O Que Significa Adivinhação na Bíblia?
Adivinhação na Bíblia é qualquer prática que busca ter acesso a algum conhecimento sobrenatural e futuro a parte da revelação de Deus. Nesse sentido, a Bíblia diz de forma clara que as adivinhações são abomináveis perante o Senhor.
A adivinhação é uma prática muito antiga na história humana. Desde muito cedo, os homens têm nutrido curiosidade pelo futuro e procurado satisfazer sua curiosidade através de experiências místicas ou elementos e objetos físicos que supostamente são capazes de revelar o que está por vir.
A adivinhação nos tempos bíblicos
Na época em que os eventos registrados na Bíblia ocorreram, a prática da adivinhação já era bastante difundida no antigo Oriente Próximo, e seus meios eram muito variados. Por exemplo: em algumas culturas era comum a hidromancia, que basicamente era uma tentativa de fazer adivinhações através da observação dos reflexos da água e de outros líquidos (cf. Gênesis 44:5,15).
A astrologia também era muito utilizada para a prática da adivinhação entre os povos antigos. As pessoas acreditavam que era possível discernir o futuro com base na leitura das estrelas e dos astros celestes (Isaías 47:13).
Outra forma de fazer adivinhações no antigo Oriente Próximo era através dos terafins. Os terafins geralmente eram pequenas imagens de ídolos considerados na família como os deuses do lar. De alguma forma, essas imagens eram usadas com o propósito de fazer adivinhações (cf. Zacarias 10:2).
A consulta aos mortos também era uma das formas mais populares de adivinhação na antiguidade. As pessoas procuravam maneiras de supostamente se comunicarem com espíritos com a finalidade de obterem informações sobre o futuro (1 Samuel 28:8).
Nos tempos bíblicos, os homens também faziam adivinhações lançando flechas ou pedaços de madeira para cima; ou ainda observando as formas das nuvens (Oséias 4:12; 2 Reis 21:6). Por fim, alguns povos praticavam adivinhação examinando as vísceras de animais sacrificados (Ezequiel 21:21).
Em certas culturas, várias formas simultâneas de adivinhação eram adotadas. O rei da Babilônia, por exemplo, buscava discernir eventos futuros através de adivinhações por imagens, por órgãos de animais e pelo uso de flechas (Ezequiel 21:21).
O que a Bíblia diz sobre adivinhação?
A Bíblia reprova qualquer tipo de adivinhação. No texto bíblico, as diversas formas de adivinhação são identificadas como práticas pagãs. Inclusive, quando os filhos de Israel saíram do Egito, Deus ordenou que eles jamais se envolvessem com adivinhações (Levítico 19:26).
Porém, por várias vezes os israelitas desobedeceram à Palavra do Senhor e se envolveram com as adivinhações comuns do paganismo das nações vizinhas, e por isso receberam o juízo de Deus (cf. 2 Reis 17:17). Personagens conhecidos do texto bíblico foram reprovados por buscarem respostas a respeito do futuro em feiticeiros e adivinhos. Até mesmo reis de Israel caíram nessa prática, como o rei Saul que desejou se comunicar com o espírito do profeta Samuel para saber sobre o seu futuro (1 Samuel 28:8).
Nesse sentido, a posição bíblica sobre esse assunto é a de que a adivinhação, seja qual for a sua forma, é abominável diante de Deus. O Senhor proíbe que haja entre o seu povo adivinhadores, feiticeiros, pessoas que façam presságios, que pratiquem magia, que façam encantamentos, que consultem os mortos etc. Inclusive, foi também pelo pecado dessas práticas que Deus colocou fim aos cananeus (Deuteronômio 18:10-12).
A Bíblia ainda afirma que fazer adivinhações é uma prática vã (Isaías 47:13; Jeremias 10:2). Além disso, o texto bíblico relaciona as adivinhações e o ocultismo com a atuação de demônios que enganam as pessoas (Atos 16:16).
Não caia no erro da adivinhação
Atualmente, a adivinhação continua sendo uma prática muito popular no mundo, em suas mais variadas formas. Infelizmente, até mesmo entre os crentes alguns impostores têm se levantado advogando para si a habilidade de fazer previsões sobre o futuro ao falar falsamente em nome de Deus — em semelhança dos falsos profetas do tempo do profeta Jeremias que mentiam para o povo em nome de Deus e faziam adivinhações inúteis através de falsas profecias e visões (Jeremias 14:14).
Portanto, quem se envolve com adivinhação, além de ser enganado e perder o seu tempo com algo inútil, ainda peca contra Deus. A pessoa que busca por respostas na prática da adivinhação e do ocultismo, rejeita a verdade do Senhor. A única maneira de o homem obter conhecimento acerca de coisas que naturalmente ele não compreende, é através da revelação especial de Deus registrada na Escritura.