Lição 6: O Tribunal de Cristo e os Galardões

O Tribunal de Cristo e os Galardões é o tema da lição 6 das Lições Bíblicas CPAD do 1º trimestre de 2016 para a Escola Bíblica Dominical. Nesta lição abordaremos as diferentes interpretações sobre esse assunto.

Texto Áureo:

Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
(2 Coríntios 5:10)

Leitura Bíblica em Classe:

Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
(1 Coríntios 3:11-15)

Introdução: O Tribunal de Cristo e os Galardões

Como já vimos anteriormente, existem diferentes correntes escatológicas dentro do cristianismo, sendo elas: Pré-Milenismo Histórico, Pré-Milesnismo Dispensacionalista, Pós-Milenismo e Amilenismo. Embora todas elas concordem que Cristo voltará, há profundas diferenças cronológicas dos eventos escatológicos, principalmente pelo estilo interpretativo das passagens escatológicas da Bíblia e, sobre tudo, do livro de Apocalipse. Neste texto veremos resumidamente as principais interpretações sobre o Tribunal de Cristo, e como se dará o julgamento dos salvos.

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O Tribunal de Cristo e os Crentes: O Tribunal de Cristo e os Galardões

Em relação a esse evento, que é um julgamento, sua natureza é profundamente alterada de acordo com a escola escatológica abordada, ou seja, enquanto uma linha escatológica defende que haverá um único julgamento, outra defenderá que haverá mais de um. Se assumirmos que haverá apenas um julgamento, então expressões como “Juízo Final”, “Julgamento do Grande Trono Branco” e “Tribunal de Cristo”, se referem ao mesmo evento. Se considerarmos que haverá mais de um julgamento, então tais expressões se referem a eventos distintos.

Essa discussão sobre se haverá mais de um julgamento ou apenas um, é decorrente da cronologia defendida pelas diferentes correntes escatológicas apresentadas. Para entender melhor essas diferenças leia os textos “As Diferentes Escolas Escatológicas” e “Diferenças entre Amilenismo, Pré-Milenismo, Pós-Milenismo e Dispensacionalismo“.

Especificamente sobre o julgamento, vejamos as diferenças entre as correntes escatológicas citadas:

  • Pré-Milenismo Dispensacionalista: defende que haverá três julgamentos. O primeiro ocorrerá na logo após a primeira fase da volta de Cristo (Arrebatamento Secreto), onde serão julgadas as obras da Igreja arrebatada. Esse julgamento é chamado de Tribunal de Cristo. O segundo julgamento ocorrerá na segunda fase da volta de Cristo, após a Grande Tribulação, onde as nações serão julgadas antes do inicio do Milênio. O terceiro julgamento ocorrerá após os eventos finais depois do Milênio, e serão julgados todos os incrédulos, os que estiverem vivos naquela ocasião, todas as pessoas que serão salvas durante o Milênio e os anjos caídos. Esse julgamento é chamado de Juízo Final ou Julgamento do Grande Trono Branco.
  • Pré-Milenismo Histórico: geralmente defende que haverá dois julgamentos. Digo “geralmente” pois existem diferentes opiniões entre os Pré-Milenistas Históricos sobre isso. O primeiro julgamento ocorrerá na volta de Cristo que será um evento único (diferente do Dispensacionalismo que defende uma divisão em duas fases). Nesse julgamento as nações serão julgadas antes do Milênio ser estabelecido. O segundo julgamento ocorrerá após o Milênio e será o Juízo Final que antecede o estado eterno.
  • Amilenismo e Pós-Milenismo: embora existam muitas diferenças entre o Amilenismo e o Pós-Milenismo, em relação ao julgamento, ambas concordam entre si. Haverá um único julgamento, onde todos serão julgados. A Igreja também será julgada no mesmo evento, porém não para condenação, pois já estará justificada em Cristo Jesus. Dessa forma, o Tribunal de Cristo e o Juízo Final (Trono Branco) são expressões para se referir ao mesmo evento.

A posição escatológica assumida pela revista oficial da Editora CPAD é o Pré-Milenismo Dispensacionalista. Não pretendo esgotar o assunto neste texto pelo fato de que haverá uma próxima lição com um tema específico sobre o Juízo Final, aí então faremos uma análise mais detalhada sobre qual a posição mais coerente biblicamente.

As Obras do Crente e o Julgamento de Cristo: O Tribunal de Cristo e os Galardões

Independente da posição escatológica adotada, nenhuma delas negará a verdade de que em algum momento os salvos serão julgados, não para um juízo de condenação, pois Cristo é quem nos justifica. Portanto, sem considerar as particularidades de cada escola escatológica, e do número de julgamentos que haverá, vamos analisar especificamente o momento do julgamento da Igreja.

Os salvos serão julgados segundo as suas obras, porém isso não implica em uma salvação por obras, pois nenhum salvo será condenado no juízo de Cristo. Do juízo para condenação a Igreja estará absolvida, declarada inocente, não pelas obras que realizou, mas pelos méritos de Cristo. Esse julgamento servirá para determinar a recompensa (galardão) de cada pessoa. Alguns compreendem errado tal julgamento, e tentam defender alguma importância das obras no processo de salvação. Sobre isso, Calvino explica:

“Tendo assim nos recebido em seu favor, Ele aceita graciosamente também as nossas obras, e é dessa aceitação imerecida que o galardão depende.”

Escrevendo a Igreja de Corinto, Paulo, faz uma exposição sobre nossa conduta aqui nesse mundo, diante das oportunidades e recursos que Deus nos dá. No capítulo 3 da Epístola de 1 Coríntios, o Apóstolo trata dos problemas locais daquela Igreja, enfatiza a responsabilidade dos que ensinam o Evangelho, e faz um alerta que envolve todos os cristãos.

Paulo utiliza como exemplo seis materiais, sendo eles: ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno e palha. Observe que os materiais foram classificados em ordem decrescente de valor e importância. Não foi por acaso que Paulo de Tarso utilizou exatamente esses materiais. Os templos da antiguidade eram edificados sob pedras preciosas, prata e ouro. Já as casas comuns eram construídas com madeira e um tipo de tijolo resultante da mistura de barro com palha. Paulo então faz uma comparação entre as pessoas que buscam construir suas vidas e ministérios sob o fundamento da revelação de Deus em Jesus Cristo, através de Sua Palavra, viva, verdadeira e duradoura, e as pessoas que se conformam em viver em casas comuns de madeira e palha, ou seja, se apoiam em sabedoria humana, utilizando um material perecível, incapaz de resistir ao julgamento de fogo de Deus.

O que Paulo está dizendo é que cada pessoa terá de prestar contas do que fez com a revelação de Deus em Seu Filho. O cristão fiel e aplicado, que serve a Deus com diligencia e comprometimento, será graciosamente recompensado por Deus. O cristão que age com negligência será punido, sofrerá dano, terá suas obras queimadas. Apesar disso, por Sua infinita graça, Deus lhe concede o dom da salvação. Isso não quer dizer que todos que aparentemente realizam a obra de Deus serão salvos (Mt 7:21-23). A salvação não é por obras, esforços ou méritos humanos, é pela graça de Deus, mediante a expiação de Cristo na cruz, a qual Ele nos concede pela Sua soberana vontade.

A Prestação de Contas do Crente e os Galardões: O Tribunal de Cristo e os Galardões

Como foi exposto no tópico anterior, no dia do juízo, cada um de nós terá que apresentar tudo o que foi feito. Naquele dia não terá como escapar, tudo será revelado, a obra de cada um será manifestada.

Enquanto está nesse mundo, alguém pode ocultar sua obra, escondê-la, enterra-la. Mas, em breve, virá o dia onde tudo será revelado, e qualquer coisa que tenha sido feita ou deixada de fazer para Cristo, não passará despercebido.

Quanto a nós, devemos estar alicerçados no verdadeiro fundamento, prezando pela Palavra de Deus, trabalhando diligentemente, nos comportando como bons servos e colocando nossos talentos em prol do Reino de Deus. Para saber mais sobre esse assunto leia o texto “A Parábola dos Talentos“.

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Conclusão: O Tribunal de Cristo e os Galardões

Como pudemos ver, independente da corrente escatológica adotada, nada mudará o fato de que teremos que comparecer diante do Tribunal de Cristo. Que cada um de nós possa a cada dia mais se empenhar em realizar a obra do Senhor com zelo e prudência, pregando unicamente a Jesus Cristo.

Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.
(Apocalipse 22:12)

Apoio Teológico

As Diferentes Correntes Escatológicas

Escola Dominical – Lições Bíblicas 1º Trimestre 2016: O Final de Todas as Coisas – Esperança e Glória Para os Salvos EBD CPAD – Lição 6: O Tribunal de Cristo e os Galardões.

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