O Que Significa Ser Adotado Por Deus?

A Bíblia diz que os crentes são adotados por Deus. A doutrina da adoção é fundamental, pois explica a comunhão que os redimidos desfrutam com seu Pai Celestial. A graça salvadora não apenas transforma homens escravos do pecado em servos de Cristo, mas também os transforma em membros da família de Deus.

Quem são os adotados por Deus?

Os adotados por Deus são aqueles que foram redimidos de seus pecados pela obra do Salvador. São aqueles que foram regenerados pelo Espírito Santo e justificados por Deus mediante os méritos de Cristo. Aqueles que foram declarados justos por Deus, são também por Ele adotados como filhos, membros de sua família celestial. Saiba mais sobre quem são os filhos de Deus.

O apóstolo Paulo escreve que os crentes receberam o espírito de adoração, e são agora guiados pelo Espírito de Deus. Isso significa que é o Espírito Santo que dá testemunho com nosso espírito que somos filhos de Deus (Romanos 8:14-17).

O mesmo apóstolo também escreve que Deus enviou seu Filho, Jesus, para redimir os que estavam debaixo da Lei. Estes recebem a adoção de filhos (Gálatas 4:5). A doutrina da adoção é uma verdade maravilhosa para uns, e terrível para outros. Isto porque ela destrói aquela crença popular de que todos são filhos de Deus.

Na verdade o homem caído é “filho da ira” por causa de seu estado de pecado (Efésios 2:3). Isso faz com que seu pai espiritual seja Satanás. Os que não são adotados por Deus em Cristo, são, na verdade, filhos do diabo (Mateus 13:38; João 8:44; Atos 13:10; 1 João 3:8-12).

  • Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical. Conheça aqui! (Vagas Limitadas)

A singularidade da adoção

Muitas pessoas acabam confundindo a adoção com outros elementos do processo de salvação. Elas misturam especialmente os conceitos de regeneração, justificação e adoção. A regeneração é a ressurreição espiritual. A Bíblia chama a regeneração de novo nascimento. Saiba mais sobre o que é o novo nascimento.

A justificação é o ato jurídico em que Deus declara aquele que nasceu de novo, legalmente justo com base na justiça de Cristo. Leia também sobre a doutrina da justificação pela fé. Quanto a adoção, biblicamente ela pode ser entendida como o principal benefício da justificação. No entanto, ainda assim ela possui sua singularidade.

É a doutrina da adoção que revela de forma ainda mais clara a grandiosidade do amor de Deus. Ele nos ressuscitou quando estávamos mortos (regeneração). Declarou-nos justos sem que merecêssemos (justificação), e nos recebeu legalmente em sua família (adoção). A doutrina da adoção expressa a verdade de que Deus pegou aqueles que mereciam o inferno e os fez seus herdeiros (Romanos 8:7). Ele não apenas nos recebeu como justos, mas como seus filhos!

O fundamento da adoção

A adoção é uma bênção decretada por Deus. Isso significa que a adoção faz parte do decreto eterno de Deus. A Bíblia diz que desde a eternidade “Deus nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele, em amor Deus nos predestinou para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Efésios 1:4-6).

Isso significa que a base da adoção não está em nós. Deus não nos escolheu porque éramos santos e irrepreensíveis, merecedores de sermos seus filhos. Ele nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis, e para que pela obra de Cristo e nossa união com Ele, pudéssemos ser seus filhos.

Receber Estudos da Bíblia

Os benefícios de sermos adotados por Deus

A adoção também confere uma série de benefícios. Os adotados por Deus desfrutam dos privilégios legais de serem seus filhos. Eles têm sobre si o nome de Deus (Apocalipse 7:3). Eles recebem o Espírito de adoção, e não de escravidão.

W. Hendriksen diz que adoção humana não é uma ilustração adequada da adoção divina. Os pais que adotam gostariam de transmitir algo de seu próprio caráter ao filho adotivo, mas nem sempre isso acontece. No entanto, quando Deus adota, Ele também implanta seu próprio Espírito no coração do filho adotivo, transformando-o em sua imagem e semelhança (Romanos 8:15).

Os que foram adotados por Deus têm acesso ao trono da graça, e clamam a Deus dizendo “Aba, Pai”. Conheça o significado da expressão “Aba, Pai”. Os adotados por Deus são por Ele instruídos, corrigidos, protegidos e preservados. Eles nunca serão lançados fora, nunca se tornaram bastardos, pois foram feitos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo (Romanos 8:17).

Fomos adotados por Deus, mas nossa adoção alcançará sua plenitude quando também recebermos plenamente nossa herança em Cristo, no grande dia de sua vinda. Nossos corpos serão redimidos e reinaremos com Ele sobre toda a criação restaurada.

6 comentários em “O Que Significa Ser Adotado Por Deus?”

  1. * obrigado a paz do Senhor!!..??Jesus Cristo? boa noite mais uma lição estilo de adoração ?ao todo poderoso ao Deus!? mais uma apred:.. agradeço a EBD buscando ?conhecimento como diz o profeta Isaías ?buscando entendimento como diz o profeta Oseias buscando a salvação ❤de ser um filho adotado pelo um pai Aba Pai !:quer o Deus o criador do universo; ?como de João Batista somos filhos e herdeiros e temos o DNA ?da realeza do rei que corre sobre as nossas veias o sangue ❤de Jesus Cristo ?!:eu agradeço pelo conhecimento ?entendimento e a salvação que o Cristo!: ?que nós pregamos é o que morreu na cruz ;?para nos salvar ?redimir a regeneração de uma dotação e a Regeneração de uma ressurreição amém amém!!.

  2. Graça e paz queridos irmãos. Exelente matéria esta que foi abordada , para o crescimento espiritual dos nascidos em Cristo Jesus , nos mostrando claramente o significado dos textos que foram abordados , para mim mais um aprendizado bíblico muito obrigado , que o Espírito Santo continue derramando conhecimento em sua vida . Paz. Daniel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close