A Cidade de Nazaré da Galileia na Bíblia

A cidade de Nazaré é o local onde Jesus passou sua infância e juventude. A aldeia de Nazaré é mencionada na Bíblia apenas no Novo Testamento, onde ganha destaque por conta do ministério de Cristo.

No tempo de Jesus, Nazaré não era um lugar importante, tanto que nem o Antigo Testamento, nem o Talmude, nem os livros apócrifos, e nem mesmo o historiador judeu Flávio Josefo, a mencionam. Dessa forma, o Novo Testamento certamente é a referência literária mais antiga sobre essa aldeia.

A localização de Nazaré

A aldeia de Nazaré ficava localizada entre as montanhas da baixa Galiléia, num alto vale que fica cerca de 400 metros acima do nível do mar, ao sul da serra do Líbano. Na atualidade, Nazaré é a moderna En-Nâzirah, e é a maior cidade do distrito norte de Israel.

Devido a sua localização privilegiada, sua vista é impressionante, e sua região é considerada uma das mais belas. Com base em escavações arqueológicas, acredita-se que a antiga Nazaré dos tempos bíblicos se concentrava um pouco mais acima na colina ocidental em a moderna cidade de Nazaré.

A cidade de Nazaré ficava a uma distância de aproximadamente 135 quilômetros de Jerusalém, a depender da rota. Quando Maria e José partiram de Nazaré para Belém por conta do alistamento no censo organizado pelo imperador romano, eles viajaram cerca de 140 quilômetros. Lembrando que nesse período Maria já estava grávida.

Nazaré também ficava próxima de diversas rotas comerciais da época de Jesus, mas sua localização como uma cidade fronteiriça, combinada a péssima reputação moral e religiosa de sua população, resultava em certa indiferença e até zombaria por parte dos judeus.

Antes do tempo do Novo Testamento, Nazaré ficava completamente fora do foco principal da vida dos israelitas, e até por isso ela não é mencionada antes desse período. A região onde a aldeia de Nazaré estava também ganhou um pouco mais de atenção quando o Império Romano garantiu a segurança de toda aquela área.

O significado do nome da cidade, Nazaré, é incerto, mas alguns estudiosos sugerem que talvez essa palavra seja derivada do aramaico nastsrat, que significa “torre de vigia”. A outra possibilidade, defendida desde pelo menos o século 3 d.C., é a de que esse nome deriva do hebraico netser, que significa “broto”, porém essa interpretação é muito contestada pelos eruditos modernos.

Receber Estudos da Bíblia

Jesus e a cidade de Nazaré

A pequena aldeia de Nazaré era a residência de José e Maria, e, posteriormente, após terem voltado do Egito, também foi o local onde Jesus cresceu (Mateus 2:19-23; Lucas 2:39). Portanto, foi em Nazaré que o anjo Gabriel anunciou o nascimento do Messias a Maria (Lucas 1:26-28).

Jesus passou cerca de 30 anos vivendo em Nazaré (Lucas 2:39-51; 4:16). Foi lá que Ele atingiu a maioridade, ensinou na sinagoga e também experimentou a rejeição por parte do povo (Mateus 13:54; Lucas 4:16).

Apesar de ter nascido em Belém, a identificação de Jesus com Nazaré era tão longa, que ele também foi chamado de Jesus de Nazaré (Lucas 18:37).

1 comentário em “A Cidade de Nazaré da Galileia na Bíblia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close