo 2:26).
Deus é quem nos livra do laço do passarinheiro
A boa notícia é que seja qual for o laço do passarinheiro, Deus livra o seu povo fiel. O salmista no Salmo 91 afirma isso de forma muito clara. Primeiro ele expressa a confiança inabalável do crente no Senhor dizendo: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei” (Salmo 91:1,2).
Mas imediatamente na sequência o salmista aponta que essa confiança que deve caracterizar o crente não é uma simples ilusão. Muito pelo contrário! De forma prática em sua vida diária o crente experimenta o resultado dessa confiança, pois Deus é Aquele que “te livra do laço do passarinheiro e da peste perniciosa” (Salmo 91:3).
É possível que ao falar do “laço do passarinheiro” o salmista esteja se referindo aos ataques secretos e ardilosos de Satanás. Mas o importante é que aqueles que habitam à sombra do Deus Todo-Poderoso têm a certeza de que, de fato, Ele é capaz de livrá-los de qualquer que seja a armadilha do inimigo.