Lição 8: A Bondade Que Confere a Vida
A Bondade Que Confere a Vida é o tema da lição 8 das Lições Bíblicas CPAD do 1º trimestre de 2017 para a Escola Bíblica Dominical. Neste estudo bíblico meditaremos sobre a bondade característica de quem foi regenerado pelo Espírito Santo.
Texto Áureo: 1 João 3:15
Leitura Bíblica em Classe: Mateus 5:20-26
Introdução – Lição 8: A Bondade Que Confere a Vida
Lições Bíblicas 1º Trimestre de 2017 – Escola Bíblica Dominical
Quando o apóstolo Paulo cita a bondade como uma virtude do fruto do Espírito, ele o faz após mencionar a benignidade. Obviamente isso foi proposital, pois existe uma intima ligação entre todas as virtudes que compõe o fruto, começando logicamente pelo amor. Saiba mais sobre o que é benignidade.
Assim, considerando o contexto do capítulo 5 da Carta aos Gálatas e a forma com que o apóstolo posicionou a bondade sequencialmente após a benignidade, devemos entender que ele estava se referindo, principalmente, à generosidade de coração que, naturalmente, impacta todas as nossas ações.
Bondade, o Firme Compromisso Para o Benefício dos Outros – Lição 8: A Bondade Que Confere a Vida
A palavra “bondade” em Gálatas 5:22 traduz o grego agathosune, uma palavra que aparece na Bíblia inclusive aplicada com referência à perfeita bondade moral de Deus.
Como pudemos ver no tópico anterior, a explicação do significado dessa palavra no capítulo 5 de Gálatas e sua aplicação no contexto da passagem refere-se ao sentido de santidade e justiça cristã, apontando para a excelência moral e espiritual gerada pelo Espírito. Lembrando que o apóstolo está expondo o contraste contra as obras da carne.
Quando temos a virtude da bondade em nossas vidas, somos capacitados a viver na retidão, e nos preocupamos em repudiar aquilo que é mal e corrigir o que está errado, claro, através de atos e ações que expressam essa bondade.
Diante dessa verdade, obviamente nossa relação com as pessoas é profundamente modificada pela bondade que provêm do Espírito. A generosidade e o zelo pelo que é bom passam a ser uma característica na vida de quem foi regenerado.
Homicídio, a Destruição do Próximo – Lição 8: A Bondade Que Confere a Vida
O oposto da bondade é a maldade, e uma das maiores expressões da maldade é o atentado contra a vida do próximo, e tudo, claro, tem origem no pecado que corrompeu o homem após a Queda.
Logo nos primeiros capítulos do livro de Gênesis podemos contemplar o quão perverso o homem havia se tornado. A história de Caim nos revela que o primeiro humano a nascer foi um assassino.
Antes de matar Abel, seu irmão, Caim foi alertado pelo próprio Deus de que a maldade estava dominando sua vida (Gn 4:7).
Depois de Caim, a Bíblia nos informa que vieram muitos homens completamente perversos, como foi o caso de seu descendente, Lameque, um homem cruel, duplo homicida e o primeiro polígamo.
A perversidade da humanidade foi aumentando de tal forma que nos capítulos 6 e 7 de Gênesis vemos Deus enviando um dilúvio universal como juízo contra aquela civilização depravada.
Sejamos Bondosos e Misericordiosos – Lição 8: A Bondade Que Confere a Vida
As Escrituras nos ensinam que devemos ser bondosos e misericordiosos. Temos também vários exemplos de homens que viveram suas vidas segundo a vontade do Senhor.
Na vida de Noé, por exemplo, vemos que ele foi o único de sua geração que achou graças aos olhos do Senhor. Como resultado, ele e sua família foram poupados por Deus (Gn 6-7).
Podemos aprender com a história de José no Egito, e na forma com que ele demonstrou grande bondade quando acolheu seus irmãos que o havia traído.
Na história de Jó também encontramos outro exemplo. Ele foi um homem íntegro e temente a Deus, que andava em retidão e desviava-se do mal. Jó demonstrava compaixão e bondade para com o próximo (Jó 29:16).
No Novo Testamento lemos sobre Barnabé, um homem muito capacitado pelo Espírito Santo e a quem o texto bíblico descreve como “um homem de bem” (At 11:24).
Claro que temos em Deus nosso maior exemplo. A bondade do Senhor se manifesta de forma incomparável (Sl 33:5; 52:1; 107:8). O profeta Naum declarou que “O Senhor é bom, Ele serve de fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele confiam” (Na 1:7).
Conclusão – Lição 8: A Bondade Que Confere a Vida
Nós, cristãos verdadeiros, somos convidados a viver uma vida de bondade e sermos imitadores do nosso Pai Celestial, assim como Jesus nos ensinou no Sermão do Monte (Mt 5:48), e isso envolve todos os aspectos da nossa vida cristã, desde o caráter até nossas atitudes.
Sabemos que nossa velha natureza decaída é inclinada para o mal, porém o Espírito Santo é quem nos capacita e gera em nós as virtudes que precisamos para vivermos segundo a vontade de Deus.
Devemos nos atentar para o conselho do apóstolo Pedro, e abstermos das concupiscências carnais, tendo um viver honesto para que Deus possa ser glorificado através das boas obras que em nós podem ser observadas (1Pe 11:12).
Escola Dominical – Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito – Como o Crente Pode Vencer a Verdadeira Batalha Espiritual Travada Diariamente EBD CPAD | Lição 8: A Bondade Que Confere a Vida.