Lição 3: A Salvação e o Advento do Salvador
A Salvação e o Advento do Salvador é o tema da lição 3 das Lições Bíblicas CPAD do 4º trimestre de 2017 para a Escola Bíblica Dominical. Nesta lição estudaremos sobre o nascimento e o ministério terreno de Jesus.
Texto Áureo para a Lição 3: João 1:14
Leitura Bíblica em Classe para a Lição 3: João 1:1-14
A Salvação e o Advento do Salvador: Introdução
Quando Adão e Eva pecaram no Éden, a humanidade inteira foi precipitada no pecado. O pecado original contaminou a todos os homens, e após a Queda, na condição, estado e qualidade de pecadores, todos foram separados de Deus. Entenda o que foi a Queda do Homem.
No entanto, a origem do pecado na humanidade não surpreendeu Deus de forma alguma. Em seus desígnios eternos, Ele já havia providenciado uma solução para o problema do pecado: seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, o Messias enviado para redimir seu povo do pecado.
A Salvação e o Advento do Salvador: O Nascimento do Salvador
O advento do Salvador foi planejado por Deus ainda na eternidade, e seu nascimento como homem foi anunciado nas Escrituras, desde os tempos mais remotos. Logo depois do primeiro casal ter pecado, o próprio Deus falou da promessa de redenção (Gênesis 3:15).
Deus também anunciou o nascimento do Messias através do ministério dos profetas, dos cânticos dos salmistas e também através dos símbolos e pactos que apontavam para a vinda do Salvador. Saiba mais sobre as profecias sobre Jesus no Antigo Testamento.
Quando o anjo anunciou a José a concepção e nascimento milagrosos de Jesus, ele fez referência justamente a uma das profecias acerca do Messias registrada no Antigo Testamento, informando que o nome do menino seria Emanuel, que significa Deus conosco, conforme profetizou o profeta Isaías.
A Salvação e o Advento do Salvador: A Concepção do Salvador
Apesar de Jesus ser o Cordeiro de Deus conhecido desde antes da fundação do mundo, Ele foi revelado, segundo o propósito de Deus, no tempo oportuno (1 Pedro 1:20). Isto também implica que nunca houve salvação a parte de Cristo, ou seja, Jesus sempre foi a Salvador, de modo que os rituais e símbolos religiosos do Antigo Testamento eram temporários e apenas apontavam para a obra definitiva e perfeita do Senhor Jesus.
Portanto, antes do nascimento de Jesus os homens foram salvos pela fé no Messias que haveria de vir, enquanto que após o seu nascimento, os homens são salvos pela fé no Messias que já veio ao mundo, habitou entre nós, foi morto no lugar de pecadores, ressuscitou dos mortos e subiu aos céus.
Maria, uma jovem virgem de Nazaré, concebeu Jesus por obra do Espírito Santo (Lucas 1:35). Para que se cumprissem as profecias, Ele nasceu na cidade de Belém (Miqueias 5:2), num estábulo, pois José e Maria não encontraram vaga na estalagem (Lucas 2:1-5).
- Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)
A Salvação e o Advento do Salvador: A Encarnação do Salvador
No primeiro capítulo do Evangelho de João lemos sobre o Verbo que se fez carne (João 1). O Filho de Deus, que é plenamente Deus, também se tornou plenamente homem e habitou entre nós. Ele nasceu, cresceu (Lucas 2:1-5; 49-52) e experimentou todas as limitações comuns aos homens, inclusive a morte (Mateus 4:2; 27:46; Marcos 14:32-42; 15:34; Lucas 12:50; João 4:6; 11:35,38), mas nunca pecou (Hebreus 4:15).
A Bíblia afirma as duas naturezas de Jesus, divina e humana, e ensina que como homem Ele não se torna menos Deus, nem como Deus ele se torna menos homem. Entenda melhor as duas naturezas de Jesus.
A Salvação e o Advento do Salvador: Conclusão
A salvação e o advento do Salvador não foi um plano improvisado por Deus, ao contrário, a obra da salvação faz parte dos decretos eternos de Deus. Ainda na eternidade, Deus planejou salvar um povo para si, segundo o beneplácito de sua vontade, através da obra redentora de Cristo (Efésios 1).