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Como Vencer o Pecado? O Que é Ter Vitória Sobre o Pecado?

A Bíblia diz que só é possível vencer o pecado quando se está unido a Cristo. Isso significa que sozinho o homem é incapaz de derrotar o pecado, pois sua própria natureza é inclinada ao mal. Neste estudo, conheceremos alguns princípios bíblicos importantes sobre como ter vitória sobre o pecado.

O homem é dominado pelo pecado

Uma verdade muita clara nas Escrituras é a de que todos os homens são pecadores. Após a Queda da humanidade quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, o pecado corrompeu a natureza humana de tal forma que desfigurou a imagem de Deus no homem. Assim, o homem, em todos os sentidos, tornou-se inclinado ao mal.

Isso significa que por si mesmo o homem não consegue amar e desejar aquilo que é agradável a Deus, ao contrário, seu prazer está em transgredir a Lei de Deus e afrontar Sua santidade e justiça. Leia mais sobre o que é o pecado segundo a Bíblia.

Para resolver o problema do pecado, Deus concebeu um plano de redenção ainda na eternidade, onde, pela obra e os méritos de Cristo, o homem pode ser salvo do domínio do mal, e, consequentemente, torna-se apto a vencer o pecado, no sentido de não ser mais dominado por ele.

Essa verdade bíblica também nos revela que só existem dois grupos de pessoas: aqueles que servem como escravos ao pecado, e aqueles que servem a Deus. O primeiro grupo recebe de seu senhor como salário merecido a morte, enquanto que o segundo grupo recebe de seu Senhor como dom, isto é, sem merecimento, a vida eterna (Romanos 6:23). Saiba mais sobre por que o salário do pecado é a morte.

Como ocorre o processo de vitória sobre o pecado?

Algumas pessoas pensam que a partir do momento em que o homem é convertidos a Cristo, instantaneamente ele vence o pecado e deixa de estar sujeito a ele. Mas o problema é que esse não é o verdadeiro ensino bíblico sobre o assunto.

A Bíblia nos mostra que a vitória sobre o pecado precisa ser entendida em três etapas distintas e progressivas, dentro do plano eterno de Deus para a salvação do homem:

  1. O redimido por Cristo primeiramente é liberto da culpa do pecado. Isso significa que ele recebe o perdão de Deus através da justificação que é um ato do próprio Deus onde, pelos méritos de Cristo, é imputada justiça ao pecador e este, agora justificado, é recebido na família de Deus, e sobre ele não pesa mais nenhuma condenação (Romanos 8:1).
  2. Depois ter sido justificado por Deus, o homem fica livre do poder do pecado, e com o auxílio do Espírito Santo ele poderá vencê-lo. Esse estágio é na verdade um processo interminável nessa vida, chamado de santificação.
  3. Por último, chegará o momento em que o redimido ficará completamente e definitivamente liberto da presença do pecado, não estando mais sujeito a ele. Isso ocorrerá na ressurreição, quando o salvo receberá um corpo glorioso semelhante ao de Cristo e jamais estará sujeito ao pecado.

O cristão ainda peca?

Sim, mesmo os verdadeiros seguidores de Cristo ainda pecam, conforme vimos no tópico anterior. Apesar de já ter sido liberto da culpa e do poder do pecado, o cristão ainda está sujeito a ele. Aqui é importante saber que existem dois posicionamentos heréticos sobre esse ponto que precisam ser rejeitados:

1. O primeiro defende que é possível que o cristão alcance um nível de perfeição absoluta frente ao pecado ainda nesta vida através da santificação. Em outras palavras, esse posicionamento entende que é possível o homem purificar completamente sua velha natureza carnal e deixar de pecar.

2. Já o segundo defende que o cristão tem mais é que pecar, já que a salvação não é obtida por obras, mas unicamente pela graça mediante a fé em Jesus Cristo, e, portanto, quando mais pecado mais graça. Essa ideia é chamada de antinomianismo, e desde o tempo apostólico precisou ser combatida dentro da Igreja.

O apóstolo Paulo reprovou esse ensino severamente durante o seu ministério. Ele escreveu que “onde abundou o pecado superabundou a graça“, e imediatamente tratou de garantir que nenhuma interpretação equivocada sobre isso prevalecesse na Igreja, deixando claro que o cristão precisa vencer o pecado em sua vida, isto é, não se conformar com a prática do pecado. (Romanos 5-6).

O apóstolo João também escreveu sobre isso dizendo que “se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós” (1 João 1:10). No entanto, o mesmo apóstolo também escreveu que “qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus” (1 João 3:9). Nesses dois versículos, tanto a ideia de perfeição total quanto a de conformação com o pecado, são rejeitadas.

Então o que significa vencer o pecado?

Vencer o pecado significa que o verdadeiro cristão não vive na prática do pecado, ou seja, ele ainda está sujeito ao pecado, eventualmente peca, mas vence o pecado, pois não está mais sob seu domínio. O pecado não é mais o senhor daquele que foi redimido por Cristo.

Portanto, mesmo ainda possuindo a velha natureza pecaminosa, o cristão genuíno não vive uma vida segundo os padrões do pecado, pois ele está despido do velho homem e vestido do novo homem (Efésios 4:22-24). Logo, o pecado não mais será aquilo que o identifica, ou seja, aquele que está salvo em Cristo Jesus jamais será conhecido pelos adjetivos derivados da prática pecaminosa, como por exemplo, um mentiroso, um enganador, um ladrão, um soberbo, um aproveitador, um adultero, uma pessoa leviana etc.

Ao contrário disso, ele será conhecido por ter uma vida caracterizada pelas virtudes do fruto do Espírito Santo, refletindo em sua conduta o caráter de Cristo. Assim, o cristão verdadeiro que vence o pecado é conhecido por ser diferente, por ser alguém longânimo, bondoso, fiel, temperado etc.

Como vencer o pecado segundo a Bíblia?

Vários textos bíblicos nos ensinam sobre como vencer o pecado. Um dos textos mais conhecidos sobre esse assunto é o capítulo 6 da Epístola de Paulo aos Romanos, onde o apóstolo fala que a vitória sobre o pecado é obtida pela união do cristão a Cristo.

Paulo ensina que é possível vencer o pecado porque estamos mortos para ele. Assim, de maneira alguma viveremos sob seu domínio. Ele também aponta para o batismo em Jesus Cristo como sendo o símbolo dessa verdade, ensinando que morremos e fomos sepultados com Cristo, para que, “como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Romanos 6:1-5).

Essa expressão “novidade de vida” refere-se diretamente a uma vida vitoriosa sobre o pecado, e com base nesse princípio de união com Cristo, o apóstolo explica quais são para as bases essenciais para vencermos o pecado.

  • Precisamos saber que o nosso velho homem foi crucificado com Cristo, para que o corpo do pecado seja desfeito, e para que não sirvamos mais ao pecado (Romanos 6:6).
  • Precisamos entender que se estamos mortos com Cristo, naturalmente estamos justificados do pecado. E se já morremos com Ele, também devemos crer que com Ele viveremos (Romanos 6:7,8).
  • Precisamos ter consciência de que estando já mortos para o pecado, vivemos agora para Deus (Romanos 6:10).
  • Não basta apenas sabermos e entendermos isso, mas também é precisamos nos considerar mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor (Romanos 6:11).
  • Agora precisamos aplicar na prática toda essa verdade, não deixando que o pecado reine em nosso corpo mortal, para que não venhamos a obedecê-lo em suas concupiscências, e nem tampouco apresentar nossos membros para ser seu instrumento, ao contrário, devemos nos oferecer plenamente a Deus, para que nosso corpo sirva como instrumento de justiça (Romanos 6:13).

Com base nesses pontos, podemos claramente entender o que o mesmo apóstolo escreveu aos gálatas: “Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne” (Gálatas 5:16). Paulo também explica que a carne e o Espírito se opõem um ao outro (Gálatas 5:17), de modo que é apenas vivendo e sendo guiados pelo Espírito que poderemos vencer essa batalha.

Implicações práticas de como vencer o pecado

O ensino bíblico com relação à vitória sobre o pecado exposto no tópico anterior, nos leva a algumas considerações práticas, como por exemplo:

  • Saber que o Espírito Santo foi enviado pelo Pai e pelo Filho para ser o nosso auxiliador (João 14), não no sentido de servir como um assistente o qual controlamos, mas de ser Aquele que nos controla completamente (Efésios 5:18-21).
  • Ter uma vida pautada nas Escrituras, pois ela é eficaz para ensinar, repreender, corrigir e educar na justiça (2 Timóteo 3:16). Isso significa que é preciso ler a Bíblia diariamente, se dedicar a estudá-la e interpretá-la para que possamos aplicar os princípios da Palavra de Deus em nossas vidas. Leia mais sobre como estudar a Bíblia corretamente.
  • Ter uma vida de oração, pois a Bíblia nos exorta que nessa verdadeira batalha espiritual contra o pecado, orar em todo tempo é uma arma fundamental (Efésios 6:18).
  • Ter comunhão com Deus, confessando a Ele nossos pecados sabendo que “Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados, e nos purificar de qualquer injustiça” (1 João 1:9). É impossível vencer o pecado sem ter comunhão com Deus, sem viver plenamente a união com Cristo.
  • Resistir às tentações e se desviar do mal. Devemos seguir o exemplo de Jó, que era um homem íntegro e justo, temente a Deus e que se desviava do mal. Se somos guiados pelo Espírito Santo, então podemos sempre ter a certeza de que Ele nunca nos conduzirá em direção ao mal.
  • Contar com o companheirismo de irmãos na fé. A Igreja é o corpo de Cristo, de modo que nossa união uns com os outros, como membros ativos desse corpo, é de suma importância para nossa vida cristã (Romanos 15:14).

Portanto, é através da obra do Espírito Santo que nos conduz a santificação que alcançamos a vitória sobre o pecado. Mesmo que eventualmente, em alguma ocasião, venhamos a cair no pecado, a prática pecaminosa nunca deverá ser aquilo que nos define, pois estamos unidos a Cristo, fomos crucificados com Ele, e agora fomos capacitados a viver em novidade de vida. Sim, pela obra de Cristo, estando nele, é possível vencer o pecado.

Aplicativo de Estudo Bíblico

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