O Que Significa Cálice na Bíblia?

O cálice aparece na Bíblia em vários textos com diferentes significados. Dependendo do contexto, a palavra “cálice” pode ser empregada tanto no sentido literal quanto figurado. Quando aplicada no sentido literal, a palavra cálice dispensa maiores explicações. Ela se refere obviamente a um tipo de taça, copo, tigela ou qualquer vasilhame apropriado para comportar líquidos.

Quando a palavra “cálice” é aplicada no sentido figurado, aí se faz necessário uma maior investigação do contexto para se entender corretamente seu significado. Por exemplo: o cálice pode representar um tipo de símbolo da vida ou da morte. Dessa forma, ele expressa uma ideia tanto do bem quanto do mal, de bênção ou de maldição.

O significado do cálice no Antigo Testamento

No Antigo Testamento a palavra cálice é utilizada no sentido figurado em muitas passagens. Por causa de sua linguagem poética, o livro de Salmos em várias partes faz uso dessa palavra. O rei Davi fala do cálice como uma metáfora que se refere à vida como uma dádiva de Deus. Por isto ele escreve: “O Senhor é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo da minha sorte” (Salmo 16:5).

Num dos salmos mais conhecidos da Bíblia, Davi também escreve: “Prepara uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda” (Salmo 23:5). Com isto Davi diz que apesar das circunstâncias adversas, as bênçãos do Senhor transbordavam em sua vida. Neste caso, obviamente que o cálice significa as bênçãos de Deus sobre aqueles que são seus.

Mas o mesmo Davi também em outro salmo fala do cálice da ira divina e de seu julgamento sobre os ímpios (Salmo 11:6). Os ímpios compartilham desse cálice, e o tomarão para sua própria destruição (Salmo 75:8). No Salmo 116:13, o salmista fala do “cálice da salvação”, obviamente uma metáfora diretamente oposta ao “cálice da ira de Deus”.

Na literatura profética a figura do cálice também é frequentemente empregada. O profeta Isaías utiliza o cálice como uma imagem do julgamento divino sobre o povo impenitente (Isaías 51:17,22). O profeta Jeremias também fala do cálice do julgamento de Deus (Jeremias 25:15-31). O mesmo também faz o profeta Ezequiel (Ezequiel 23:31-34).

Receber Estudos da Bíblia

O significado do cálice no Novo Testamento

O Novo Testamento também mantém a figura do cálice como um indicativo da ira de Deus. É assim que o cálice aparece na narrativa do livro do Apocalipse. Nele lemos sobre o cálice da indignação da ira de Deus que é derramado sobre os ímpios, os inimigos de Cristo e seu povo. Esse cálice resultará em sua condenação eterna no lago de fogo e enxofre (Apocalipse 14:10,11; 16:19).

Jesus também falou sobre o cálice que Ele teve de tomar para se fazer cumprir os decretos eternos de Deus com relação à redenção. Esse foi o cálice da ira divina que foi derramado sobre Ele por causa do pecado de seu povo que Ele carregou (Mateus 20:22,23; João 18:11).

Mas o cálice amargo que o Pai deu ao Filho, resultou no cálice da Nova Aliança em seu sangue para o perdão dos pecados. Ele tomou o cálice da ira e da justiça divina e expiou o pecado de seu povo. Por causa de sua morte, hoje os redimidos desfrutam de plena comunhão e participam do “cálice da bênção” (cf. 1 Coríntios 10:16).

1 comentário em “O Que Significa Cálice na Bíblia?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close