O Que a Bíblia Diz Sobre Embriaguez?
A Bíblia diz claramente que a embriaguez é pecado. Diversos textos bíblicos destacam os malefícios da embriaguez no que diz respeito à moralidade, à espiritualidade e à saúde física. Na verdade os homens têm lidado com o problema da embriaguez desde os tempos mais remotos, e a história bíblica confirma isto.
Personagens bíblicos que se embriagaram
São vários os exemplos de personagens bíblicos que acabaram se embriagando. Em muitos desses casos a embriaguez resultou em consequências terríveis. Antes mesmo do dilúvio a Bíblia parece indicar que os homens já tinham o costume de utilizar bebidas alcoólicas (cf. Mateus 24:37-39).
Mas foi após o dilúvio que encontramos na Bíblia o primeiro registro explicito de alguém embriagado. Essa pessoa foi Noé, o grande patriarca que achou graça aos olhos do Senhor. Isso mostra, inclusive, que até mesmo os homens mais piedosos podem se deixar levar pela cilada da embriaguez (Gênesis 9:20-24).
Noé plantou uma vinha e se embriagou com vinho. Com sua noção da realidade distorcida e seus sentidos completamente alterados, Noé acabou se despindo. O resultado disso foi o pior possível. Seu filho, Cam, não o respeitou e acabou expondo-o à vergonha. Essa atitude teve consequências drásticas, pois Cam perdeu sua benção e a linhagem de seu filho, Canaã, foi amaldiçoada.
Outro caso triste de embriaguez na Bíblia ocorreu com Ló, sobrinho de Abraão. Ele foi embriagado com vinho por suas filhas que se aproveitaram para ter relações incestuosas com o próprio pai (Gênesis 19:30-35). Dessas relações nasceram dois meninos que deram origem a dois povos que causaram muitos problemas para o povo de Israel: os moabitas e os amonitas.
Com o passar do tempo, parece que a embriaguez continuou sendo algo comum entre as pessoas. O modo com que o sacerdote Eli julgou Ana num primeiro momento, por exemplo, pode ser um indicativo disso. Ao vê-la orando, ele pensou que aquela que seria a mãe do profeta Samuel estivesse embriagada (1 Samuel 1:13,14).
Nabal, o inconsequente esposo de Abigail, também é outro exemplo de alguém que aparece embriagado na Bíblia (1 Samuel 25:36). Amnom, um dos filhos de Davi, acabou morto enquanto estava embriagado com vinho (2 Samuel 13:28). O próprio rei Davi tentou usar a possibilidade da embriaguez, ao embebedar Urias, para tentar encobrir seu pecado com Bate-Seba (2 Samuel 11:12,13). Alguns reis, tanto de Israel como de outras nações, também são citados num contexto de embriaguez (cf. 1 Reis 16:8-10; 20:16; Daniel 5:1-4,23).
As recomendações bíblicas contra a embriaguez
No Antigo Testamento os sacerdotes eram proibidos de oficiarem no Tabernáculo embriagados (cf. Levítico 10:8-11). Os reis também eram aconselhados a não caírem no erro da embriaguez para que não tivessem sua capacidade de discernimento prejudicada e se esquecessem das leis (Provérbios 31:4,5).
Na sequência, o mesmo texto indica que a embriaguez caracteriza uma vida sem perspectiva (Provérbios 31:6,7). Ainda no livro de Provérbios é possível encontrar outras exortações sobre o caráter prejudicial da embriaguez (cf. 23:39-35). Através do profeta Isaías, o Senhor também denunciou aquelas pessoas que viviam embriagadas (Isaías 5:11; 28:1-8).
No Novo Testamento o mesmo posicionamento contrário à embriaguez é mantido. O próprio Senhor Jesus Cristo advertiu seus seguidores que esperam seu retorno a se precaverem de certos comportamentos, dentre os quais estava a embriaguez (Lucas 21:34). O apóstolo Pedro indicou que a embriaguez, juntamente com outros vícios, são comuns àqueles que vivem de modo contrário à vontade de Deus (1 Pedro 4:2,3).
É dessa mesma forma que o apóstolo Paulo também escreveu sobre a embriaguez em suas epístolas. Ele classificou esse comportamento como uma das obras da carne, e repreendeu severamente os cristãos que, por acaso, estivessem envolvidos com o alcoolismo ou a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, ainda que ocasionalmente (cf. Romanos 13:13; 1 Coríntios 6:9-11; 11:20,21; Gálatas 5:21). O mesmo apóstolo escreveu o importante conselho: “Não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5:18). Entenda melhor se beber bebida alcoólica é pecado.