O Que é o Arrebatamento da Igreja? Quando e Como Será o Arrebatamento?

O arrebatamento da Igreja será o grande momento em que o Senhor Jesus virá buscar o seu povo fiel aqui na terra. Nesse momento aqueles que morreram em Cristo serão ressuscitados, e todos os redimidos que ainda estiverem vivos serão transformados e glorificados.

A palavra “arrebatamento” é derivada da palavra utilizada na tradução latina da Bíblia, a Vulgata, para traduzir o verbo grego harpazo, que significa “pegar”, “agarrar”, “elevar” ou “levar pela força”, no texto de 1 Tessalonicenses 4:17. Assim, nas traduções da Bíblia em português o grego harpagesometha, “elevados”, é traduzido como “arrebatados”.

A doutrina sobre o arrebatamento da Igreja é de suma importância para todos nós, pois todo cristão verdadeiro deve aguardar e desejar ansiosamente por esse dia. A seguir, saberemos um pouco mais sobre o que é e como será o arrebatamento.

Quando será o arrebatamento?

A Bíblia não informa uma data exata sobre quando será o arrebatamento, mas ela afirma que o dia do arrebatamento já está determinado e só Deus o conhece (Marcos 13:32).

Sem tratar exatamente de datas, os cristãos se posicionam de maneiras diferentes com relação ao período em que o arrebatamento acontecerá. Basicamente existem três interpretações principais sobre esse assunto:

  1. Pré-Tribulacionismo: essa linha de interpretação defende que o arrebatamento será antes da grande tribulação, exatamente para livrar a Igreja do grande sofrimento que ocorrerá na terra. Quem adota essa interpretação geralmente faz uma distinção completa entre Israel e Igreja, defendendo que a grande tribulação será apenas para Israel, e, portanto, a Igreja de Cristo deverá ser retirada da terra.
  2. Meso-Tribulacionismo: essa interpretação ensina que a Igreja será arrebatada durante a grande tribulação. Segundo essa posição, os primeiros anos da grande tribulação serão de paz e prosperidade mundial, mas de repente essa falsa paz será quebrada e o Anticristo revelará toda a sua perversidade, e é então que ocorrerá o arrebatamento da Igreja.
  3. Pós-Tribulacionismo: essa interpretação defende que o arrebatamento da Igreja acontecerá depois da grande tribulação. Durante esse período a Igreja será duramente perseguida, pois Satanás e seus agentes tentarão a todo custo eliminar a pregação do Evangelho, até que então Cristo surgirá nas nuvens para buscar o seu povo e trazer grande juízo sobre os ímpios.

Saiba mais sobre as diferenças entre o Pré-Tribulacionismo, Meso-Tribulacionismo e Pós-Tribulacionismo.

Durante a maior parte da História da Igreja não houve nenhum debate realmente significativo à ocasião do arrebatamento em relação a grande tribulação. De forma geral os cristãos concordavam que o arrebatamento da Igreja aconteceria depois da grande tribulação, ou seja, a posição mais tradicional dentro do Cristianismo é o Pós-Tribulacionismo.

Todavia, na atualidade esse cenário mudou, e a maioria dos cristãos denomina-se pré-tribulacionista, embora a maioria nem mesmo saiba por quê. Apesar de os defensores do Pré-Tribulacionismo se esforçarem para tentar recuar seus ensinos ao período e à posição dos pais da Igreja, oficialmente esse tipo de interpretação ganhou força apenas no século 18, e a partir daí foi amplamente divulgada.

Para entender melhor essa questão, saiba mais sobre se a Igreja passará pela grande tribulação e se o arrebatamento será secreto.

Receber Estudos da Bíblia

Como será o arrebatamento?

Na Bíblia encontramos alguns detalhes importantes sobre como será o arrebatamento da Igreja. É claro que dependendo da interpretação escatológica adotada, haverá diferenças no entendimento acerca de como se dará esse momento.

Deixando essas discussões de lado, a Bíblia diz que o arrebatamento da Igreja acontecerá repentinamente. Isso não significa que ele será secreto, nem mesmo que ele não será precedido por sinais específicos que a Bíblia claramente afirma que irão acontecer, como a proclamação do Evangelho em todo o mundo, a tribulação, a intensificação de desastres naturais, guerras, pestes, a grande apostasia e o surgimento do Anticristo (Mateus 24; Marcos 13; 2 Tessalonicenses 2).

Quando a Bíblia diz que o arrebatamento da Igreja será repentino, ela está se referindo ao fato de que a volta de Jesus será como um relâmpago que sai do oriente e vai ao ocidente (Mateus 24:27). É por isso que o apóstolo Pedro escreve que o dia do da volta do Senhor virá como ladrão (2 Pedro 3:10).

Todavia, é importante entender que os verdadeiros seguidores de Cristo não serão surpreendidos, ou seja, o arrebatamento da Igreja será repentino, mas só pegará de surpresa os incrédulos. Por isso que ele será repentino, mas ao mesmo tempo esperado pelos fieis.

Portanto, o arrebatamento da Igreja será um momento de grande alegria para os salvos e de terrível pavor para os ímpios. Os incrédulos serão surpreendidos por uma repentina destruição que virá sobre eles.

A Bíblia também diz que o arrebatamento da Igreja será um evento visível e glorioso, e o nosso Senhor virá em grande poder e glória nas nuvens (Mateus 24:30; 26:64; Marcos 13:26; Lucas 21:27; Atos 1:11; Hebreus 9:28; Apocalipse 1:7). O apóstolo Paulo escreve dizendo que o momento do arrebatamento da Igreja será tão estrondoso e grandioso, que “dada a ordem, com voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus”, o próprio Senhor Jesus Cristo descerá do céu (1 Tessalonicenses 4:15-18).

Nesse momento, todos os redimidos encontrarão o Senhor nos ares. Os fieis que já morreram serão ressuscitados, os que estiverem vivos também serão transformados e receberão corpos glorificados semelhantes ao de Jesus. Esse será um processo incompreensível ao raciocínio humano, tanto que Paulo descreve esse momento como um mistério que ocorrerá repentinamente como “num abrir e fechar de olhos” (1 Coríntios 15:51,52).

Com tudo, o próprio Jesus em seu sermão escatológico nos exorta a aguardar o maravilhoso dia do arrebatamento da Igreja com muita vigilância e diligencia. A Parábola das Dez Virgens enfatiza claramente esta questão (Mateus 25). Devemos almejar o dia do arrebatamento confortados na certeza de que Deus conduz a História para esse grande momento em que desfrutaremos de nossa salvação em seu sentido mais pleno.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar