Resisti ao Diabo e Ele Fugirá de Vós: Como Resistir ao Diabo?

Resistir ao diabo significa negar-se a obedecer a Satanás. A Bíblia diz: “Portanto, sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Exatamente com base nesse texto algumas pessoas ficam em dúvida sobre como resistir ao Diabo.

Como resistir ao Diabo? Sujeite-se a Deus!

A resposta para essa pergunta está bem clara no próprio texto. Perceba que antes de o escritor bíblico dizer “resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”, ele diz: “Portanto, sujeitai-vos a Deus”. Isso significa que a única maneira possível de resistir ao diabo é se sujeitando a Deus.

Esse versículo faz parte de um texto em que Tiago fala sobre a importância da sabedoria divina na vida cotidiana do cristão (Tiago 3:13-5:11). A sabedoria que vem do alto é indispensável para o crente enfrentar as provações que possam surgir. Então ele contrapõe a sabedoria divina e a sabedoria terrena. A sabedoria divina é pura, pacífica e misericordiosa. Já a sabedoria terrena é invejosa, animal e demoníaca (Tiago 3:13-18).

Nesse ponto Tiago trata especialmente da provação dos conflitos entre os irmãos (Tiago 4:1-10). Então dentro desse contexto ele exorta: “Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Saiba também quem foi Tiago.

Tiago está dizendo que se envolver em contendas é o mesmo que obedecer ao diabo. O remédio para isso é justamente se sujeitar a Deus. Ao se sujeitar a Deus, o crente obtém a sabedoria divina necessária para resolver e evitar esses problemas. Esse “sujeitai-vos a Deus” significa colocar-se em completa obediência a Deus. É se submeter a Ele em fé e arrependimento.

Receber Estudos da Bíblia

Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós

O resultado natural de sujeitar-se a Deus é resistir ao diabo. Ninguém pode se sujeitar a Deus e ao diabo ao mesmo tempo. Definitivamente o homem não pode servir a dois senhores. É por isso que o apóstolo Paulo fala que o homem ou é escravo de Cristo ou é escravo do pecado cujo salário é a morte (Romanos 6:15-23).

O diabo se mostra na narrativa bíblica como um inimigo declarado de Cristo (Mateus 16:23; Lucas 4:13; João 14:30). Consequentemente, sua oposição se estende aos seguidores de Jesus. Ele tenta destruir a esperança, e minar o amor, a fé e o caráter que há neles (Lucas 22:31,32).

Sozinhos, por nossas próprias forças, somos incapazes de resistir ao diabo. De fato Satanás é um ser mais poderoso do que os seres humanos. Mas quando nos sujeitamos a Deus, somos capacitados a resistir ao diabo. Isso significa que podemos se opor a ele confiantes de que Deus nos protegerá. Isso é infalível!

Satanás não pode lidar com o poder e a autoridade de Deus. Por esse motivo quando estamos juntos do Senhor, completamente submetidos a Ele, obedientes a sua vontade, dependentes de sua presença, o diabo inevitavelmente terá de fugir.

Se hoje podemos resistir ao diabo, é porque antes Cristo o resistiu e o venceu (cf. Mateus 4:1-11). Em sua vida, morte e ressurreição, nosso Senhor amarrou o valente, impondo-lhe uma derrota esmagadora (Mateus 12:25-29).

Ele é um inimigo terrivelmente perigoso, mas também é um inimigo já derrotado. Pela obra de Cristo nós podemos resistir ao diabo e triunfar sobre ele em nossa vida pessoal. O apóstolo João escreve que “maior o que está em vós do que o que está no mundo” (1 João 4:4).

Cristo nos fornece os recursos necessários para que possamos resistir ao diabo. Por isso o apóstolo Paulo exorta os cristãos a revestir-se de toda a armadura de Deus. Assim, eles poderão resistir firmemente contra as astutas ciladas do diabo.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar