A Letra Mata Mas o Espírito Vivifica
“A letra mata mas o Espírito vivifica” é uma frase muito conhecida entre os cristãos. Ela é extraída de um texto escrito pelo apóstolo Paulo registrado em 2 Coríntios 3:6. Curiosamente muitas pessoas utilizam essa frase de forma completamente equivocada, especialmente para rejeitar o estudo teológico.
Mas o que significa “a letra mata”? O que Paulo quis dizer com “a letra mata mas o Espírito vivifica”? Neste texto, entenderemos qual a interpretação correta desse versículo.
O contexto da frase “a letra mata mas o Espírito vivifica” (2 Coríntios 3:6)
Para entendermos corretamente o significado da frase “a letra mata mas o Espírito vivifica”, precisamos primeiramente saber em qual contexto o apóstolo Paulo escreveu essas palavras. O capítulo 3 de 2 Coríntios está dentro de uma seção da carta do apóstolo aonde ele faz uma reflexão sobre a importância do ministério apostólico (2Co 2:14-7:4).
No capítulo 3 de Coríntios, Paulo escreve dizendo que os cristãos convertidos ao Evangelho são cartas vivas (2 Coríntios 3:1-3). Com isso, o apóstolo estava se referindo ao fato de que pessoas inimigas do verdadeiro Evangelho e opositores de seu ministério, estavam utilizando cartas de recomendação fraudulentas para atestar a própria causa.
Por outro lado, Paulo argumenta que os próprios cristãos de Corinto, que tiveram suas vidas transformadas pelo Evangelho, eram cartas vivas que comprovavam a legitimidade de seu ministério. Ele estava dizendo que os cristãos genuínos são “manifestos como carta de Cristo” que é lida por todos os homens. Essa carta não era escrita com tinta, “mas pelo Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, o coração” (2 Coríntios 3:2,3).
Quando o apóstolo utilizou as expressões “tábuas de pedra” e “tábuas de carne”, ele estava estabelecendo um contraste entre a Lei do Antigo Testamento e a Lei do Novo Testamento, entre o ministério de Moisés e o ministério apostólico instituído por Cristo. Moisés deu aos israelitas a Lei em tábuas de pedra, e estes foram incapazes de guardá-la no coração conforme o Senhor ordenou (Deuteronômio 6:6; 9:10). Por isso os israelitas foram punidos com o Exílio.
No entanto, os profetas, especialmente o profeta Jeremias e o profeta Ezequiel, falaram que haveria um tempo em que finalmente o povo de Deus obedeceria a seus mandamentos em justiça e santidade (Jeremias 31:22-34; Ezequiel 11:19; 36:26). Paulo então identificou que essa promessa já havia começado a se cumprir durante o seu ministério. Os verdadeiros seguidores de Cristo, capacitados pelo Espírito Santo, agora podem viver uma vida que agrada a Deus.
Assim como Deus designou Moisés para ser o profeta da antiga aliança em Israel, Paulo foi escolhido por Deus para ser exercer seu ministério como ministro da nova aliança. É justamente baseado nesse contexto, onde o apóstolo falou sobre a nova e gloriosa aliança, que ele escreveu a frase “a letra mata mas o Espírito vivifica”.
O que significa “a letra mata mas o Espírito vivifica”?
Com base no contexto descrito acima, é fácil entender o verdadeiro significado de “a letra mata mas o Espírito vivifica”. Nessa frase, a “letra” que o apóstolo se referiu significa a Lei Mosaica, que mostrava a incapacidade humana em obedecê-la. A Lei apontava a desobediência dos homens para com os mandamentos de Deus.
Os religiosos judeus entenderam essa Lei como um tipo de código externo, e com seu legalismo achavam-se cumpridores da Lei. Mas na verdade, eles estavam sendo condenados por ela. É por isso que “a letra mata”.
Por outro lado, quando o apóstolo disse que “o Espírito vivifica”, isso significa que é o Espírito Santo quem escreve a Lei de Deus no coração do homem. Ele é quem o capacita a viver de uma forma coerente com os padrões morais de Deus, obedecendo a seus mandamentos.
Aqui e importante enfatizar que Paulo não estava dizendo que a obra do Espírito Santo na vida dos redimidos por Cristo é separada dos padrões morais da Lei. Ele não estava dizendo que o Espírito é oposto a Lei. Ao contrário disso, ele estava dizendo que a tentativa dos legalistas em tentar cumprir a Lei à parte da obra de Cristo, sem o poder vivificador do Espírito Santo, é completamente frustrada e resulta em morte.
Não há qualquer mérito em nós mesmos. Jamais poderemos agradar a Deus com base em nossa própria justiça. É por isso que somos justificados pelos méritos de Cristo!
Portanto, quando o apóstolo escreveu que “a letra mata mas o Espírito vivifica”, ele estava simplesmente dizendo que a prática de alguém observar a Lei externamente, mas ignorá-la em seu interior, justamente por não ter o Espírito que o capacita a cumpri-la verdadeiramente, não traz vida.
Em outras palavras, a letra mata mas o Espírito vivifica porque não é a letra que muda o coração da pessoa, mas, sim, o Espírito Santo. Sem Ele, o homem só poderá obedecer a Lei superficialmente e exteriormente. Mas com o Espírito, o homem é capacitado a cumpri-la em uma genuína obediência interior.
“A letra mata” não se refere à teologia?
Obviamente a expressão “a letra mata” não significa uma proibição ao estudo teológico. Infelizmente muitos grupos ao longo do tempo, na tentativa de priorizar o caráter espiritual das Escrituras, acabaram condenando o estudo teológico.
Quem defende esse tipo de postura acaba enfatizando um significado místico e oculto na Bíblia. Segundo quem pensa assim, essa “espiritualidade” é negligenciada por quem se empenha em estudar a Palavra de Deus. Para eles, alguém que preza por uma boa interpretação bíblica é uma pessoa “carnal” que não consegue entender os mistérios que são revelados apenas aos “espirituais”.
Todavia, a frase “a letra mata mas o Espírito vivifica”, como pudemos ver, em nada sustenta esse pensamento equivocado. É claro que precisamos sempre orar para que o Espírito Santo ilumine o nosso entendimento a fim de que possamos compreender as verdades das Escrituras. Mas ao mesmo tempo, devemos estudá-la e examiná-la diligentemente.
MUITO BOM. ABRAÇO!
TÁ TUDO ERRADO,A LEI DOS DEZ MANDAMENTOS NUNCA MATARAM NINGUÉM,QUEM MATOU E FAZ ATÉ HOJE É O PECADO,PORQUE O PRÓPRIO PAULO FALA EM ROMANOS 3; 31 ANULAMOS A LEI PELA FÉ,DE MANEIRA NENHUMA ANTES É MELHOR TÁ NA LEI…MIM MOSTRE A TUA FÉ SEM AS OBRAS..SE FOSSE ASSIM TODOS OS ASSASSINOS E TODOS QUE PRÁTICA O MAL VÃO SE SALVAR E NESTE CASO JESUS MORREU EM VÃO..E VAMOS MAIS ALÉM APOCALIPSE 12 VS 17 ,14 VS 12, TIAGO 2 VS 10 , 1 JOÃO 2 VS 4 E O MELHOR DE TODOS PORQUE FOI O PRÓPRIO FILHO DE DEUS QUE FALOU MATHEUS 5 VS 17… QUEM SALVA É JESUS,MAIS A LEI TEM QUE TÁ JUNTO,PORQUE A FÉ E A LEI UM COMPLEMENTA O OUTRO,POR ACASO NO PRESÍDIO TÁ CHEIO DE QUEM TEM FÉ EM DEUS,MAIS NUNCA OBEDECEU A LEI E VAMOS MAIS ALÉM TIAGO 2 VS 14 A 19 E FALA QUE OS DEMÔNIOS TAMBÉM CREEM, E ESTREMECEM..CUIDADO,MAIS MUITO CUIDADO,PORQUE MUITOS FICARAM FORA,PORQUE QUERES ENTRAR NO CÉU COM MUITA FACILIDADE E COM OS SEUS COSTUMES …EU SOU DE JESUS E DESDE JÁ NÃO SOU ADVENTISTA SOU MAIS UM QUE QUERO ENTRAR NO REINOS DO CÉUS COMO AQUELE LADRÃO QUE NA HORA H ,JESUS PERDOOU TODOS OS SEUS PECADOS..PORQUE NÃO TINHAS CONHECIDOS A VERDADE …
Paz do Senhor Jesus Luiz.
Em nenhum momento o texto diz que Lei de Deus foi anulada. O texto diz que o a expressão “a letra mata” significa que a Lei aponta o que é certo mas não capacita o homem a cumpri-la. Por esse motivo só o Espírito é quem vivifica. Ele é quem capacita os regenerados a viver de acordo com o padrão moral exigido por Deus. Ninguém pode ser salvo por cumprir a Lei, porque nenhum homem é capaz de cumpri-la. Os salvos somente cumprem a Lei por estarem unidos a Cristo, o único que cumpriu a Lei integralmente. Deus abençoe sua vida!
Seus escritos mostram sua ignorância!!!
Ótima explicacao …estou cursando o basico de teologia …é muito bom pois abre nossa mente a cerca de varias coisas que vimos que nao tem haver com o conceito biblico e as heresias tambem…por isso o povo perece por falta de conhecimento ….
MARAVILHOSO!
muito bom !!! Deus continue vos abençoando,
Fiquem na paz !!
Presb. Angelo
Muito bom!!! eu gostei muito bem explicado eu confesso que pensava em ler muito a Biblia eu ficaria doente ou até morreria,mais eu compreendi que Paulo estava falando da lei Moisaica.” Que Deus continue te iluminando.