A Bíblia Fala Sobre Extraterrestres?

A Bíblia não diz absolutamente nada acerca de extraterrestres. Na verdade nenhum texto bíblico considera a existência de qualquer forma de vida, inteligente ou não, fora da Terra. Além do que há em nosso planeta, a Bíblia apenas afirma a existência de seres espirituais.

Mas é verdade que constantes rumores sobre a possível existência de extraterrestres sempre causam dúvidas em algumas pessoas com relação ao posicionamento bíblico acerca do assunto. Falaremos melhor sobre isso a seguir.

A Bíblia fala de supostos contatos com extraterrestres?

Definitivamente não! Apesar disso, alguns círculos comprometidos em provar a existência de extraterrestres, tentam se valer de certas passagens bíblicas que, segundo eles, indicam a existência de vida fora da Terra. Talvez a passagem bíblica mais utilizada nesse sentido seja a visão do profeta Ezequiel na ocasião de seu chamamento (Ezequiel 1-2).

Os adeptos da ufologia alegam que o profeta teve contato com extraterrestres e registrou tudo em seu livro. Mas é claro que esse tipo de interpretação é errado! Essa interpretação ignora completamente a natureza da Bíblia como sendo a infalível Palavra de Deus; também despreza qualquer fundamento de interpretação do texto bíblico. As regras de uma boa hermenêutica nos ensinam a interpretar os textos bíblicos cada qual em seu estilo literário. Isso significa que devemos identificar quando um texto é histórico, profético, poético etc.

O que de fato o profeta Ezequiel registra foi uma impressionante teofania, isto é, um aparecimento visível de Deus. Então ele descreveu sua visão num texto repleto de linguagem simbólica. Esse tipo de característica é muito comum na literatura profética do Antigo Testamento.

Na visão de Ezequiel, Deus se apresenta como um guerreiro divino em sua carruagem. Nesse contexto aparece também a figura de quatro seres viventes, que provavelmente eram querubins. Portanto, não há nenhuma referência a um suposto contato do profeta com extraterrestres.

Mas é verdade que a maioria das pessoas que defendem a causa da existência de extraterrestres, faz uso dos textos bíblicos a seu próprio gosto. O importante para essas pessoas é fazer encaixar na Bíblia as teorias em que elas acreditam. Por exemplo, há ufólogos que dizem que Enoque e o profeta Elias foram abduzidos ao invés de arrebatados. Outros dizem até que Jesus Cristo teria sido um extraterrestre. Isso deixa claro que o grande problema dessas pessoas não é especular a existência de vida extraterrestre, mas desacreditar da Palavra Deus e desprezar a revelação divina na pessoa de Cristo.

A ciência comprova a existência de vida extraterrestre?

Absolutamente não! Durante décadas a ciência tem buscado evidências de vida extraterrestre, mas nenhum avanço foi feito. Não é raro encontrar aclamados representantes da comunidade científica que realmente consideram nula a possibilidade de realmente existir vida extraterrestre. Isso porque é certo que a existência de vida extraterrestre exigiria uma combinação de fatores e condições muito improvável. Basicamente precisaria existir um ambiente com condições muito similares ao que é encontrado na Terra.

Como sabemos, a maior parte da comunidade cientifica acredita que a origem da vida foi resultado de combinações aleatórias fruto de uma explosão inicial. Por isso muitos estudiosos desse meio não acredita que o raro evento que deu origem à vida na Terra tenha se repetido em outro lugar. Então a comunidade científica sempre fala de vida extraterrestre apenas no campo da especulação.

Receber Estudos da Bíblia

A existência de extraterrestres seria um problema para a Bíblia?

Como já foi dito, a Bíblia realmente não abre nenhum precedente para que alguém discuta a possibilidade de haver vida fora da Terra. Então essa pergunta não faz muito sentido. De qualquer forma, para aqueles que realmente fazem questão de pensar no assunto, alguns pontos básicos podem ser úteis.

Em primeiro lugar, a Bíblia diz que Deus é o soberano criador de todas as coisas. Isso significa que cada molécula e cada milímetro que compõe esse universo foram criados por Ele. Por ser soberano, se Ele quisesse, Ele poderia ter criado vida onde quer que fosse. Saiba mais sobre como foi a criação do mundo segundo a Bíblia.

Mas algumas pessoas perguntam: “E se de repente aparecesse vida extraterrestre? O que faríamos?” Com base no que foi dito acima, se cremos que Deus é o único criador, então a existência de extraterrestres não seria um problema nesse sentido. Ainda que muito improvável, se um dia aparecesse alguma vida extraterrestre, saberíamos que ela também foi criada por Deus.

Em segundo lugar, ao mesmo tempo em que a Bíblia nos apresenta um Deus poderoso e soberano para criar vida no lugar mais improvável do universo, se essa fosse sua vontade, por outro lado ela também apresenta um registro bem organizado acerca da existência das criaturas de Deus, incluindo até mesmo os seres espirituais. Portanto, se vida extraterrestre realmente existisse, dificilmente essa informação teria sido ignorada nos textos bíblicos.

Há quem diga: “Se um dia for provado a existência de vida fora da Terra, então isso significará que a Bíblia está errada”. Mas é claro que esse tipo de pensamento não é verdadeiro. Se isto realmente acontecesse, significaria apenas que a Bíblia não registrou essa informação por ela não ter qualquer relevância dentro da história da redenção e da revelação de Deus para nós.

Além disso, vale lembrar que a Bíblia envolve todo o cosmos quando trata dos eventos que se darão no fim dos tempos. No grande dia do Senhor a estrutura de todo o universo será abalada, e os astros celestes sofrerão grande impacto. Definitivamente os textos bíblicos não restringem esses acontecimentos apenas ao nosso sistema solar (Mateus 24:30, Marcos 13:24-26 e Lucas 21:26,27; 2 Pedro 3:12,13). Isso significa que no suposto caso da existência de vida extraterrestre, essa forma de vida, de alguma maneira, também estaria debaixo dos efeitos do pecado. Saiba mais sobre o que a Bíblia diz sobre o fim dos tempos.

Por último, também não podemos desprezar a realidade da atuação maligna na tentativa de levar as pessoas ao engano. Se Satanás pode se transformar em um anjo de luz para semear a mentira, não seria uma dificuldade para ele se utilizar dessa curiosidade humana na busca de vida extraterrestre para levar as pessoas para um estado ainda mais crônico de incredulidade e engano.

Um cristão pode acreditar em extraterrestres?

Particularmente eu não acredito na existência de vida inteligente fora da Terra. Eu acredito simplesmente naquilo que a Bíblia revela; e a Bíblia diz que Deus criou o homem e os seres espirituais dotados de inteligência e responsabilidade moral. Mas, como foi dito, se supostamente um dia ficasse provada a existência de vida fora da Terra, isto não representaria uma crise de fé para mim; eu olharia para essas criaturas como obras das mãos de Deus.

É verdade que existem muitos cristãos que dizem acreditar na existência de vida fora da Terra. Alguns não acreditam necessariamente em vida extraterrestre inteligente, mas acreditam na existência de micro-organismos, bactérias etc. Em todos os casos, especialmente para aqueles cristãos que acreditam em vida extraterrestre inteligente, eles terão que lidar com as dificuldades de acreditar em algo que não está registrado na Bíblia, que também não conta com nenhuma validação cientifica e, muito menos, com alguma evidência real.

2 comentários em “A Bíblia Fala Sobre Extraterrestres?”

  1. Olá
    Eu sou João Marcos
    Tenho me utilizado muito desses estudos e tenho aprendido bastante da palavra de Deus.
    E estou entrando em contato para pedir, sugerir que considerem o caso de ignoram o estudo científico sobre sistema solar.
    Se possível gostaria de ter de vocês um estudo sobre a o terra a criação de Deus, e veja exatamente tudo que a Bíblia descreve sobre a Terra ,se possível.
    Grato!

  2. Eu estou aprendendo muito com os seus estudos. Nunca deixa de postar seus estudos, tem edificado muito a minha vida.
    Eu não sei como que faço a pergunta, mas eu irei fazer aqui mesmo! Os santos da igreja católica merecem adoração? Maria é mesmo mãe de Deus ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close