Resisti ao Diabo e Ele Fugirá de Vós: Como Resistir ao Diabo?

Resistir ao diabo significa negar-se a obedecer a Satanás. A Bíblia diz: “Portanto, sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Exatamente com base nesse texto algumas pessoas ficam em dúvida sobre como resistir ao Diabo.

Como resistir ao Diabo? Sujeite-se a Deus!

A resposta para essa pergunta está bem clara no próprio texto. Perceba que antes de o escritor bíblico dizer “resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”, ele diz: “Portanto, sujeitai-vos a Deus”. Isso significa que a única maneira possível de resistir ao diabo é se sujeitando a Deus.

Esse versículo faz parte de um texto em que Tiago fala sobre a importância da sabedoria divina na vida cotidiana do cristão (Tiago 3:13-5:11). A sabedoria que vem do alto é indispensável para o crente enfrentar as provações que possam surgir. Então ele contrapõe a sabedoria divina e a sabedoria terrena. A sabedoria divina é pura, pacífica e misericordiosa. Já a sabedoria terrena é invejosa, animal e demoníaca (Tiago 3:13-18).

Nesse ponto Tiago trata especialmente da provação dos conflitos entre os irmãos (Tiago 4:1-10). Então dentro desse contexto ele exorta: “Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Saiba também quem foi Tiago.

Tiago está dizendo que se envolver em contendas é o mesmo que obedecer ao diabo. O remédio para isso é justamente se sujeitar a Deus. Ao se sujeitar a Deus, o crente obtém a sabedoria divina necessária para resolver e evitar esses problemas. Esse “sujeitai-vos a Deus” significa colocar-se em completa obediência a Deus. É se submeter a Ele em fé e arrependimento.

Receber Estudos da Bíblia

Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós

O resultado natural de sujeitar-se a Deus é resistir ao diabo. Ninguém pode se sujeitar a Deus e ao diabo ao mesmo tempo. Definitivamente o homem não pode servir a dois senhores. É por isso que o apóstolo Paulo fala que o homem ou é escravo de Cristo ou é escravo do pecado cujo salário é a morte (Romanos 6:15-23).

O diabo se mostra na narrativa bíblica como um inimigo declarado de Cristo (Mateus 16:23; Lucas 4:13; João 14:30). Consequentemente, sua oposição se estende aos seguidores de Jesus. Ele tenta destruir a esperança, e minar o amor, a fé e o caráter que há neles (Lucas 22:31,32).

Sozinhos, por nossas próprias forças, somos incapazes de resistir ao diabo. De fato Satanás é um ser mais poderoso do que os seres humanos. Mas quando nos sujeitamos a Deus, somos capacitados a resistir ao diabo. Isso significa que podemos se opor a ele confiantes de que Deus nos protegerá. Isso é infalível!

Satanás não pode lidar com o poder e a autoridade de Deus. Por esse motivo quando estamos juntos do Senhor, completamente submetidos a Ele, obedientes a sua vontade, dependentes de sua presença, o diabo inevitavelmente terá de fugir.

Se hoje podemos resistir ao diabo, é porque antes Cristo o resistiu e o venceu (cf. Mateus 4:1-11). Em sua vida, morte e ressurreição, nosso Senhor amarrou o valente, impondo-lhe uma derrota esmagadora (Mateus 12:25-29).

Ele é um inimigo terrivelmente perigoso, mas também é um inimigo já derrotado. Pela obra de Cristo nós podemos resistir ao diabo e triunfar sobre ele em nossa vida pessoal. O apóstolo João escreve que “maior o que está em vós do que o que está no mundo” (1 João 4:4).

Cristo nos fornece os recursos necessários para que possamos resistir ao diabo. Por isso o apóstolo Paulo exorta os cristãos a revestir-se de toda a armadura de Deus. Assim, eles poderão resistir firmemente contra as astutas ciladas do diabo.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Um Comentário