Qual a Origem do Diabo? Quando Foi a Queda de Satanás?

A Bíblia não fornece informações diretas sobre a origem do diabo. Tudo o que sabemos é que Deus é o único criador de todas as coisas (Gênesis 1). Isso significa que o diabo é uma criatura de Deus. Consequentemente, também não há detalhes sobre como e quando aconteceu a queda de Satanás.

O fato de a Bíblia não explicar a origem do diabo está relacionado ao fato de que ela não descreve detalhadamente a criação dos seres celestiais. Eles foram criados por Deus, mas as Escrituras não esclarecem quando isso exatamente ocorreu.

Deus criou o diabo mau?

A Bíblia diz que Deus é santo e justo, e dele não pode provir o mal moral (Tiago 1:13). Portanto, isso significa que apesar de a Bíblia não relatar a origem do diabo, ela nos indica claramente que Deus não o criou mau.

Quando alguma passagem bíblica diz que Deus cria o mal, a referência é ao mal temporal, e não ao mal moral. O mal temporal é o castigo enviado por Deus por causa do pecado. Já o mal moral é o próprio pecado em si. Se Deus tivesse criado o diabo originalmente corrompido moralmente, isso faria d’Ele o próprio autor do pecado. Saiba mais sobre como o pecado surgiu.

Além disso, o mal moral é a transgressão da Lei de Deus. Essa Lei é a expressão da natureza e do caráter divino. Portanto, é impossível que Deus seja o autor do mal filosófico, pois isso implicaria num ato contrário à sua própria natureza. Isso significa que devemos entender o mal moral como aquilo que é oposto a Deus. Quando certas criaturas de Deus resolveram desobedecê-lo, esse mal se tornou experiencial.

Logo, a melhor interpretação é a de que o diabo foi criado por Deus como uma criatura boa, assim como os demais anjos. Sendo um ser racional, ele recebeu de Deus a capacidade de tomar decisões morais e ser responsável por elas. Então por conta própria, fazendo uso de seu livre-arbítrio, num determinado momento ele resolveu transgredir a Lei de Deus.

Quando ocorreu a queda de Satanás?

A Bíblia também não informa quando ocorreu a queda de Satanás. Sabemos apenas que quando Adão e Eva pecaram, Satanás agiu como o tentador. Isso indica que naquele momento ele já havia pecado contra Deus (Gênesis 3). A antiguidade dessa rebelião de Satanás está de acordo com a informação do próprio Jesus, ao dizer que o diabo “foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade” (João 8:44).

A história da queda de Satanás conforme é conhecida pelos cristãos, é muito mais fundamentada em narrativas inventadas do imaginário popular, do que na própria Bíblia. Essas narrativas ganharam projeção especialmente a partir do século 4 d.C. e permanecem até hoje.

A informação bíblica mais clara acerca da queda de Satanás foi dada pelo apóstolo Paulo. Ele simplesmente informa que Satanás caiu por causa de seu orgulho (1 Timóteo 3:6). Mas o apóstolo não desenvolve essa ideia e nem explica sua afirmação.

O livro do Apocalipse se refere a uma expulsão de Satanás e seus anjos do céu (Apocalipse 12:7-12). Mas esse texto não se refere à queda inicial de Satanás, e sim à sua derrota esmagadora por ocasião da morte e ressurreição de Cristo (cf. João 12:31; Colossenses 2:15). Nesse momento ele caiu de sua posição de acusador dos filhos de Deus (Apocalipse 12:10; cf. Jó 1).

A Bíblia fala do diabo quando ele era um anjo de Deus?

Desde muito cedo na História da Igreja, alguns intérpretes começaram a reconhecer em alguns textos bíblicos uma possível referência à origem e queda do diabo. Os três principais textos nesse sentido são: Isaías 14:4; Ezequiel 28:13-15 e Lucas 10:8. Vejamos rapidamente cada um destes textos.

Isaías 14:4 descreve a queda de Satanás?

Isaías 14:4 é uma profecia de Isaías contra o rei da Babilônia (Isaías 14:4). Em sua profecia, o profeta aplicou ao rei orgulhoso o título de “estrela da alva”, e falou sobre como ele “caiu do céu”. A expressão hebraica para “estrela da alva” foi traduzida pela palavra latina lucifer, que significa “portador da luz”. Como essa antiga interpretação vê nessa passagem uma referência oculta a Satanás, então daí veio a tradição popular de atribuir ao diabo o nome de Lúcifer. Leia mais sobre o significado de Lúcifer.

Mas essa aplicação é completamente errada. Lúcifer é um substantivo masculino utilizado na tradução da Bíblia em latim. Esse mesmo substantivo é aplicado na tradução do Novo Testamento para se referir a Cristo (cf. 2 Pedro 2:19). Considerando o contexto da profecia de Isaías e o estilo literário de seu texto, não há qualquer evidência realmente irrefutável de que o profeta se refere veladamente à queda de Satanás.

É claro que a Bíblia diz que Satanás é a influência por detrás do poder corrupto e ganancioso do homem (Daniel 10:13,20). Mas nessa passagem de Isaías é bem provável que as palavras poéticas de escárnio sejam dirigidas diretamente ao governante humano.

Os estudiosos têm se divido sobre a identificação desse rei. Na época do profeta Isaías a Babilônia era uma cidade importante, mas ainda não havia se tornado uma superpotência. O império dominante da época era o assírio, que inclusive regia sobre a Babilônia. Somente mais tarde a própria Babilônia acabou derrotando os assírios e se tornando o maior império que o mundo havia visto até então, especialmente sob o governo do rei Nabucodonosor.

Então alguns estudiosos acreditam que Isaías estava profetizando exatamente a ascensão e queda da Babilônia como império. Mas o contexto parece favorecer muito mais a interpretação de que Isaías profetizou a queda do próprio Império Assírio. Não há qualquer contradição no fato de ele se referir ao rei assírio como rei da Babilônia. Naquele tempo a Babilônia fazia parte das possessões assírias, e os reis assírios também eram chamados de reis da Babilônia.

Ezequiel 28:13-15 fala da origem do diabo?

Ezequiel 28:13-15 traz uma profecia e lamentação contra a cidade e o rei de Tiro. Nesse texto alguns intérpretes também enxergam uma possível referência à origem do diabo. Isso porque o profeta fala do governante de Tiro como um sábio querubim ungido. Mas possivelmente o texto de Ezequiel segue o mesmo princípio do texto de Isaías.

O profeta Ezequiel usa um recurso literário para ilustrar toda a importância da cidade de Tiro e a soberba de seu rei. Esse estilo literário é muito utilizado em textos proféticos. No próprio livro de Ezequiel essa característica se repete. No capítulo 32, por exemplo, o Egito é descrito e comparado aos elementos do Éden.

Analisando à luz de seus contextos imediato e amplo, parece que nos textos de Isaías e Ezequiel, os profetas dirigem suas palavras proféticas aos monarcas e seus reinos. Eles falam de toda importância que esses reis conseguiram naquele momento da História. Deus fez com que eles prosperassem, mas quando a soberba cresceu em seus corações, o próprio Deus os abateu. O orgulho humano pode alcançar proporções gigantescas, mas ainda assim é humano, e não angélico.

Lucas 10:18 fala sobre Satanás caindo do céu?

O capítulo 10 do Evangelho de Lucas descreve uma missão em que Jesus enviou setenta discípulos para pregar o Evangelho. Conforme a mensagem de Cristo era pregada, enfermos eram curados e demônios expulsos.

Esses discípulos retornaram comemorando os resultados obtidos na missão (Lucas 10:17). Foi então que Jesus disse a eles que “via Satanás, como raio, cair do céu”. Em outras palavras, Jesus disse que naqueles eventos era possível contemplar Satanás sendo derrotado. Era o reino de Deus sendo estabelecido e impondo uma derrota aos propósitos do diabo.

A cada enfermo curado, a cada pessoa que ouvia as boas novas da salvação e a cada demônio expulso, o reino do mal ruía. Portanto, de acordo com esse contexto, não faria qualquer sentido Jesus fazer uma referência à origem do diabo e sua queda inicial.

A origem do diabo não é importante?

Por algum motivo, Deus, em sua sabedoria, não considerou importante nos revelar detalhes sobre a origem do diabo e sua consequente queda. É interessante notar que o livro de Gênesis, onde os atos criativos de Deus são descritos, simplesmente não faz qualquer referência sobre esse assunto.

Mas se por um lado a Bíblia se cala sobre a origem do diabo, por outro ela nos informa perfeitamente o seu destino final. Se não temos os detalhes sobre como foi a queda de Satanás no princípio, temos detalhes suficientes sobre como será sua condenação certa na consumação dos séculos. Quando Cristo voltar, Ele trará a plenitude de seu reino, e Satanás e seus agentes serão lançados no lago de fogo. Ali eles serão atormentados por toda a eternidade (Apocalipse 20:10).

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8 Comentários

  1. Nao concordo com a exegese aqui aplicada na verdade isso é uma eisegese, refutar as referências do profeta Isaías, do profeta Ezequiel, do ev. Lucas e dizer que nao fazem referência a origem e queda de lucifer é assassinar a Teologia…

    1. Paz do Senhor Jesus! Em momento algum o texto refuta as passagens bíblicas. A Bíblia é a Palavra de Deus inerrante, infalível e autoritativa. O texto apenas interpreta as passagens de Isaías, Ezequiel e Lucas à luz de seus contextos imediatos e amplos. Eisegese seria afirmar que tais textos dizem explicitamente o que eles não dizem.

  2. Primeiramente, agradeço pela existência do aplicativo que, apesar de básico – e por essa mesma razão -, torna-se indispensável, num tempo em que muitos se afastaram do básico e seguiram o caminho da heresia e do intelectualismo marxistas e, de outro lado, o completo desapareço pela ortodoxia dos Pais da Igreja.
    Tecidas deferidas digressões, cumpre ressaltar que, quanta à interpretação e exegese dos textos de Isaías e de Ezequiel, utilizados aqui como substrato exegético, equidistantemente à ótica dos referidos Pais Apostólicos. Isto constitui, obviamente, uma depauperada e não básica solução.
    Deus nos ajude.
    Pr Francisco

  3. Tá arrepriendido vc que escreveu isso aí tá precisando orar pra se espiritualizar porque vc tá seco, seco, seco, tá querendo tornar a biblia natural né? e ainda canalizar se pessoas né? Mas o sangue do cordeiro tem poder e isso só pode ser possível se o espírito santo não tiver mais na terra?!

  4. Poderia o Pr. Francisco falar em linguagem acessível para o povo?
    Gostaria muito de saber o que ele disse e também se ele concorda ou não.

  5. A paz meu irmão.

    Se duvidar nem ele mesmo sabe o que diz. O próprio Jesus pregou e seus demais discípulos da melhor forma possível para que todos entendam; fico curioso como deve ser a pregação feita por ele na igreja.

  6. Meus irmãos é muito claro que o Senhor nosso Deus não nos deixou explicito a origem do diabo. Por outro lado, baseado nas informações de Isaias, Ezequiel e tantos outros. Dá pra perceber que se trata de um anjo, com ascendência sobre os demais; Com grande poder de influência. e que. em determinado momento, quis conhecer mais sobre as trevas, sobre o poder do mal do que simplesmente estar sobre o governo de Deus, obedecendo totalmente. Por isso, e tão por isso, caiu na sua vaidade e na sua rebeldia. Tendo sido expulso dos céus, está errante por aí. Inclusive aqui na terra. Espero de alguma forma ter contribuido.
    ~encia