O Que é a Couraça da Justiça?

A couraça da justiça é um dos equipamentos que compõe a armadura de Deus que todo cristão deve usar. A couraça da justiça age diretamente como proteção do coração do crente, que na linguagem bíblica implica na personalidade, consciência e vontade da pessoa. A couraça da justiça deve caracterizar aqueles que foram justificados por Deus em Cristo.

É o apóstolo Paulo quem fala da couraça da justiça como uma metáfora que significa a justiça de Cristo imputada no crente que o conduz a um caráter santo; a uma vida marcada por uma conduta moral reta e completa devoção ao Senhor. Por isso ele diz que os redimidos devem estar vestidos da couraça da justiça (Efésios 6:14).

O que é uma couraça?

A couraça era uma parte fundamental da indumentária de um soldado na antiguidade (cf. 2 Crônicas 26:14; Neemias 4:16). A Bíblia fala sobre como a couraça era parte da imponente armadura do gigante Golias; e também relata que o rei Saul até vestiu Davi com sua couraça, mas ele a dispensou (1 Samuel 17:5-38).

Nos tempos do apóstolo Paulo, os legionários romanos usavam uma couraça que cobria o corpo do pescoço até pouco abaixo da cintura. A couraça era feita de placas de metal; ela vestia o soldado de forma a protegê-lo pela frente e pelas costas.

Obviamente a couraça possuía um papel fundamental na armadura de um soldado da infantaria. Numa guerra em que se lutava com espadas, flechas e outras armas de metais e madeira, a couraça protegia membros vitais do corpo humano, sobretudo o coração. Seu papel era dificultar ao máximo que um oponente conseguisse ferir um soldado mortalmente.

O significado da couraça da justiça

Alguns estudiosos discutem sobre qual deve ser o significado correto da metáfora da couraça da justiça; mais precisamente sobre em que sentido o apóstolo Paulo fala da justiça. Estaria ele falando da justiça imputada ou da justiça comunicada?

Em outras palavras, a couraça da justiça diz respeito à justiça de Cristo imputada por Deus e recebida pelo crente por meio da fé? Ou será que ao falar na couraça da justiça Paulo tinha em mente as obras de justiça feitas pelos santos por causa da justiça que Deus lhes comunica através do poder do Espírito Santo?

A questão é que embora possam ser distinguidas, a justiça imputada e a justiça comunicada são inseparáveis na vida do salvo. Aquele a quem a justiça de Cristo é imputada, necessariamente deverá viver uma nova vida caracterizada pela retidão refletida numa conduta justa. Então talvez seja desnecessário tentar fazer uma distinção aguda entre uma e outra.

Como diz W. W. Wiersbe, podemos falar da couraça da justiça como simbolizando tanto a justificação do cristão em Cristo quanto sua vida justa no Senhor (2 Coríntios 5:21; Efésios 4:24). Sim, é a justiça de Cristo que lança por terra qualquer acusação de Satanás contra o crente. Mas o cristão justificado por Deus em Cristo deve acompanhar essa posição justificada com a prática da justiça diária. Ele deve viver uma vida digna da vocação com que foi chamado (Efésios 4:1).

Receber Estudos da Bíblia

A importância da couraça da justiça

Todos os crentes estão envolvidos numa grande batalha espiritual. Essa batalha não é travada contra meros seres humanos. A Bíblia diz que nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os principados e potestades; contra os governantes deste mundo tenebroso; contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12).

Nesse contexto, o apóstolo Paulo fala das astutas ciladas do diabo. Isso significa que Satanás é um adversário inteligente; ele emprega métodos bem definidos na tentativa de ferir o povo de Deus (Efésios 6:11). Então é imprescindível o uso da couraça da justiça; bem como de todo equipamento que compõe a armadura espiritual providenciada por Deus aos crentes.

Tratando especificamente da couraça da justiça, vimos que se por um lado podemos falar da justiça de Cristo imputada no redimido, por outro devemos falar sobre como o crente deve andar em justiça. Não há outro padrão aceitável de vida para o genuíno seguidor de Cristo se não a justiça.

A justiça de Cristo é o que dá ao cristão o conforto de que agora ele não está mais debaixo de nenhuma condenação (Romanos 8:1). Mas também é andando na justiça, vivendo pelo Espírito Santo de Deus, que o crente não dá ocasião aos ataques de Satanás.

Por isso o apóstolo Paulo enfatiza o padrão ético da justiça que deve caracterizar o crente (Efésios 4:24; 5:9). Escrevendo aos coríntios, o mesmo apóstolo fala das armas da justiça que devem estar na mão direita e na mão esquerda; significando que por todos os lados o salvo deve estar preparado a resistir aos ataques que lhe sobrevém.

Além disso, o profeta Isaías fala do próprio Deus vestido de justiça, como de uma couraça (Isaías 59:17). Então realmente é esperado que o servo de Deus esteja vestido com a couraça da justiça.

2 comentários em “O Que é a Couraça da Justiça?”

  1. O mundo de hoje vive distraído com seus afazeres, preocupacōes, diversão e prazeres diversos, vivendo a procura da felicidade de maneira física mas a felicidade espiritual está desprezada, está no esquecimento…
    A vida espiritual é primeiro pois dela surgiu o natural ou físico e assim sendo para encontrar a felicidade tão sonhada, plena só na presença de Deus pois Dele provém todas as coisas de forma eterna e não de forma passageira como a natureza humana vive.
    Deus deixou nas escrituras que fez o homem a sua imagem e semelhança, Ele é espírito e então antes de tudo somos espírito. Procuremos a felicidade espiritual e acharemos a física em sua forma plena como é sonhada por todos os seres humanos. Glória a Deus por sua Sabedoria…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close